8 itens de segurança para o carro que vale a pena investir

Você investe em itens de segurança para o carro? Veja quais são eles e confira uma seleção que vale a pena investir!

Depois de adquirir um carro, as pessoas querem ter o melhor para se sentirem confortáveis em viagens e passeios, portanto alguns itens de segurança para o carro valem a pena de se investir em dado momento.

Confira uma seleção que fizemos para você verificar se pode investir em seu veículo!

8 itens de segurança para o carro que vale a pena investir

Imagem: Pixabay

Veja quais são os itens de segurança para o carro

Conheça agora uma série de itens de segurança que valem a pena investir para ter mais tranquilidade no dia a dia.

Airbags

Todos sabemos o que são os airbags, e que são obrigatórios em todos os veículos. De forma simples, são bolsas de ar que irão inflar em menos de um segundo, caso haja uma colisão.

Existem diferentes tipos de modelos, mas é obrigatório que esteja presente em seu carro, e deve ter pelo menos dois na frente. Lembre-se que o airbag não servirá de nada caso não esteja usando cinto de segurança.

Freios ABS

ABS é uma sigla que significa anti lock braking system, ou seja, é um sistema que usa sensores nas rodas para determinar quando elas irão travar, quando isso acontece é aliviada a pressão nos freios.

Isso permite que o motorista possa controlar a freada, mas isso não é automático, para isso o condutor deve aplicar força no pedal. É também um item obrigatório e não deve faltar no seu carro.

Barra de proteção lateral

Você já deve ter reparado que alguns carros possuem barras laterais, certo? Até 2020 elas não eram obrigatórias, mas hoje em dia é necessário que elas estejam em seu veículo.

É um item de proteção para todos os passageiros do carro, inclusive o motorista. Seu objetivo é diminuir o impacto em uma colisão lateral.

Ainda hoje muitos carros não possuem esse item de segurança, confira se o seu carro está regularizado!

Encosto de cabeça

Apesar de ser confortável o encosto de cabeça não está no carro com esse objetivo, na verdade ele é um item de segurança, por isso está presente em todos os assentos.

Seu objetivo na verdade, é proteger o pescoço e a cabeça dos passageiros, isso porque em colisões ou capotamento pode acontecer um movimento exagerado, que pode levar a lesões ou morte.

Extintor de incêndio

Muitas pessoas não sabem que um carro precisa de um extintor de incêndio, mas não é um dos comuns, é do tipo ABC. Em caso de curto ele pode ser utilizado, apesar de ser um item de segurança não obrigatório.

Se você pretende possuir o extintor no seu carro, aprenda a usá-lo, pois pessoas inexperientes podem trazer riscos ao usá-lo de forma errada.

Cintos de segurança

Os cintos de segurança são obrigatórios como todos sabemos, e devem ser usados a todo momento dentro do carro.

A única situação em que ele pode ser retirado é dentro de uma balsa, se algum imprevisto ocorrer e o carro afundar você conseguirá sair facilmente. Mas assim que estiver em terra firme coloque o cinto novamente

Controle de estabilidade

Mais um item que passou a ser obrigatório em 2020, o controle de estabilidade é um sensor que irá identificar quando o carro irá perder o controle. Nesse momento ele corta a aceleração e pode frear uma ou mais rodas.

É um item de segurança que vai auxiliar nas curvas e a controlar o sistema de tração.

Isofix

Em 2020, o Isofix se tornou obrigatório nos carros brasileiros. E nada mais é do que um sistema de ancoragem para que seja feita a fixação das cadeirinhas no carro.

Diferentemente do cinto comum, o Isofix tem uma margem de erro menor, então muitas pessoas conseguem fazer o encaixe certo e seguro.

Eles são pontos de fixação que ficam nos bancos de trás e não devem deixar de ter no seu carro, principalmente se você dirige frequentemente com crianças no banco de trás.

Agora que você sabe quais são os itens de segurança para o carro, pode começar a providenciá-los ou fazer a manutenção correta dele. Dessa forma seu carro sempre estará bem protegido e você pode fazer diferentes viagens e todas elas segura.

São diversos itens que valem a pena o investimento para garantir a segurança de todos os passageiros e do motorista do veículo. Você tem algum que já precisou ou te salvou em algum momento importante? Compartilhe com a gente!

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.