Cote o seu seguro auto online!
Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!
O seguro para carros com molas esportivas para alguns é algo que não existe, para outros é caro. Veja se é possível contratar esse tipo de proteção para o seu veículo e o que precisa saber sobre ela.
A estética do carro é muito importante para alguns motoristas e para ter um veículo único eles acabam optando por modificações. Ao fazer isso acaba surgindo a dúvida se existe seguro para carros com molas esportivas.
Há quem diga que é possível fazer um seguro para carros modificados e rebaixados, já outros dizem ser impossível. Veja o que é verdade e como funciona esse mercado.
O que são as molas esportivas?
Os carros saem de fábrica com configurações e peças específicas, porém, existe a possibilidade de fazer modificações para incluir outros componentes.
As molas esportivas são aquelas que não são originais do fabricante e costumam deixar o veículo mais baixo, algo em torno de 4 centímetros.
O problema é que essa mudança pode fazer com que a aceleração, frenagem e estabilidade do carro sofram impactos, em alguns casos não o deixando tão seguro.
O fato de usar mola esportiva não quer dizer que o carro esteja irregular, desde 2008 o Detran permite algumas alterações.
É claro que isso precisa ser autorizado, feito em uma oficina credenciada e inspecionado por algum órgão credenciado.
Por que as seguradoras resistem às molas esportivas?
Existe uma grande resistência por parte das seguradoras em aceitarem veículos modificados e isso ocorre por conta dos riscos e custos.
Um carro que passou por alterações, mesmo que essas tenham sido regularizadas apresenta um risco maior. A segurança pode ter sido comprometida, como já dito, a estabilidade e frenagem são impactadas.
Segurança em risco é sinal de maiores chances de ocorrer um sinistro, por exemplo, por colisão já que o carro não responde tão bem.
Outro ponto é em relação aos custos. As molas esportivas possuem um valor muito maior do que as molas que vem de fábrica.
Se ocorrer algum problema e a seguradora precisar trocar as peças o custo será muito mais alto.
Por fim, o seguro para carros com molas esportivas costuma ser recusado pela dificuldade de encontrar peças de reposição.
Além do alto valor elas não são encontradas em qualquer oficina, muitas vezes precisam ser encomendadas e o tempo de entrega pode demorar.
É possível fazer seguro para carros com molas esportivas?
Existe uma grande resistência por parte das seguradoras em oferecer a cobertura para veículos que passaram por modificações, mas, não é impossível.
Algumas poucas seguradoras acabam aceitando esse carros, depois de ser feita a inspeção e em alguns casos adicionadas algumas cláusulas específicas no contrato, como o uso de peças não padrão de fábrica.
Se o seguro para carros com molas esportivas for feito, significa que em caso de sinistro a seguradora indenizará os danos.
O problema é que alguns motoristas tentam burlar o seguro. Contratam o serviço com o carro no padrão de fábrica e fazem a modificação após assinar o contrato.
Quando isso ocorre a seguradora não fica ciente das mudanças e se ocorrer um sinistro é possível que o segurado não receba a indenização.
Isso acontece porque é preciso informar qualquer modificação que seja feita já que o objeto segurado já não será mais o mesmo.
Cote o seu seguro auto online!
Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!
Para quem já possui um seguro e quer transformar o veículo, é necessário falar com a seguradora antes para garantir que a cobertura não será perdida.
O seguro auto será mais caro para veículos com modificação?
Já sabe que é possível fazer o seguro para carros com molas esportivas em poucas seguradoras, mas que essa não será uma tarefa fácil.
Depois de encontrar uma seguradora é preciso preparar o bolso, já que ter esse tipo de proteção possivelmente será bem mais caro.
Lembra que falamos sobre os riscos maiores de ocorrer um acidente devido às mudanças e as molas serem bem mais caras que as de fábrica?
Esses custos serão repassados para o segurado, já que a empresa seguradora está assumindo o risco de alguma maneira irá cobrar por ele.
É nesse ponto que começam os questionamentos se vale a pena fazer as modificações no carro e contratar um seguro. O preço pode ficar bastante elevado, o que desencorajaria algumas pessoas e contratar essa proteção.
Além disso, é possível fazer uma simulação antes de fazer a adesão ao seguro e se encontrar mais de uma seguradora comparar os preços.
Vale lembrar que quem modifica o carro paga caro para fazer as mudanças, então ter um seguro para carros com molas esportivas pode ser uma maneira de compensar esse investimento e ficar protegido.
A dificuldade só será achar uma seguradora que aceite o veículo.
Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878
Nenhum comentário