Cote um seguro de vida online!

Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!

O seguro de vida para estagiário é algo essencial para que o estudante possa exercer uma atividade profissional conforme determina a lei.

Os estudantes, para concluir seus cursos, muitas vezes precisam passar por um estágio obrigatório ou opcional para adquirir conhecimento. Para que possam fazer as atividades terão de contar com um seguro de vida para estagiário.

Além de entregar toda a documentação que comprove os estudos e ter as habilidades, existem outras exigências.

O estudante precisa estar protegido durante o trabalho, afinal, ele precisa de tranquilidade para ser um bom profissional.

Como funciona e como contratar um seguro de vida para estagiário
Imagem: Getty Images

Como funciona o seguro de vida para estagiário?

Ser estágio é algo bastante comum no mercado de trabalho, mas segue uma legislação. A Lei do Estágio 11.788/2008, determina quais são as obrigações dos estudantes, instituições e empresas contratantes.

De forma resumida, quando o estágio é obrigatório, a instituição de ensino deve oferecer o seguro de vida, no caso do estágio opcional é o contratante que deve proporcionar essa proteção.

Isso quer dizer que no contrato de estágio deve estar inclusa a apólice do seguro, pois não se trata de algo opcional. Já em relação aos valores cobertos não existe nenhuma definição, ficando livre para o contratante escolher.

Quais as coberturas do seguro para estagiário?

Pela lei, o seguro de vida para estagiário deve garantir algumas coberturas obrigatórias. Essas são restritas a morte acidental ou invalidez total ou permanente por acidente devendo ser cobertas 24 horas por dia.

Ao comparar com outras opções do mercado, o seguro para estagiário pode ser equiparado com o seguro de acidentes pessoais.

Apesar da legislação exigir apenas essas coberturas citadas, o empregador pode incluir outras conforme seus critérios. É bastante comum o estagiário contar com outras opções como despesas médicas decorrentes de acidentes e até mesmo morte natural.

Entretanto, as coberturas extras devem ficar claro que não são obrigatórias por lei, mas uma concessão do contratante.

Qual a diferença de um seguro para estagiários de um seguro de vida?

Conhecendo as coberturas podemos dizer que um seguro de vida para estagiário pode ser comparado com um seguro de acidentes pessoais bastante simples. Na verdade, as exigências legais fazem com que ele seja uma das opções mais simples do mercado.

Já o seguro de vida, costuma cobrir eventos decorrentes de acidentes e desastres naturais. Isso quer dizer que a morte natural consta nesse tipo de apólice como sendo uma cobertura básica.

Além disso, o seguro de vida pode oferecer muitas outras coberturas adicionais, como as de viagem, despesas médicas, incapacidade temporária, doença grave e outros.

É claro que não podemos esquecer dos valores. Para um estagiário, o seguro de vida costuma ter um preço bem mais acessível.

Quanto custa o seguro de estagiário?

Os valores podem variar conforme o que está sendo oferecido e a seguradora que oferta o produto.

familia reunida na cozinha, pai, mãe e duas filhas
Sua paz de espírito é valiosa. Cote já o seu seguro de vida e invista em um futuro seguro.

Existem opções que podem ter preços a partir de R$ 10 mensais e são bastante acessíveis. Elas costumam ser as mais simples e com indenizações de valores mais baixos.

Quanto maior o valor da indenização paga em caso de acidente, o preço da apólice tende a aumentar. Outro fator que também interfere são as coberturas oferecidas, pois, como já dito, essas podem ser ampliadas.

As empresas devem definir qual produto será contratado, lembrando que a responsabilidade da quitação integral desse serviço é da contratante do estagiário.

Por que contratar um seguro para estagiário?

A contratação do seguro de vida para estagiário como mencionamos é uma exigência legal, por isso, as empresas precisam cumpri-lo.

Ter um funcionário sem as coberturas legais, pode trazer problemas legais para a organização. Ela não estaria cumprindo com a legislação e seria penalizada com pagamento de multas e outros recursos.

Se não oferecer o que é obrigatório também pode perder o seu estágio, afinal precisa oferecer condições adequadas de trabalho.

Já o estudado conseguirá trabalhar com tranquilidade. Ele sabe que estará amparado se algum acidente vier a acontecer. Sem falar que a empresa passará mais credibilidade e confiança.

Como contratar o seguro?

Para contratar um seguro de vida para estagiário o primeiro passo é escolher uma corretora de confiança que ajudará na escolha do produto.

A seguir é preciso pedir uma cotação para que possa conhecer quais são as opções existentes no mercado. Nesse momento poderá optar apenas pelas coberturas essenciais ou outras opções que sejam mais completas e também atendam a legislação.

Os valores ofertados devem ser comparados com as coberturas para que se possa optar pelo melhor custo-benefício a ser oferecido ao estudante.

Para que se obtenha todas essas informações e tirar suas dúvidas, uma opção é falar com um corretor de seguros. Para isso você pode preencher o nosso formulário e obter propostas que condizem com as necessidades da organização e atendem aos requisitos legais.

Outra vantagem de fazer tudo digitalmente é que o processo é bastante rápido e seguro. Assim, o estagiário poderá ser contratado e estar amparado para começar a atuar o quanto antes.

Avalie este post

Quer saber mais? Veja Também!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *