Sempre que o assunto são carros, existem muitas dicas que prometem economizar combustível e evitar gastos desnecessários com manutenção. Usar o carro em ponto morto é uma delas, mas, nem tudo que se diz por aí é verdade. Conheça neste artigo as verdades e mitos sobre o assunto.
A informação de que conduzir um veículo em ponto morto poupa combustível, especialmente em descidas é muito comum e amplamente disseminada entre os motoristas de muitos lugares do país. No entanto, ela não passa de um mito e um estímulo a exposição a uma situação de risco.
Neste artigo, explicaremos melhor como usar o carro automático ou não em ponto morto pode ser uma prática muito perigosa em algumas situações e apresentaremos verdades e mitos sobre esse assunto. Acompanhe.
Usar o carro em ponto morto é perigoso
Está é uma dica muito comentada entre todos os motoristas, que garantem que usar o veículo em ponto morto em descidas faz com que o do veículo poupe combustível. No entanto, está prática além de ser mentirosa ainda pode ser muito perigosa.
Isso porque ao desengatar a marcha do veículo, o condutor perde o uso do freio motor, o que faz com que o controle do veículo seja menor, especialmente em carro automático. Expondo o motorista, passageiros e terceiros a acidentes.
Ao descer uma rua em ponto morto, além de não economizar combustível e perder boa parte do controle do veículo, você fará com que o carro ganhe ainda mais velocidade, tornando ainda mais difícil o uso do sistema de freio, caso seja necessário.
Como o ponto neutro ou morto funciona?
Todos os veículos que possuem motores com dois tempos ou mais, dispõe de torques de motor, diferentes, que conseguem ser facilmente trocados pelo motorista com o uso do câmbio.
O ponto morto, ou ponto neutro nos veículos de câmbio automático, é caracterizado pelo ponto onde o câmbio aciona nenhum torque do motor. Este é um ponto apropriado para ser usado apenas se o carro estiver parado, seja estacionado ou durante um congestionamento.

Na imagem acima o veículo encontra-se em ponto neutro, por isso é possível observar que o anel sincronizador está localizado no meio do diferencial, entre ele e o eixo secundário. Ou seja, não existe nenhuma comunicação entre as rodas do veículo e o motor, o que faz com que o condutor fique sem o controle do veículo.

Na segunda imagem mostrada, o carro encontra-se com a marcha posicionada na 1°, ou seja, o motor está transmitindo impulso para as rodas através do anel sincronizador que se comunica com o diferencial. Trazendo mais controle do veículo para o condutor.
Verdades e mitos sobre usar o carro em ponto morto
Agora que você conhece um pouco melhor o funcionamento e conhece o risco que é usar o carro em ponto morto em descidas, vamos descobrir o que é verdade e o que é mito sobre o assunto:
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Usar o carro em ponto morto em descidas pode causar acidentes. Verdade!
Quando o carro está desengatado, o sistema de freios demora mais para responder, ou seja, o carro demorará mais para ser freado ou parado totalmente. Isso acontece porque ao desengatar o carro o condutor perde o acesso ao freio motor, que é acionado automaticamente quando qualquer marcha está engatada e o pé retirado do acelerador.
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Descer uma rua com o carro em ponto morto poupa combustível. Mito!
Engana-se quem acredita que circular com o carro em ponto neutro faz com que o combustível seja economizado, pelo contrário, o veículo continuará enviando combustível ao motor com o carro desengatado. Já quando qualquer marcha está engatada e o veículo é desacelerado, o sistema de injeção é praticamente zerado. Ou seja, o motor para de receber combustível.
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Usar o carro em ponto morto é considerado uma infração de trânsito. Verdade!
Se o condutor for pego pelas autoridades dirigindo um veículo em ponto neutro será penalizado com uma multa de R$ 130,16 e perderá 4 pontos na habilitação. Já que, de acordo com o artigo 231 do Código de Trânsito Brasileiro, esta é uma infração de trânsito de porte médio.
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Usar o carro em ponto morto resfria o motor. Mito!
Ao contrário, ao dirigir com o câmbio engatado, assim que o condutor pára de acelerar o veículo, o sistema de alimentação para de inserir combustível no motor, o que faz com que o aquecimento seja pausado por um período, já que não existirá a queima do combustível, o motor será refrigerado.
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Dirigir com o carro em ponto morto danifica o veículo. Verdade!
Se estiver dirigindo carro automático ou não em ponto neutro, o sistema de freios e câmbio poderá ser prejudicado, especialmente no caso de um câmbio automático. Isso acontece porque com o carro desengatado, a caixa de marcha para de receber lubrificação, o que pode fazer com que o sistema de marcha trave com o tempo.
Já o sistema de freios sofre um superaquecimento de seus componentes quando o carro é forçado a rodar sem uma marcha engatada ele perde o uso do freio motor, que automaticamente poupa o sistema de freios do veículo.
Resumindo, usar o carro em ponto morto além de ser perigoso e não economizar combustível, pode danificar todo o sistema de câmbio e freio do seu veículo. Além disso, esse hábito é considerado como uma infração de trânsito de porte médio. Portanto, evite fazer uso dessa prática.
Se eu sofrer uma colisão e a seguradora souber que estava dirigindo o carro em ponto morto, ela vai negar a indenização?
Existem diferentes motivos para que a seguradora possa negar a indenização do seguro auto. O agravamento de risco está entre eles.
Isso significa que algumas ações realizadas pelo condutor do carro protegido por uma seguradora, como dirigir com o veículo em ponto morto, são consideradas como agravo do risco.
Portanto, nesse caso sim, a seguradora pode negar a indenização do seguro. Então, para as empresas, esse é um risco assumido pelo condutor, assim como deixar o carro estacionado com o vidro aberto, o motorista sair do veículo e deixar a chave no contato, entre outras.
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Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878
4 Comentários
A dúvida é em carro automático, prejudica o funcionamento do motor do carro usando a “banguela” É a dúvida.
Olá, Franscisco!
Dirigir dessa forma (posição N), pode alterar a lubrificação dos componentes internos. Portanto, não é o ideal.
Atenciosamente,
Equipe Smartia
SOU MOTORISTA DESDE 1973….SEMPRE USEI A BANGUELA COM CARRO COM CÂMBIO MANUAL…..ALÉM DE ECONOMIZAR MUITO O COMBUSTÍVEL….RESFRIA BEM O MOTOR….ISTO SE O DECLIVEL FOR LEVE…..
MEU IRMÃO FOI FAZER COMO O RECOMENDADO…COM POLARA….QUE. TINHA O MELHOR CÂMBIO FRANCÊS…..O CÂMBIO ESTOUROU….
A MINHA OPINIÃO :
EM PEQUENOS DECLIVES.. PODE SIM…BANGUELAR…..
Olá, Osvaldo!
Obrigada por contribuir com sua opinião.
Atenciosamente,
Equipe Smartia