Cote o seu seguro auto online!
Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!
Entenda porque há uma faixa etária específica considerada pelas seguradoras como uma idade de risco para fazer um seguro auto
Ao realizar cotações e ao apresentar a proposta do seguro à seguradora, é preciso fornecer diversas informações sobre o perfil do segurado, do veículo e do condutor.
Todos esses dados, além de pesquisas e estatísticas, são ponderados pela operadora a fim de avaliar os riscos aos quais o veículo segurado está exposto. Baseada na análise feita, a seguradora pode aceitar (ou recusar) a proposta e estipular o preço do prêmio a ser pago.
Um dos fatores determinantes ao avaliar os riscos é a idade do condutor. Dentre todas as idades, os jovens adultos são considerados condutores mais propícios a se envolverem em acidentes gerando gastos à seguradora.
Em nosso artigo, explicaremos porque essa é a faixa etária que costuma ser associada a riscos no volante.
Jovens adultos: por que essa é a idade de risco para fazer um seguro auto?
Os jovens adultos, indivíduos de 18 a 25 anos, são considerados condutores inexperientes pela maioria das seguradoras. Visto que a idade mínima para conduzir um veículo é 18 anos, a consideração não é infundada.
Porém, além dessa questão, existem outras que fazem dos jovens adultos um público fortemente associado a acidentes, danos e outros sinistros. Exploraremos esses motivos a seguir, mas antes entenda qual é a consequência direta da idade no seguro auto.
Como isso afeta o valor do seguro auto?
Pertencer à idade de risco para fazer um seguro auto afeta diretamente o valor a ser pago pelo serviço. Quanto maior o risco que a seguradora julga estar assumindo, maior será o prêmio estipulado.
Entenda porque o jovem paga mais caro no seguro auto e saiba como deixar a proteção mais barata!
Isso ocorre porque seria desvantajoso à seguradora receber uma quantia baixa de um condutor com maior probabilidade de acionar o seguro, demandando o pagamento de reparos e indenizações ― o que gera gastos para a empresa.
Por isso, os seguros auto para condutores de 18 a 25 anos são mais caros do que os destinados às outras faixas etárias.
Falta de experiência ao volante
O jovem condutor não possui muita experiência e, portanto, ainda não teve a oportunidade de desenvolver suas habilidades ao volante. Afinal, é sabido que os motoristas habilidosos costumam possuir anos e anos de experiência.
- A inexperiência dificulta a resposta adequada diante de situações de risco.
Por exemplo, um motorista experiente possui mais chances de permanecer calmo e lidar com uma situação inesperada, enquanto o jovem pode ficar nervoso ou assumir a postura errada diante do ocorrido.
Sem histórico enquanto condutor
É claro que não se pode fazer generalizações. Motoristas jovens podem ser bons condutores.
Porém, diferente dos experientes, não há um histórico de conduta no trânsito a ser consultado. Isso torna a conduta do jovem em uma incógnita para a seguradora e, consequentemente, torna essa faixa etária em uma idade de risco para fazer um seguro auto.
- Sem um histórico de conduta enquanto motorista, a operadora de seguros precisa se basear em pesquisas para estipular o risco assumido em proteger o condutor e seu veículo.
Pesquisas confirmam o perfil de risco
As pesquisas de trânsito evidenciam um índice maior de envolvimento em acidentes entre os motoristas jovens. Por isso, a seguradora aumenta o valor do prêmio para certificar que assumir os riscos do segurado será vantajoso financeiramente.
- Segundo artigo da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) atualizado em 2019, a faixa etária que mais morre devido a acidentes de trânsito inclui jovens de até 25 anos.
O número de mortes é maior entre o sexo masculino que representa 73% dos óbitos entre indivíduos de 5 a 25 anos.
Condutas de risco ao dirigir
Além da inexperiência, as empresas partem do princípio que os jovens estão mais propícios a distraírem-se enquanto trafegam.
A direção sob a influência de álcool e outras substâncias ilícitas também tende a ser mais recorrente entre os jovens.
- Comportamentos perigosos ao volante costumam ser mais associados aos motoristas entre 18 a 25 anos.
Como reduzir o valor do seguro para jovens adultos?
Todos os motivos acima contribuem para um valor mais elevado a ser pago todo mês pelo segurado. Mas não desanime, pois é possível reduzir o valor do prêmio com algumas atitudes simples:
- Realize diversas cotações: transforme a simulação de seguros em sua aliada na busca pelos melhores preços.
- Evite coberturas adicionais: Reflita sobre o uso do veículo e contrate apenas as coberturas realmente necessárias.
- Invista na proteção do veículo: Não o deixe pernoitar na rua, mas sim em uma garagem com portão e instale alarme automotivo e rastreador.
Essas medidas ajudarão você a encontrar um seguro com bom custo-benefício para a idade de risco para fazer um seguro auto.
Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878
Nenhum comentário