Entenda tudo sobre o seguro auto para deficiente físico

Compartilhe em suas redes:

Conheça tudo sobre o seguro auto para deficiente físico sabendo como funciona, o que o difere dos demais e se todas as seguradoras oferecem o seguro de automóvel para deficientes. Saiba o que muda no momento de contratar o seguro automotivo para PCD e escolha o melhor para você.

Pessoas que possuem algum tipo de deficiência nem sempre são incapazes, isso quer dizer que podem viver uma vida normal. Por conta disso, podem dirigir um carro e contratar um seguro auto para deficientes físicos.

A questão é que o veículo muitas vezes precisa ser adaptado ao tipo de deficiência existente e por conta disso, o seguro tem algumas mudanças.

As adaptações variam conforme o tipo de deficiência e os carros já podem sair de fábrica com essas intervenções.

Isso precisa ser informado ao seguro na hora de contratar o serviço. Por isso, entenda melhor como funcionará o seguro auto nesse caso.

Seguro auto para deficiente físico

Como funciona o seguro auto para deficiente físico

O Brasil possui cerca de 45 milhões de pessoas com deficiência e muitas delas estão ativas no mercado de trabalho, fazem atividades externas e precisam se locomover.

Muitas optam por ter autonomia e adquirem um seguro auto, mas na hora de contratar é preciso ter um pouco mais de atenção.

Isso porque os deficientes físicos podem adquirir um veículo zero com isenção de alguns impostos como IPI e ICMS, fazendo com que o valor do carro seja um pouco diferente do de mercado.

Nesse caso, o for preciso pagar a indenização do carro o pagamento não será correspondente a 100% da tabela FIPE como ocorre com os demais veículos.

Pode ocorrer do segurado ter de pagar todos os impostos para receber esse valor integral ou a seguradora descontar os imposto na hora de pagar ao segurado.

E na contratação é preciso adotar alguns cuidados.

Preenchimento do formulário

É preciso ter muita atenção na hora de preencher o formulário sobre o veículo e o segurado. É de extrema importância que seja informado que o carro é adaptado para deficiente físico e quais modificações foram feitas.

Equipamentos instalados

Todos os equipamentos que foram instalados para que o deficiente pode garantir a sua mobilidade devem ser informados.

Ao fazer isso todos eles estarão protegidos pelo seguro auto para deficientes físicos e serão indenizados em caso de sinistro.

Coberturas do seguro auto para deficiente físico

É preciso escolher quais serão as coberturas e serviços adicionais que serão inclusos na apólice.

Em algumas seguradoras é possível contar com serviços específicos voltados aos deficientes físicos.

O condutor do veículo precisa ser o deficiente?

Não. Essa é uma dúvida bastante comum, pois nem sempre a deficiência do condutor permite que ele dirija.

Nesse caso o veículo pode ser adquirido para que um condutor autorizado cuide da locomoção da pessoa.

Ao fazer o seguro auto é preciso que o nome do condutor ou condutores estejam constando no formulário de solicitação do seguro e também na apólice.

Toda seguradora possui o seguro auto para deficiente físico?

A maioria delas possui essa opção de seguro, porém, é preciso fazer uma cotação e enviar uma proposta para ter essa certeza.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:


Compartilhe em suas redes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *