Cote o seu seguro auto online!

Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!

Comprar carro sem entrada compensa ou não? Saiba mais sobre essa modalidade e veja quando vale a pena ou não essa aquisição.

Você sabia que carros podem ser comprados sem que você use nenhum valor de entrada? Muitas pessoas não sabem desse tipo de modalidade e nem mesmo se compensa fazer uma compra assim, e é isso que você vai descobrir hoje.

Para comprar carro sem entrada você vai precisar aprender mais sobre o assunto.

Chave de carro em cima de um boleto. No fundo estão uma calculadora preta, uma miniatura de carro vermelha e três pilhas de moedas.
Imagem: Getty Images

Como funciona o financiamento de carro sem entrada?

Essa modalidade de financiamento é um tipo de linha de crédito, ideal para quem não tem dinheiro o suficiente para comprar à vista.

O que acontece geralmente é que os bancos solicitam pelo menos 10% do valor como um sinal, e muitas pessoas não têm esse valor no primeiro momento.

Por exemplo, se o carro que você quer comprar é R$ 50 mil, a entrada será de R$ 5 mil. E isso acaba fazendo com que as pessoas mudem de ideia.

Mas ao financiar carro sem entrada, o valor total do veículo é dividido em parcelas, sem precisar desembolsar um valor muito grande logo de cara.

Ao optar por essa modalidade, o banco tem que se proteger, então o carro obtido é a garantia do empréstimo.

Todo mundo pode pedir esse tipo de financiamento?

A verdade é que nem todo mundo pode ter acesso a esse meio de financiamento porque ao solicitar essa modalidade, é necessário que eles analisem o seu crédito.

Mas, diferentemente dos cartões de crédito, é uma avaliação mais rigorosa e detalhada, já que – caso algo ocorra – o prejuízo será grande.

Por exemplo, com um score de crédito de 600 para cima pode conseguir financiamentos de qualquer tipo mais facilmente. Mas de 600 para baixo, a pessoa pode enfrentar algumas dificuldades.

Pessoas que possuem uma renda que não seja comprometida em 30% com o financiamento também podem fazer a solicitação e dar início ao pagamento.

Vantagens e desvantagens do financiamento sem entrada

E como tudo tem um lado positivo e negativo, essa modalidade também possui a sua, por isso veja quais são as vantagens e desvantagens de buscar esse tipo de financiamento:

Vantagens

A primeira delas é que você não terá que juntar dinheiro para conseguir dar entrada, já que ela não é necessária. Isso acabaria levando muito mais tempo do que o esperado, e muitas pessoas acabam desistindo.

Em segundo lugar, você terá as chaves de forma rápida, pois não terá que esperar juntar o dinheiro da entrada.

Então se você tem pressa ou urgência em ter um carro para auxiliar sua rotina ou gerar conforto para a família, essa é uma boa opção.

mulher saindo do carro
As melhores seguradoras e os melhores preços para o seu seguro auto.

Sobrando o dinheiro que você não usa para a entrada, é possível que o use para o seguro, acessórios do carro e outros.

Desvantagens

A primeira e principal desvantagem são as taxas de juros altas do que um financiamento com entrada porque o banco considera essa operação mais perigosa.

E sendo os juros mais altos, as parcelas também acabam sendo mais caras. Já que os valores mensais vão aumentando por conta das taxas, as parcelas tendem a ficarem caras também.

Além disso, a possibilidade de dar início ao financiamento sem entrada vai depender da análise do seu crédito feita pelo banco.

E a última desvantagem é que você vai precisar de um certo dinheiro guardado de qualquer forma. Isso porque, ao pegar o carro, você terá que arcar com todas as despesas iniciais como, por exemplo, licenciamento, emplacamento, vistorias, transferência, seguro, IPVA, DPVAT e outros gastos que podem surgir no meio do caminho.

Vale lembrar que, mesmo o carro estando no seu nome, ele só pode ser vendido depois que o financiamento for quitado.

E aí, compensa financiar carro sem entrada?

A resposta para essa pergunta vai variar do seu momento atual.

Analise como anda o seu financeiro e se você teria ou não dinheiro para fazer a entrada no carro que você quer.

Outro ponto a ser analisado é a sua necessidade deste veículo. Para algumas pessoas pode ser um conforto ou um luxo a mais, mas existem situações em que ele realmente é necessário para facilitar a rotina e o dia a dia do indivíduo.

E se a sua decisão é mesmo comprar carro sem entrada, comece a cortar despesas e descomprometa a sua renda para poder ser aprovado na análise do banco!

5/5 - (1 vote)

Quer saber mais? Veja Também!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *