Comprar carro sem entrada compensa ou não? Saiba mais sobre essa modalidade e veja quando vale a pena ou não essa aquisição.
Você sabia que carros podem ser comprados sem que você use nenhum valor de entrada? Muitas pessoas não sabem desse tipo de modalidade e nem mesmo se compensa fazer uma compra assim, e é isso que você vai descobrir hoje.
Para comprar carro sem entrada você vai precisar aprender mais sobre o assunto.
Como funciona o financiamento de carro sem entrada?
Essa modalidade de financiamento é um tipo de linha de crédito, ideal para quem não tem dinheiro o suficiente para comprar à vista.
O que acontece geralmente é que os bancos solicitam pelo menos 10% do valor como um sinal, e muitas pessoas não têm esse valor no primeiro momento.
Por exemplo, se o carro que você quer comprar é R$ 50 mil, a entrada será de R$ 5 mil. E isso acaba fazendo com que as pessoas mudem de ideia.
Mas ao financiar carro sem entrada, o valor total do veículo é dividido em parcelas, sem precisar desembolsar um valor muito grande logo de cara.
Ao optar por essa modalidade, o banco tem que se proteger, então o carro obtido é a garantia do empréstimo.
Todo mundo pode pedir esse tipo de financiamento?
A verdade é que nem todo mundo pode ter acesso a esse meio de financiamento porque ao solicitar essa modalidade, é necessário que eles analisem o seu crédito.
Mas, diferentemente dos cartões de crédito, é uma avaliação mais rigorosa e detalhada, já que – caso algo ocorra – o prejuízo será grande.
Por exemplo, com um score de crédito de 600 para cima pode conseguir financiamentos de qualquer tipo mais facilmente. Mas de 600 para baixo, a pessoa pode enfrentar algumas dificuldades.
Pessoas que possuem uma renda que não seja comprometida em 30% com o financiamento também podem fazer a solicitação e dar início ao pagamento.
Vantagens e desvantagens do financiamento sem entrada
E como tudo tem um lado positivo e negativo, essa modalidade também possui a sua, por isso veja quais são as vantagens e desvantagens de buscar esse tipo de financiamento:
Vantagens
A primeira delas é que você não terá que juntar dinheiro para conseguir dar entrada, já que ela não é necessária. Isso acabaria levando muito mais tempo do que o esperado, e muitas pessoas acabam desistindo.
Em segundo lugar, você terá as chaves de forma rápida, pois não terá que esperar juntar o dinheiro da entrada.
Então se você tem pressa ou urgência em ter um carro para auxiliar sua rotina ou gerar conforto para a família, essa é uma boa opção.
Sobrando o dinheiro que você não usa para a entrada, é possível que o use para o seguro, acessórios do carro e outros.
Desvantagens
A primeira e principal desvantagem são as taxas de juros altas do que um financiamento com entrada porque o banco considera essa operação mais perigosa.
E sendo os juros mais altos, as parcelas também acabam sendo mais caras. Já que os valores mensais vão aumentando por conta das taxas, as parcelas tendem a ficarem caras também.
Além disso, a possibilidade de dar início ao financiamento sem entrada vai depender da análise do seu crédito feita pelo banco.
E a última desvantagem é que você vai precisar de um certo dinheiro guardado de qualquer forma. Isso porque, ao pegar o carro, você terá que arcar com todas as despesas iniciais como, por exemplo, licenciamento, emplacamento, vistorias, transferência, seguro, IPVA, DPVAT e outros gastos que podem surgir no meio do caminho.
Vale lembrar que, mesmo o carro estando no seu nome, ele só pode ser vendido depois que o financiamento for quitado.
E aí, compensa financiar carro sem entrada?
A resposta para essa pergunta vai variar do seu momento atual.
Analise como anda o seu financeiro e se você teria ou não dinheiro para fazer a entrada no carro que você quer.
Outro ponto a ser analisado é a sua necessidade deste veículo. Para algumas pessoas pode ser um conforto ou um luxo a mais, mas existem situações em que ele realmente é necessário para facilitar a rotina e o dia a dia do indivíduo.
E se a sua decisão é mesmo comprar carro sem entrada, comece a cortar despesas e descomprometa a sua renda para poder ser aprovado na análise do banco!