Financiamento de terreno: como fazer? Que bancos oferecem?

Fazer um financiamento de terreno pode ser uma ótima solução para adquirir esse bem. Mas é preciso saber como o serviço funciona. Acompanhe no texto!

Um financiamento de terreno é relativamente simples de se obter, apesar de não ser tão popular quanto o financiamento de imóvel.

Por meio dele, o usuário consegue crédito para comprar seu lote, seja em uma área urbana, seja no espaço rural.

Abaixo, falamos das diferenças desse crédito em relação ao financiamento de imóvel, e outras informações importantes. Acompanhe!

Financiamento de terreno: como fazer? Que bancos oferecem?

Imagem: Getty Images

Diferenças entre o financiamento de imóvel e de terreno

Um financiamento de terreno funciona da mesma forma que um financiamento de imóvel, de automóvel etc.

Ou seja, o consumidor solicita o crédito à financeira para a compra do seu bem. Quando recebe os valores, pode fazer a compra à vista.

Então, fará o pagamento do montante à financeira em forma de parcelas. Normalmente, o pagamento desse crédito demora, pelo menos, 10 anos.

Mesmo com essas semelhanças, porém, há diferenças que merecem ser destacadas entre o financiamento de imóvel e o de terreno.

  • Os juros de um financiamento para lote costumam ser mais altos;
  • O limite de crédito para esse tipo de financiamento costuma girar em torno de 70% do valor da área (enquanto o financiamento de imóveis cobre até 100% do valor); e
  • A compra de um terreno não pode usar do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Bancos que oferecem financiamento de terreno

Vários bancos e financeiras oferecem financiamento de terreno. O número de empresas não é tão grande quanto financiamentos mais comuns, como de imóvel e auto.

Mesmo assim, a escolha da melhor empresa vai precisar avaliar várias delas. E com uma boa pesquisa, você pode encontrar taxas de juros mais interessantes.

Inclusive, a Caixa Econômica Federal, principal banco do país, voltou a oferecer recentemente a opção de financiamento de lote.

Foi uma forma que o banco encontrou de suprir a alta na demanda durante a pandemia do coronavírus. Especialistas entendem que o tempo extra das pessoas dentro de casa incentivou a procura por espaços mais amplos.

As modalidades de financiamento da Caixa são para financiamento de lote urbanizado. Também há o crédito para construção, nas modalidades “aquisição de terreno e construção” e “construção em terreno próprio”.

Na Caixa e em outros bancos, é possível fazer a simulação do crédito direto no site. É um primeiro passo importante na hora de solicitar o financiamento.

Após obter o crédito, será preciso fazer o pagamento mensal das parcelas. É importante planejar bem seu orçamento antes de fazer um financiamento.

Com o planejamento, você vai ter mais segurança de manter tudo em dia, sem acumular dívidas.

Como fazer financiamento de terreno?

Para fazer um financiamento de terreno, pesquise sobre as financeiras que oferecem a opção. Depois, faça uma simulação com cada uma, para verificar qual delas tem as melhores condições.

Após avaliar bem suas alternativas, solicite uma cotação com a empresa on-line. Você também pode visitá-la pessoalmente.

Seu pedido de crédito será avaliado, inclusive considerando seu histórico de bom pagador. Estar com o “nome limpo” na hora de solicitar o empréstimo vai facilitar o processo.

Assim que o crédito for aprovado, você terá acesso aos valores para a compra do seu terreno. O montante vai permitir que você faça a compra do bem à vista, o que geralmente facilita a negociação com o dono anterior.

Use o consórcio como financiamento de terrenos

Além de um financiamento próprio para terreno, é possível usar dos consórcios para adquirir um lote.

Neste caso, basta procurar por uma empresa de consórcio que ofereça essa condição. Mas, geralmente, não há limitação para usar o valor de um consórcio de imóveis na compra de um terreno.

O consórcio é uma modalidade de crédito em que o usuário faz uma espécie de “poupança conjunta” com outras pessoas.

Pagando as mensalidades, o consumidor fica apto ao sorteio da carta de crédito. Assim que sorteado, ele recebe todo o valor pretendido do consórcio.

Por exemplo: se o consórcio for de R$ 90 mil, o usuário receberá R$ 90 mil quando for sorteado. Dessa forma, poderá fazer sua compra à vista.

Depois, o consumidor precisa continuar pagando suas parcelas normalmente, até o fim do contrato. Assim, ele vai “reabastecer a poupança conjunta” e permitir que outras pessoas recebam sua carta de crédito.

Ao fim do consórcio, todos os seus participantes terão recebido uma carta de crédito para a compra do bem desejado.

Pronto! Agora você já sabe como funciona um financiamento de terreno. Essa é mesmo a solução ideal para você?

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *