10 melhores seguradoras do Brasil em 2022

As melhores seguradoras do Brasil em 2022 devem ser as mais procuradas. Saiba quais se destacam e o que fizeram para conseguirem essa posição.

As melhores seguradoras do Brasil em 2022 se destacam por diferentes fatores. Elas costumam ser bem avaliadas pelos consumidores e também por órgãos que regulamentam o setor.

Escolher uma que atenda às necessidades pode ser uma tarefa trabalhosa. Afinal, é preciso conferir os serviços e demais benefícios oferecidos.

Para te ajudar, fizemos uma pesquisa para saber quais são as seguradoras que merecem destaque.

10 melhores seguradoras do Brasil em 2022

Imagem: Getty Images

10 melhores seguradoras do Brasil em 2022

1- AIG

A primeira seguradora que aparece na nossa lista é a AIG. Na pesquisa que fizemos ela foi a que obteve a maior nota no site Reclame Aqui, sendo de 9,1. Foi a única que conseguiu a classificação RA1000, a maior utilizada pela plataforma e concedida apenas às empresas que atingem a excelência.

Todos os indicadores são acima dos 91% como reclamações respondidas, índice de solução e pessoas que voltariam a fazer negócio.

No site Consumidores.gov.br, a AIG também surpreendeu e ficou com a nota mais alta de todas as seguradoras que pesquisamos. Recebeu a nota 3,63, o que fez com que ficasse acima da média, já que a avaliação vai de 0 a 5.

Já na SUSEP, seu indicador não é tão bom, possui um índice de 0,22 de reclamações, o que é bastante elevado e um dos mais altos.

AIG

2- Suhai

Na segunda posição temos a Suhai, que também recebeu uma nota que pode ser considerada alta – 8,6 – e a classificação “Ótimo” no Reclame Aqui. Os demais indicadores também são satisfatórios e a nota do consumidor fica acima de 8.

No site Consumidores.gov.br, ela quase ficou na média, recebeu a nota 2,49. Na SUSEP, o percentual de 0,24 é bem preocupante porque esse é o segundo mais alto dentre as seguradoras que avaliamos para a nossa pesquisa.

Suhai

3- Cardif

A Cardif, no site Reclame Aqui, possui um número bastante alto de reclamações: 728. Apesar disso, parece que ela consegue lidar muito bem com as situações, já que todas elas foram respondidas e 89,6% delas solucionadas.

Os bons indicadores fazem com que ela consiga receber a nota 8,1, a classificação “Ótimo” e o 3º lugar entre as melhores seguradoras do Brasil em 2022.

Na SUSEP, possui indicador de 0,18, um pouco acima da maioria das seguradoras que foram pesquisadas. Isso não é um bom indicativo.

No Consumidores.gov.br, teve a nota 2,81 que está acima da média, e também a 3ª maior entre as empresas da nossa pesquisa.

Cardif

4- Zurich

Em 4º lugar aparece a Zurich, mas foi por muito pouco, já que ela obteve nota 8,0 no site Reclame Aqui, a mesma nota que a próxima seguradora recebeu. Só que no critério de desempate, ela conseguiu levar a melhor, já que 67% dos clientes informaram que voltariam a fazer negócio com ela.

No Consumidores.gov.br também se deu melhor com 2,48, quase atingindo a média trabalhada pelo site. Na SUSEP, o mesmo bom desempenho foi mantido, com 0,06, um dos menores percentuais de reclamações que encontramos.

Zurich

5- Sompo Seguros

A Sompo aparece na sequência, como mencionamos com a mesma nota de 8,0 no Reclame Aqui. Se por um lado ela perdeu em relação aos consumidores que voltariam a fazer negócio, tem a seu favor um menor número de reclamações registradas.

Apesar dessa boa nota, nem tudo está a favor da empresa. Ela reúne 1757 reclamações na plataforma, o que é bastante alto. No Consumidores.gov.br, foi a que teve o pior desempenho, recebeu a avaliação 2,02.

Já na SUSEP não teve destaque positivo ou negativo, ficou na média com 0,11. Com todos esses números, existem justificativas para ficar abaixo da Zurich.

Sompo

6- Mitsui Seguros

Esse é outro caso de empate de nota. Ambas as empresas ficaram com 7,9 no Reclame Aqui. A Mitsui acabou ganhando a melhor classificação porque tem 65,1% dos consumidores que voltariam a fazer negócio.

Das que entraram para a lista das melhores seguradoras do Brasil em 2022, essa foi a primeira a ter classificação “Bom”.

Na SUSEP, com o índice de 0,15 não chega a surpreender, se mantém na média. Já no Consumidores.gov.br, a nota de 2,14 pode ser considerada um pouco baixa, já que outras empresas se posicionaram melhor.

Mitsui

7- Axa Seguros

A Axa aparece na posição também com a nota de 7,9 e 61,5% dos clientes informando que voltariam a fazer negócio. Apesar de não ter sido tão bem sucedida no site do Reclame Aqui, em outras fontes se deu bem.

Na SUSEP, ficou com o índice de 0,2, o que não é motivo de comemoração já que esse é alto e contra ela. Porém, no Consumidores.gov.br ficou bem acima da média e conseguiu 3,13, a 2ª maior nota das seguradoras analisadas.

Axa

8- Sura

A Sura, apesar de não ter muitas reclamações e um índice de solução que chega a quase 90%, não conseguiu uma nota geral tão alta. Para o site Reclame Aqui, merece a avaliação de 7,8, o que condiz com as métricas adotadas por ele.

Quando analisamos os outros canais, essa nota se torna coerente. Na SUSEP, ficou com o indicador de 0,25, o mais alto encontrado entre as seguradoras que pesquisamos. Isso pesa contra ela.

No Consumidores.gov.br não teve uma nota tão ruim, porém, também não atingiu a média. Ele conquista a avaliação de 2,47.

Sura

9- Liberty Seguros

A Liberty é a próxima que aparece na lista das melhores seguradoras do Brasil em 2022 com a nota 7,7 e classificação bom. Para os consumidores do site Reclame Aqui, a avaliação deles é um pouco abaixo da dada pela plataforma sendo de 6,52, mas ainda acima da média.

Já no Consumidores.gov.br, os clientes parecem estar mais exigentes, pois atribuíram a avaliação 2,29, abaixo da média. Na SUSEP, o índice de reclamações é de 0,15.

Liberty

10- HDI Seguros

A última empresa da nossa lista das melhores seguradoras do Brasil em 2022 é a HDI. Ela chega com a nota 7,6 e classificação “Bom” no site Reclame Aqui. Por lá tem outros indicadores a seu favor, como o de reclamações respondidas e situações resolvidas, ambos acima de 85%.

O mesmo não acontece nos demais canais, ela ficou com números altos que não estão a seu favor. Na SUSEP, o indicador foi de 0,19, apesar de não ser o mais alto, também não a favorece.

No Consumidores.gov.br, uma surpresa negativa. De todas as pesquisadas foi a que teve a menor nota, apenas 1,82. Ela ficou bem abaixo da que teve a 2ª pior avaliação.

HDI

Como identificamos as melhores seguradoras do Brasil em 2022

Você deve estar se perguntando, mas como definiram que essas são as melhores seguradoras do Brasil em 2022?

Não foi uma tarefa muito fácil, afinal, existem muitas empresas que atuam no setor. Porém, recentemente fizemos duas pesquisas, uma para conhecer as melhores seguradoras de auto e de seguro viagem.

É possível clicar no link para entender um pouco melhor como cada uma das pesquisas foi feita.

De forma resumida, usamos os dados da pesquisa das melhores seguradoras de 2020 da Sincor SP. Selecionamos as primeiras classificadas e depois pesquisamos a sua avaliação no site Reclame Aqui. Com esses dados fizemos um ranking e definimos as melhores.

Para que pudéssemos ter mais informações e comprar com avaliações de outros canais, fomos além. Consultamos o índice de reclamações da SUSEP, que combina as reclamações feitas contra a seguradora dividido pelo número geral de reclamações.

Além disso, consultamos o site Consumidores.gov.br, e neste existe uma nota para as empresas reclamadas e outros dados relevantes.

Esses dois últimos serviram como uma complementação de dados e não influenciaram no resultado final da nossa lista.

Como tínhamos duas pesquisas diferentes, resolvemos combinar as duas. Selecionamos as 10 primeiras seguradoras da lista, porém, algumas delas aparecem nas duas, então na soma total aparecem um pouco menos do que 20 seguradoras.

As empresas que apareciam nelas eram AIG, SUHAI, CARDIF, SOMPO, ZURICH, ZURICH, MITSUI, AXA, SURA, LIBERTY, HDI, UNIMED, TOKIO MARINE, PORTO SEGURO, CAIXA SEGUROS, SULAMÉRICA e BANCO DO BRASIL/CICLIC.

Com as 16 seguradoras que mais se destacaram, fizemos um novo levantamento. Nesse caso fizemos uma nova busca no site Reclame Aqui, só que dessa vez consideramos o período dos últimos 6 meses, que vai de 01/06/2021 a 30/11/2012.

No caso de haver empate, olhamos o percentual de consumidores que voltariam a fazer negócio com a seguradora, a que tivesse o número mais alto teria a melhor classificação. Dessa forma, conseguimos montar a pesquisa que pode conferir logo acima.

Conclusão

A nossa pesquisa apresentou esse resultado porque adotamos a metodologia explicada logo acima. Ela poderia ser diferente se usássemos outro indicadores, por isso, não existe um ranking certo ou errado.

A intenção era apresentar algumas das melhores seguradoras do Brasil em 2022 que de alguma forma conseguiram se destacar, e conseguimos.

Se precisar de orientação na hora de contratar um seguro, pode usar o nosso ranking. Mas também possui liberdade de montar o seu com os critérios que quiser.

As melhores seguradoras do Brasil em 2022, segundo nossa pesquisa, estão definidas. Agora é só escolher uma delas.

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *