Entenda como funciona o seguro para transporte de cargas

Saiba tudo sobre como funciona o seguro para transporte de cargas e entenda como é importante proteger a sua carga. Tire também suas dúvidas sobre o seguro para cargas.

Seguro para transporte de cargas

Bens ou mercadorias transportadas em meios ferroviários, rodoviários, aéreos e hidroviários precisam estar segurados, seja o trasporte feito por uma empresa transportadora ou por um transportador autônomo. Mas, para garantir o destino da carga, há formas de seguro obrigatório e facultativo neste mercado.

É importante dizer que o seguro de carga é válido durante o período em que a carga está sendo transportada, porém é possível estender enquanto ela está em armazéns desde que isso esteja previsto em apólice.

Como funciona o seguro de cargas?

O seguro de responsabilidade civil, contratado pelo transportador, garante o reembolso de indenizações para pagar reparar danos à carga transportada. A contratação é tão obrigatória quanto o DPVAT e serve como compromisso de entrega e recebimento da carga. A indenização cobre prejuízos sofridos pelo proprietário da mercadoria transportada, mas sua cobertura é bastante restrita, pois indeniza prejuízos causados em mercadorias devido a acidentes com o veículo transportador, mas não cobre, por exemplo, roubo ou furto das mercadorias, nem danos causados por mau acondicionamento dos produtos, entre outros casos.

Já o outro seguro para transporte de cargas abrange duas categorias e é contratado pelo vendedor ou pelo comprador da carga. Uma das categorias de transportes é nacional e se refere ao mercado interno; a outra, internacional, diz respeito ao mercado de importação e exportação. Para a contratação deste seguro é preciso estar atento ao tipo de apólice, pois há riscos que não são cobertos. Entretanto, diferentemente do seguro de responsabilidade civil, casos de roubo, furto ou armazenamento indevido são, na maioria das vezes, cobertos, dependendo do seguro contratado.

Quais as coberturas do seguro para cargas transportadas?

Como já dito há diferentes coberturas existentes, por isso a Susep as classifica como: Cobertura Básica Restrita (C), Cobertura Básica Restrita (B), Cobertura Básica Ampla (A), Cobertura Básica Restrita para Embarques de Mercadorias/Bens Acondicionados em Ambientes Refrigerados, Cobertura Básica Ampla para Embarques de Mercadorias/Bens Acondicionados em Ambientes Refrigerados, Cobertura Básica Restrita para Mercadorias/Bens Congelados, Cobertura Básica Ampla para Mercadorias/ Bens Congelados, Cobertura Básica Ampla para Animais Vivos (Exceto Embarques Aéreos de Aves Vivas), Cobertura Básica Ampla para Seguros de Transportes Aéreos de Aves Vivas, Cobertura Básica para Seguros de Bagagem e Cobertura Básica para Seguros de Mercadorias Conduzidas por Portadores.

No caso da Cobertura Básica Restrita (C), as coberturas disponíveis são:

  • Incêndio, raio ou explosão;
  • Encalhe, naufrágio ou soçobramento do navio ou embarcação;
  • Capotagem, colisão, tombamento ou descarrilamento de veículo terrestre;
  • Abalroamento, colisão ou contato do navio ou embarcação com qualquer objeto externo que não seja água;
  • Colisão, queda e/ou aterrissagem forçada da aeronave, devidamente comprovada;
  • Descarga da carga em porto de arribada;
  • Carga lançada ao mar;
  • Perda total de qualquer volume, durante as operações de carga e descarga do navio; e
  • Perda total decorrente de fortuna do mar e/ou de arrebatamento pelo mar.

Qual o prazo para receber a indenização do seguro para cargas?

O prazo máximo para pagamento da indenização é de 30 dias, porém esse período começa a contar a partir do momento que toda documentação prevista em apólice é entregue à seguradora.

Por que ter um seguro para transporte de cargas?

Contratar o seguro de transporte de carga garante um pouco mais de tranquilidade para o dono dos bens, pois caso sejam roubados, furtados ou sofram avariadas é possível contar com a indenização que repara as perdas financeiras.

Ele é tão importante que no Brasil a regulamentação diz que toda carga em circulação deve estar assegurada.

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10 Comentários

  • rogerio says:

    bom dia…

    quero saber se o motorista tem restiçâo no cpf,se consegue fazer o seguro::?

  • Jalton Ferreira da silva Ferreiraq says:

    Quero fase um seguro para carga como faso

  • Antonio Augusto Fracaro says:

    Boa Tarde

    Gostaria de saber como funciona para realizar seguro de cargas de caminhão, tenho um escritório e realizo muitas notas durante o ano e gostaria de saber como funciona para fazer o seguro das cargas?

    Att…

  • Flávio says:

    BOM DIA SR. DIRETOR !! ME CHAMO FLAVIO E SOU MOTORISTA DE CAMINHÃO EM UMA TRANSPORTADORA..GOSTARIA DE SUGERIR AOS SENHORES DIRETORES E AO ÓRGÃO CONTROLADOR DAS SEGURADORAS DE CARGAS QUE CRIASSE UMA CLÁUSULA NOS CONTRATOS DAS EMPRESAS DE TRANSPORTES DE CARGAS ONDE AS EMPRESAS PERDERÃO O DIREITO DAS INDENIZAÇÕES SE O TRANSPORTADOR PERMANECER NO LOCAL DE ENTREGA POR MAIS DE UMA HORA OU SEI LÁ,,A HORA QUE VOCÊS ACHAREM MAIS COMPATÍVEL COM A NOSSA REALIDADE E TAMBÉM SE OS MOTORISTAS PERNOITAREM EM LOCAL INADEQUADO,,SEM NENHUM APOIO DO CLIENTE..POIS HOJE AS TRANSPORTADORAS NOS SUBMETEM A FICAR O DIA INTEIRO EXPOSTOS LITERALMENTE NA RUA SERVINDO DE VITRINE PROS LADRÕES DE CARGAS ESPERANDO SER CHAMADO PRA DESCARREGAR.. O CLIENTE FAZ O CAMINHÃO DE DEPÓSITO DA MERCADORIA POR NÃO TER ESPAÇO PRA CARGA QUE ELE COMPROU E O CAMINHÃO FICA O TEMPO QUE ELE QUISER NA RUA LARGADO EXPOSTO ATÉ SER ROUBADO..A TRANSPORTADORA LAVA AS MÃOS PORQUE SE QUESTIONAR COM O CLIENTE PODE PERDER A CARGA.. O FORNECEDOR CONTRATA A TRANSPORTADORA,,A TRANSPORTADORA LEVA A CARGA PRO CLIENTE ..ENTÃO O CLIENTE NÃO ASSUME NENHUMA RESPONSABILIDADE EM DAR SEGURANÇA E NEM SUPORTE PRO MOTORISTA,,A TRANSPORTADORA POR SUA VEZ LAVA AS MÃOS POR MEDO DE QUESTIONAR COM O CLIENTE E O CLIENTE RECLAMAR COM O FORNECEDOR E O FORNECEDOR CORTAR OS SERVIÇOS DESSA TRANSPORTADORA..NÃO VAI ADIANTAR NADA TODA ESSA TECNOLOGIA DE RASTREAMENTO VIA SATÉLITE,,BLOQUEADOR DE PORTAS,,BAÚ E MOTOR,,G.P.S. ESCOLTA ARMADA E ETC..SE NÃO RESOLVER ESSE PROBLEMA DE FORNECEDOR,,CLIENTE E EMPRESAS DE TRANSPORTES NÃO COOPERAREM COM A SEGURANÇA DO MOTORISTA E DA CARGA,,É HIPOCRISIA,,É TAMPAR O SOL COM A PENEIRA,,É NÃO ENCARAR DE FRENTE O PROBLEMA.. SE ESSA CLÁUSULA QUE SUGERI FOR INCLUÍDA TENHO CERTEZA QUE AS CARGAS TERÃO MAIS SEGURANÇA E O PREJUÍZO FINANCEIRO DAS SEGURADORAS IRÃO DIMINUIR EXPRESSIVAMENTE E OS MOTORISTAS NÃO FICARÃO MAIS LARGADOS,,ABANDONADOS NO MEIO DA RUA SERVINDO DE VITRINE PRA LADRÕES.. ATENCIOSAMENTE !!! GRATO!!!!

  • Vanclei José Derganho says:

    boa tarde gostaria de saber como que faz para fazer seguro de carga,para caminhão

    • Smartia Seguros Online says:

      Olá Vanclei, boa tarde! No momento a Smartia não realiza este tipo de seguro, porém você poderá encontrar ajuda com outros corretores, tudo bem? E quando desejar seguros para auto, vida, residencial, fiança locatícia e viagem pode nos procurar!! :-)

  • Paulo eduardo says:

    tenho categoria c.e a seguradora ta mim barrando pra tras porta em um caminhão truk…queria saber Poque si a categoria compete com o veiculo

  • Antônio says:

    Olá,

    O cuidado no transporte de cargas principalmente as pesadas, são fundamentais.

    Att.

  • Regis Alan says:

    Boa Noite,

    Gostaria de saber como funciona o seguro de carga, tenho uma transportadora e gostaria de fazer seguro de carga.
    Gostaria que me ligasse no 31 9754XXXXX.

    Obrigado.

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