5 coisas importantes que deve saber sobre o financiamento de veículos

O financiamento de veículos é um método mais fácil e rápido de conseguir o dinheiro para pagar o seu automóvel ou moto dos sonhos.

O sonho de comprar o carro próprio pode está cada vez mais próximo para quem optou por fazer um financiamento de veículos.

Seja novo ou até mesmo um usado, ter o próprio automóvel é o sonho de muitos brasileiros, e que foi impedido de ser realizado por inúmeros fatores, dentre eles, a pandemia causada pelo Coronavírus.

De acordo com os dados divulgados pela B3, ao todo foram financiados mais de 6 milhões de veículos no Brasil somente no ano de 2019.

Dentre esses 6 milhões de veículos que foram financiados, 4 milhões estavam encaixados na categoria “usado”, enquanto mais de 2,2 milhões eram novos.

É válido ressaltar que, ao fazer esse levantamento de dados, estão englobados caminhões, motos, carros e outros veículos pesados.

Antes de buscar maneiras de realizar o seu próprio financiamento, leia atentamente as dicas que serão repassadas no decorrer desse artigo.

5 coisas importantes que deve saber sobre o financiamento de veículos

Imagem de Raten-Kauf por Pixabay

Afinal, o que é um financiamento de veículos?

A maneira mais direta possível com a qual podemos caracterizar esse termo seria o comparar com um empréstimo.

Como é de entendimento comum, comprar um veículo requer a disponibilidade de um grande valor monetário disponível e até esperar juntar todo esse valor, pode acabar demorando alguns anos.

Para acelerar esse processo de aquisição e na realização de ter o próprio veículo, as empresas passaram a criar esses financiamentos, ou seja, esse empréstimo de crédito para que o sujeito venha a contratar.

Por exemplo, caso o veículo do seu sonho custe acima de R$70 mil reais, a opção mais viável e mais rápida de o possuir em sua garagem é recorrer a esse método de solicitar o empréstimo a um banco.

A instituição financeira irá te oferecer o empréstimo, mas desde que, durante o parcelamento escolhido para ser realizado de forma mensal, sejam acrescidos uma taxa de juros para obter algum lucro.

De maneira geral, para finalmente realizar o seu financiamento de veículos, é preciso escolher qual será o tipo de contratação.

Esses podem ser divididos entre: financiamento com linha de crédito, consórcio ou até mesmo o leasing.

Linha de crédito

A linha de crédito ou como é mais conhecido Crédito Direto ao Consumidor (CDC), o sujeito estará fazendo a contratação de um empréstimo com uma determinada instituição financeira.

Caso seja aprovado, o empréstimo é liberado rapidamente e o pagamento das parcelas, feito de forma mensal e que caiba em seu orçamento.

No entanto, por se tratar de um alto valor, a instituição precisa lucrar também e por isso, os juros acrescidos acabam deixando o valor total final bem mais caro do que o contratado.

Consórcio

Em caso do consórcio, uma empresa especializada tende a montar grupos de pessoas com o mesmo sonho: adquirir o seu veículo próprio.

Sendo assim, cada integrante do grupo irá pagar valores fixos mensais e a cada mês, alguém será sorteado para ter o seu sonho se tornando real.

Leasing

No leasing também funcionará como uma espécie de empréstimo. Porém, nesse caso aqui existe uma colocação a ser repensada.

O veículo só será, realmente seu, quando todas as parcelas estiverem quitadas. 

Ou seja, o automóvel adquirido estará no nome da instituição que o financiou e somente depois poderá ser passado para o seu nome.

Imagem: Pikist

5 dicas para ter em mente antes do financiamento

Para que o sonho não acabe se tornando um pesadelo e te deixando endividado antes mesmo de terminar de efetuar o pagamento das parcelas, é necessário estar atento.

1ª dica

Escolha um veículo que realmente seja do seu interesse, afinal, é você quem irá usar e não as outras pessoas.

No entanto, não esqueça de analisar diversos modelos e marcas, para saber qual irá se encaixar com o seu perfil, seja no estilo ou economicamente falando.

2ª dica

Após escolher qual o modelo irá adquirir, veja qual instituição financeira ou banco possui as melhores taxas de juros e benefícios que irão te oferecer ao contratar um empréstimo.

No Brasil, os bancos mais tradicionais e que oferecem essa modalidade aos seus clientes são: Santander, Itaú, Bradesco e Caixa Econômica.

3ª dica

Caso exista alguma pendência no Serasa com o seu nome, será bem mais complicado que as instituições financeiras aprovem o seu crédito.

Portanto, antes mesmo de buscar o modelo do veículo ou banco financiador, regularize a sua situação perante esses órgãos e somente assim siga em frente na realização do seu sonho.

4ª dica

O recomendado é sempre fazer a contratação de um empréstimo ou consórcio que caiba em seu orçamento mensal.

Afinal, de nada ainda comprar o veículo, se esse poderá ser tomado pelo banco caso não seja pago. Então, procure sempre por um carro ou moto o qual possuem valores fixos que possam ser pagos sem atraso.

5ª dica

No momento de efetuar o empréstimo com o banco ou outra instituição, esteja com todos os seus documentos, assim, evita que algo acabe dando errado.

A documentação necessária é: RG, Cadastro de Pessoa Física (CPF), certidão de casamento, comprovante de rendimentos (contracheque, holerite).

Com essas dicas, o financiamento de veículos será feito sem erro algum, basto segui-las e ficar bastante atento a cada uma.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *