Cote um seguro de vida online!

Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!

Qual é a melhor maneira de consultar um seguro de vida? Descubra agora se é possível consultar seguro de vida pelo  CPF!

A morte de um familiar é um momento doloroso, e que muitas vezes traz implicações financeiras.

A existência de um seguro de vida, nesse momento, é um alívio para parte das preocupações que geralmente permeiam este momento. Mas como fazer se o falecido não informou quem seria o beneficiário da sua apólice?

Esquecer a contratação de algo importante como um seguro, pode parecer difícil, mas acontece. Além disso, existem casos onde os segurados preferiram não falar sobre o seguro com os beneficiários.

É possível consultar seguro de vida pelo CPF?
Imagem: Getty Images

Consultar seguro de vida pelo CPF

Por razões variadas, algumas vezes uma pessoa esquece de compartilhar a aquisição do seguro, por conta de um lapso como este, é possível que o beneficiário nem mesmo saiba sobre a existência da apólice.

Em situações como estas, a pessoa que acredita que pode ser a beneficiária, tem meios de confirmar a informação. Para tanto, a possibilidade de consultar seguro de vida pelo CPF é uma ajuda valiosa.

Por meio do site da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), é possível realizar essa conferência.

É importante lembrar que para conseguir realizar essa conferência, a pessoa que deseja fazer a busca precisa informar certos detalhes, como o número e a data de emissão da apólice de seguros.

Para realizar a consulta, ao acessar o site, é preciso digitar na barra de pesquisa do site a por “apólice de seguro garantia”. O primeiro resultado exibido irá direcionar o usuário para a área de consulta.

Nesta página, a pessoa precisará clicar em INICIAR, e logo em seguida, fornecer as informações pedidas.

Será preciso informar então, o código da apólice, composto pelos 5 dígitos da seguradora (na SUSEP), o ano de emissão, a sucursal, o número da operação para seguro de vida, , o número do ramo de operação relacionada a esse seguro, e por fim, o endosso (se houver um).

As próximas informações pedidas são o CPF ou CNPJ do segurado e o código de controle (se existir um).

Após o preenchimento correto dessas informações, o site exibirá os detalhes sobre o seguro consultado, entre eles, quem é o beneficiário listado.

Outras formas de consulta

Consultar seguro de vida pelo CPF no site da SUSEP é útil, porém esta não é  a única maneira de colher as respostas necessárias. Existem outros caminhos:

●    Apólice

Para realizar a consulta por meio da apólice é necessário primeiramente entrar em contato com a operadora do seguro.

Com a apólice em mãos a pessoa contatar a seguradora. Após a confirmação de dados essenciais, como o CPF do segurado, a empresa pode revelar quem foi indicado como beneficiário daquele contrato.

familia reunida na cozinha, pai, mãe e duas filhas
Sua paz de espírito é valiosa. Cote já o seu seguro de vida e invista em um futuro seguro.

Assim que todos os detalhes tiverem sido conferidos, o beneficiário poderá acionar a seguradora para dar início ao processo de pagamento da indenização.

E se não houver nenhum beneficiário indicado na apólice?

O que fazer se após consultar seguro de vida pelo CPF, descobrir que o segurado não indicou ninguém em sua apólice?

Em casos assim, o seguro será pago de acordo com a lei. No código civil brasileiro, no art. 792 diz que nessas situações, o valor correspondente a indenização será pago ao cônjuge e aos dependentes, da seguinte forma:

  • 50% ao cônjuge (que não esteja legalmente separado do segurado), ou companheiro em união estável (a união deve ser comprovada);
  • 50% será dividido entre os filhos.

Se o falecido não tiver cônjuge, ou filhos, o seguro será destinado aos colaterais, parentes como irmãos, tios, sobrinhos e primos.

Se não houver parentes vivos, uma outra opção é que o seguro seja pago a quem comprovar que a morte do segurado causou impacto em seu meios de vida, como por exemplo, no caso de amigos que moravam juntos dividindo as despesas..

Em última instância, caso ninguém se apresente, o valor será pago à União.

Avalie este post

Quer saber mais? Veja Também!

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Mauricio gomes says:

    Oi sou o Maurício gomes já tenho meu seguro vida previdência

  • Mauricio gomes says:

    Oi sou o Maurício gomes já tenho meu seguro de vida e como um jogo pela banco da caixa serve como jogo feito pelo caixa ecomica gostei muito

  • José Carlos Brune jacinto says:

    Gostaria de saber sobre meu seguro Icatu do Sicredi

    • Augusta Miranda says:

      Olá, José!
      Por favor, entre em contato com a sua seguradora ou o seu corretor de seguros para tirar suas dúvidas.
      A Smartia é um site de cotação, que tem parcerias com seguradoras. Nós somos responsáveis somente pelo formulário de cotação.
      Atenciosamente,
      Equipe Smartia