10 melhores seguradoras de viagem de 2022

Conheça as melhores seguradoras de viagem de 2022 e saiba por onde começar a sua pesquisa antes de contratar o serviço.

Como garantir que sua viagem não gere preocupações. Uma das formas de conseguir isso é contando com as melhores seguradoras de viagem de 2022.

Saber quais empresas do setor mais estão se destacando não é tarefa fácil. Afinal, existem seguradoras que provavelmente você nem conhece.

Quando estiver planejando as férias, o seguro viagem não pode faltar na bagagem. Para que consiga escolher um dos que estão se destacando, fizemos uma pesquisa para te ajudar.

10 melhores seguradoras de viagem de 2022

Imagem: Getty Images

10 melhores seguradoras de viagem de 2022

Para conhecer as melhores seguradoras de viagem de 2022 optamos por trabalhar com indicadores já prontos. Nesse texto explicaremos como definimos quais são eles.

Por enquanto, veja quais são as seguradoras que se destacaram e que devem considerar ao contratar seu seguro.

1. AIG

Em primeiro lugar na nossa lista das melhores seguradoras de viagem de 2022 aparece a AIG. Das empresas analisadas, ela foi a única que conseguiu a classificação RA1000 no site Reclame Aqui, a maior que poderia ser alcançada.

Nesse canal, ela tem indicadores bastante altos. Sua nota foi de 9,1 e o percentual de clientes que voltariam a fazer negócio com ela é de 90,1%.

No site Consumidores.gov.br, também surpreendeu e foi a empresa com a maior avaliação. Conquistou a nota de 3,63.

Por outro lado, na SUSEP, podemos dizer que foi, das empresas pesquisadas, uma das que teve a pior avaliação. Ela tem um percentual de reclamação de 0,22.

AIG

2. SulAmérica

Em segundo lugar aparece a SulAmérica. Ela obteve nota 8,3 e foi a primeira e única da lista a conseguir uma classificação ótimo.

Na SUSEP, essa foi a empresa mais reclamada, com quase o dobro da reclamações em comparação com a 1ª. O índice nesse caso chega a 0,4, o percentual é muito elevado em comparação às demais.

Já no Consumidores.gov.br, a nota ficou abaixo da média, ela recebeu 2,23.

SulAmérica

3. Zurich

A Zurich é a próxima empresa da nossa lista. Mesmo ocupando a terceira posição, recebeu uma classificação “Bom” no site Reclame Aqui. Ela ficou com a nota de 7,9, igual a próxima classificada. Entretanto, conseguiu um percentual maior em relação aos clientes que voltariam a fazer negócio com ela. Esse é de 65,2%.

Na SUSEP, o índice de reclamações é um dos mais baixos, ficando em 0,06. Já no Consumidores.gov.br não consegue surpreender com a nota 2,15. Inclusive, essa é a menor obtida entre as empresas pesquisadas.

Zurich

4- AXA

A empresa que ocupa a 4ª posição no ranking das melhores seguradoras de viagem de 2022 é a AXA. No Reclame Aqui, ela também obteve a nota 7,9, porém, o índice de consumidores que voltariam a fazer negócio com ela é de 64%.

Na SUSEP, o seu índice de reclamações foi de 0,2, um percentual alto. Já no Consumidores.gov.br surpreendeu sendo a 2ª empresa com a maior nota, de 3,13.

AXA

5 – Tokio Marine

A Tokio Marine ocupa a 5ª posição das seguradoras de viagem, com a nota de 7,6 no Reclame Aqui. Ela está entre as empresas medianas no nosso ranking.

Nos demais canais consultados mantém a média, ficando com índice de 0,13 na SUSEP e 2,23 no Consumidores.gov.br.

Tokio Marine

6- Liberty

A Liberty Seguros segue a média de nota das demais operadoras. No Reclame Aqui, conseguiu 7,5 e a classificação ‘Bom’.

Na SUSEP, o indicador de reclamações ficou em 0,15 e no Consumidores.gov.br recebeu a nota 2,29.

Liberty

7- Porto Seguro

A Porto Seguro aparece na sequência com a nota 7,4, sendo que não foi a única que conseguiu essa classificação. Porém, como 64,1% informaram que voltariam a fazer negócio com ela, ficou em uma posição mais alta.

Apesar da nota usada na formação do ranking não ser uma das maiores, se destaca porque seu índice de reclamação na SUSEP é de apenas 0,09. Já no outro site analisado, recebeu nota 2,59.

Porto Seguro

8- Unimed Seguradora

A Unimed Seguradora é outra empresa que aparece com nota 7,4 e classificação “Bom”. Entretanto, conseguiu 46,9% de consumidores que voltariam a fazer negócio com ela.

Nos demais locais pesquisados, não merece nenhum grande destaque nem positivo ou negativo. Na SUSEP, teve índice de 0,17 e, no Consumidores.gov.br, nota 2,33.

Unimed Seguradora

9- Caixa seguradora

A Caixa Seguradora aparece no final das empresas selecionadas com a nota 7,3 e nenhum grande destaque no site Reclame Aqui.

O que chama a atenção é que de todas as empresas que aparecem na lista ela é a que menos possui reclamações na SUSEP. No órgão. o seu índice é de apenas 0,04, o menor de todos.

No Consumidores.gov.br, ela também ficou bem posicionada com a nota 2,75, acima da média.

Caixa seguradora

10- Banco do Brasil

A última empresa que comercializa seguros da nossa lista é o Banco do Brasil. Isso porque teve a menor nota no site Reclame Aqui: 7,2.

Uma coisa diferente que aconteceu com ela foi que na SUSEP não encontramos reclamações referente a ela. Já no Consumidores.gov.br teve uma nota alta em relação às demais: 2,95.

Banco do Brasil

Como a pesquisa foi feita

Em vez de entrevistarmos centenas de clientes ou fazermos levantamentos de dados próprios, preferimos utilizar algumas informações já prontas.

Para isso seguimos uma linha de pesquisa e trabalhamos com critérios.

1 – O primeiro passo foi definir quais seguradoras fariam parte da nossa pesquisa. A Sincor SP anualmente faz um levantamento das seguradoras que mais possuem participação no mercado.

Como primeiro filtro usamos como base o ranking das seguradoras de 2020 da Sincor SP. Ela reúne as que possuem mais participação no mercado. Não existe uma classificação exclusiva para seguro viagem.

O seguro viagem é incluído dentro da categoria de seguros de pessoas, então partimos dessa lista. Selecionamos as primeiras empresas classificadas e filtramos as que possuem seguro viagem. Optamos por trabalhar com 20 seguradoras melhor classificadas, sendo elas: AIG, ALFA, ALLIANZ, AXA-XL, BANCO DO BRASIL/CICLIC, BRADESCO, CAIXA SEGUROS, CHUBB, ITAÚ, LIBERTY, MAPFRE, PORTO SEGURO, PRUDENTIAL, SAFRA, STARR, SULAMÉRICA, TOKIO MARINE, UNIMED, USEBENS e ZURICH-SANTANDER.

2 – Como queríamos identificar as melhores seguradoras de viagem de 2022 e não as com mais participação no mercado, mudamos os próximos critérios.

Dentre as selecionadas, verificamos no site Reclame Aqui as que possuíam a maior nota, que varia de 0 a 10, segundo os critérios do site. Usamos a pesquisa considerando o período dos últimos 12 meses, que vai de 01/12/2020 a 30/11/2021.

Sempre usamos a nossa principal para criar o ranking, mas quando há empate verificamos o percentual de clientes que voltariam a fazer negócio com a empresa. Ele é quem determina a posição em que a seguradora fica como segundo critério de classificação em caso de empate.

3 – Mesmo formando a nossa lista com o site Reclame Aqui, queríamos mais dados para dar embasamento a pesquisa e até confrontar os resultados.

Como a SUSEP é o órgão que regula o setor de seguros, buscamos informações nele. Pesquisamos o Índice de Reclamações, que reúne as reclamações feitas contra a empresa junto ao órgão.

Usamos o índice percentual de reclamações que é formado pelo número de reclamações contra a empresa dividido pelo total de registros. Assim, quanto mais alto o indicador pior para ela.

4 – Outra fonte que verificamos foi o site do Consumidor.gov.br. Nele também é possível registrar quando a seguradora não atende. Os consumidores fazem o registro e podem avaliar a empresa com uma nota que varia de 0 a 5.

Conclusão

Com base nos levantamentos que fizemos, concluímos que a pesquisa poderia ter uma ordem bastante diferente. Se tivéssemos, por exemplo, usado a nota do site Consumidor.gov.br, a posição mudaria por completo.

Como consideramos o site Reclame Aqui como norte, montamos a nossa relação com base nele. Isso pode fazer com que nem todos concordem, mas vale ressaltar que nos baseamos em critérios.

De qualquer forma, os dados apresentados podem ser de grande valia para quem está pensando em contratar as melhores seguradoras de viagem em 2022 e não sabe por onde começar.

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *