Cote um seguro de vida online!

Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!

Quem contrata um seguro de vida, muitas vezes o faz na esperança de nunca precisar usá-lo. Mas se, infelizmente, o pior acontecer, você saberá como receber o seguro de vida por morte? Acompanhe!

Quando algo tão triste quanto a morte acontece, é natural que todos à volta fiquem sem saber como reagir. Algo que pode tornar as coisas menos pesadas é ter um plano e saber como agir nessa situação.

Ao perder um ente querido, alguns procedimentos devem ser executados, entre eles, é preciso que os herdeiros deem entrada no seguro de vida do falecido. Entenda agora como fazer essa solicitação.

Como receber o seguro de vida por morte?
Imagem: Getty Images

Quem pode acionar o seguro de vida?

Mesmo nos casos mais simples, o seguro de vida garante uma indenização em caso de morte do segurado aos seus herdeiros ou beneficiários.

Ao efetuar a contratação de um seguro de vida, o segurado escolherá uma ou mais pessoas (ou em alguns casos, instituições) que serão beneficiadas. Qualquer pessoa pode ser escolhida como beneficiária, sem a necessidade de comprovar parentesco.

Incluindo mais de uma pessoa na apólice, o próprio segurado poderá determinar quanto cada beneficiário irá receber.

Caso o segurado decida não indicar nenhum beneficiário, essa escolha será feita de acordo com as normas do Código Civil, sendo metade do valor para o cônjuge (desde que não estejam separados judicialmente), e o restante será dividido entre os dependentes (herdeiros legais).

Caso não haja filhos, o seguro será pago aos pais. Se o segurado não tiver pais ou filhos vivos, o seguro será pago a quem puder comprovar a dependência financeira do falecido.

Dessa forma, entendemos que o responsável por comunicar o sinistro e solicitar o pagamento da indenização deverá ser o beneficiário, eleito pelo segurado ao assinar o contrato de seguro.

Como acionar o seguro de vida?

Uma das coisas mais importantes ao contratar um seguro de vida, e que muitas vezes acaba sendo esquecido, é comunicar aos beneficiários sobre a existência dele. Além disso, é necessário informar a pessoa escolhida sobre como receber o seguro de vida por morte.

Deixar com os beneficiários uma cópia da apólice, ou informá-los sobre onde podem encontrá-la, pode ser de muita ajuda no futuro, quando for necessário acionar o seguro.

Na hora de solicitar o pagamento da indenização, a primeira medida é comunicar a seguradora. Essa comunicação se dá por meio do aviso de sinistro, onde é necessário o preenchimento de um formulário.

O prazo para o pagamento da indenização costuma ficar entre 5 e 30 dias úteis, contados a partir do aviso de sinistro. Uma dica para acelerar esse processo é ter toda a documentação necessária em mãos ao contatar a seguradora.

Caso falte algum documento, ou haja a solicitação de mais alguma coisa, esse prazo pode exceder os 30 dias.

Morte natural

A modalidade mais básica de um seguro de vida, oferece cobertura em caso de morte natural. Nessa descrição estão inclusos os casos de morte por idade avançada ou por doenças. Em casos assim, para registrar a abertura de sinistro é preciso informar a seguradora e enviar os documentos que comprovem a morte.

É solicitado a cópia da certidão de óbito, bem como dos documentos dos beneficiários. Em alguns casos, pode ser solicitado um laudo, relatando as causas da morte onde constam a assinatura e o carimbo de um médico.

familia reunida na cozinha, pai, mãe e duas filhas
Sua paz de espírito é valiosa. Cote já o seu seguro de vida e invista em um futuro seguro.

Morte acidental

Diferente da morte natural, esse óbito ocorre em decorrência de um evento exterior, como um acidente de carro ou um tiroteio, por exemplo.

Em casos de morte acidental, ao abrir o sinistro, além da certidão de óbito de dos documentos de identificação, é necessário fornecer o boletim de ocorrência e o laudo de necrópsia do IML (Instituto Médico Legal).

O seguro de vida pode ser negado?

Em alguns casos, mesmo fornecendo os documentos necessários é possível ter o pagamento do seguro negado.

O que motiva essa negativa pode ser algumas das situações elencadas abaixo:

  • Carência;
  • Risco não coberto ou agravado;
  • Doença pré-existente;
  • Problemas com os documentos enviados;
  • Falta de pagamento das parcelas do seguro;
  • Prescrição do seguro.

Ao se ver nessa situação, os beneficiários podem recorrer judicialmente dessa decisão.

Como receber o seguro de vida por morte?

Uma das maneiras de evitar problemas futuros, é conhecer bem a seguradora e o plano contratado. Se dedique a leitura da apólice de seguros, pesquise suas cláusulas, pergunte ao corretor sobre todas as suas dúvidas, entenda como receber o seguro de vida por morte.

Vale lembrar que apesar de não ser cobrado imposto sobre a indenização, os beneficiários devem declarar à Receita Federal o recebimento dessa quantia.

O processo de abertura de sinistro e o seu desfecho – o pagamento da indenização- ocorrem de forma simples e rápida, pois o pagamento do seguro não está vinculado ao andamento do inventário.

O pagamento da indenização acontecerá da forma que foi descrito no contrato, podendo ser um único pagamento, ou como renda mensal.

Avalie este post

Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878

Quer saber mais? Veja Também!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *