Dirigir em dias ensolarados pode trazer riscos. Que tal conhecer maneiras de minimizar esses riscos? Confira a seguir!

Dirigir em dias ensolarados pode ser incômodo para alguns motoristas, pois a claridade pode diminuir e atrapalhar a visão. A questão não é apenas do sol prejudicar a visão, mas os acidentes que podem ocorrer devido a isso. Dependendo do horário e do sentido que se está na pista o risco aumenta, por isso, é preciso se prevenir adotando alguns cuidados.

Anote dicas para dirigir em dias ensolarados

Veja algumas dicas que separamos para que dirigir em dias ensolarados não seja um problema tão grande.

Dicas para dirigir em dias ensolarados

Deixe os vidros limpos

Vidros sujos podem ser um problema para dirigir em dias ensolarados, pois os resíduos diminuem a visibilidade e podem dispersar mais a luz. Portanto, lave os vidros com frequência e cuide também da limpeza interna.

Deixe o reservatório de água sempre cheio e se perceber que alguma sujeira está atrapalhando, acione a água e limpe. Outra dica é deixar um pano limpo e macio dentro do veículo e garantir que por dentro o vidro esteja sempre limpo.

Cuide da segurança

Da mesma forma que você, outros motoristas podem estar com a visão prejudicada. Portanto, invista em segurança.

Mantenha uma velocidade constante e mantenha uma distância segura do veículo a frente. Deixar os faróis ligados pode ajudar na visualização do seu carro.

Use óculos de sol

Ter óculos no porta-luvas é sempre uma boa saída. Quando os raios solares estiverem incomodando muito é só colocá-los. Eles ajudam a proteger os olhos e trazem mais segurança para dirigir em dias ensolarados.

Opte pelas lentes que são mais adequadas para cada luminosidade. Em dias muito claros, as lentes pretas e mais escuras vão ajudar mais. Porém, os dias nublados também exigem proteção para os olhos.

Nesse caso, busque colocar lente marrons ou mais claras que a visibilidade da pista não seja afetada.

Use o quebra-sol

O quebra-sol também é bastante eficiente, pois evita que os raios solares atinjam, diretamente, os olhos. Se precisar, faça o ajuste da altura do banco e do encosto de cabeça para ficar em uma posição mais próxima ao teto e ao vidro, assim ele protegerá melhor a área dos olhos.

Mesmo o sol não estando diretamente de frente ele ainda pode incomodar bastante e prejudicar a visão. Por isso, em alguns veículos, o quebra-sol pode ser posicionado na lateral do veículo. Ou seja, se os raios solares estiverem vindos pela lateral é indicado que ele seja colocado nessa posição.

Planeje o horário das viagens

Se tem como escolher o horário em que vai viajar, é bom optar pelos momentos em que o sol não está de frente com o carro. Se não conhecer a pista, procure informações com outros motoristas e pegue a estrada quando o sol estiver atrás do carro.

Seguindo essas dicas os riscos de dirigir em dias ensolarados diminui bastante.

Mas, se quiser proteger o seu carro de verdade, aproveite para fazer um seguro auto.

Avalie este post

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *