Um resumo com as principais informações sobre o Consórcio Canopus, empresa que atua há mais de duas décadas no mercado.
O consórcio é a modalidade de aquisição de bens ou serviços, na qual um grupo de pessoas adere mediante o pagamento de parcelas mensais. Várias empresas no mercado atuam como consorciadoras, mas é preciso identificar sua credibilidade antes de aderir. Entre as opções hoje, está o Consórcio Canopus.
Em suma, o consórcio funciona como uma poupança. Mensalmente, cada participante paga uma parcela previamente definida em contrato. Inicialmente, o bem ou serviço é adquirido ao final das parcelas, quando a pessoa recebe sua carta de crédito.
Porém, é possível adiantar a aquisição dando lances mensais ou, ainda, concorrendo aos sorteios que a consorciadora realiza. Neste sentido, é fundamental conhecer empresas que atuam no ramo para, então, considerá-las como opção. Aqui, apresentamos informações básicas sobre o consórcio Canopus.

Sobre a Consórcio Canopus
O Consórcio Canopus atua há mais de duas décadas no mercado de consórcio. A empresa pertence ao Grupo Canopus, por sua vez, com mais de 50 anos de história nos ramos de concessionária, corretora de seguros e instituto.
Embora tenha sua matriz sediada em Cuiabá, possui filiais distribuídas entre sete estados, a saber:
- São Paulo (São José do Rio Preto e São Paulo – capital);
- Rio de Janeiro (capital);
- Minas Gerais (Belo Horizonte);
- Rio Grande do Sul (Porto Alegre);
- Bahia (Salvador);
- Pará (Belém);
- Pernambuco (Recife).
Entretanto, possui mais de quatro mil pontos de venda em todo o país, por meio de parceiros. Segundo consta em seu site oficial, a empresa tem, como lema, ampliar o acesso a bens de consumo, por meio de planos inovadores.
Portfólio de produtos
No seu portfólio, a Consórcio Canopus inclui propostas para aquisição dos seguintes bens:
- automóveis;
- imóveis;
- caminhões;
- máquinas e equipamentos;
- motos;
- aeronaves;
- serviços;
- bens múltiplos;
- sistemas de energia solar.
Vale ressaltar que, nos consórcios em geral, os sorteios e lances são realizados por meio de assembleias. Deste modo, todos os eventos promovidos pelo Consórcio Canopus são disponibilizados em seu site oficial.
Assim, os participantes podem conferir, em cada data, os resultados da assembleia. Ou seja, uma ferramenta de transparência e viabilidade no acesso.
Canais de contato
Em primeiro lugar, a pessoa interessada pode entrar em contato com o Consórcio Canopus pelo formulário inserido em seu site. Nele, basta informar os dados pessoais, e-mail e telefone para interação.
Além do site, é possível contactar a empresa pelos respectivos telefones de cada filial ou matriz. Todos os canais podem ser visualizados aqui.
Por fim, a empresa ainda disponibiliza um canal de denúncias, no qual a pessoa usuária pode enviar quaisquer reclamações ou ocorrências. O mesmo está disponível também pelo site oficial do Consórcio Canopus.
Reputação da Consórcio Canopus
Antes de mais nada, é importante que a pessoa interessada em aderir a um consórcio consulte a credibilidade da empresa. Um dos recursos é consultar os sites de reclamações, a exemplo do Reclame Aqui.
No geral, a reputação do Consórcio Canopus é considerada regular, com pontuação 6,5. Desde seu registro no site, isto é, de 2020 a 2023, foram registradas 297 reclamações. Do total de queixas, todas foram respondidas.
Porém, o índice de solução é considerado baixo, com 63,5% de média. Consequentemente, 46,9% dos consumidores e consumidoras que acionaram o site afirmam voltar a negociar com a empresa.
Vale a pena fazer um consórcio
Em conclusão, apresentamos o Consórcio Canopus como uma das opções para aderir a esta modalidade de compra. Com certeza, vale consultar referências da empresa, assim como de outras que atuam no mercado.
Porém, vale a pena aderir a um consórcio, seja qual for a empresa? Inicialmente, trata-se de uma modalidade vantajosa, com custos e burocracias inferiores a um financiamento convencional.
Entretanto, é preciso ter ciência de que o valor da carta de crédito pode demorar até meses para ser liberada. Deste modo, caso a pessoa tenha pressa em adquirir o produto ou serviço, pode não ser tão viável. Ou seja, vale avaliar sua realidade e demanda e, só aí, aderir à modalidade.
*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.
Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878
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