Como funcionam os títulos de capitalização

Os títulos de capitalização permitem que concorra a sorteios de prêmios e ainda consiga resgatar no futuro o valor investido. Veja quais são os tipos existentes e suas regras.

Provavelmente você já ouviu falar em títulos de capitalização e muitas vezes o associa a sorteios e prêmios e se esquece de que ele pode te dar um retorno financeiro no futuro.

Para que possa entender por completo como ele funciona e conhecer as suas regras, preparamos esse artigo para que não fique mais com dúvidas.

Como funcionam os títulos de capitalização

O que são os títulos de capitalização?

Os títulos de capitalização não é um investimento, mas, pode ser considerado uma forma de poupar dinheiro e concorrer a prêmios.

Podemos dizer que se trata de um produto para formar um capital, com suas regras e características próprias e que após um período remunera em moeda corrente.

Ele é regulamentado pela SUSEP e possui regras estabelecidas para que possa ser disponibilizado no mercado.

Qual é o período que o capital fica aplicado?

Isso dependerá de cada título, mas, o período mínimo é de 12 meses não sendo possível sacar o dinheiro com antecedência.

Se por algum motivo houver necessidade de saque no período de carência será descontado um percentual que será uma multa.

Quais as formas de pagamento dos títulos de capitalização?

É possível que ocorra o pagamento mensal (PM), nesse caso todos os meses será preciso depositar o valor correspondente ao título.

O pagamento único (PU) permite que a pessoa compre um título de menor duração e que realiza apenas sorteio em um determinado dia ou período.

O pagamento periódico (PP) pode ter datas bimestrais, trimestrais, semestrais ou de outra periodicidade para que sejam pagos.

O que são os prazos?

Os prazos correspondem aos períodos que fazem parte do título.

O prazo de pagamento equivale ao tempo em que a pessoa se comprometeu a fazer o pagamento.

O prazo de vigência é aquele que fica entre o começo e o fim da aplicação. Já o prazo de carência é aquele tempo mínimo que o dinheiro deve ficar aplicado.

Qual a rentabilidade do título de capitalização?

Quando se paga pelo título de capitalização, parte do valor é destinado ao sorteio dos prêmios e taxas de administração e o restante é que recebe a rentabilidade.

Essa quantia é remunerada de acordo com a Taxa de Referencial (TR) ou por algum outro índice da inflação.

Além disso, tem uma remuneração de uma taxa de juros informada no momento da compra e que precisa ser de no mínimo 20% da taxa mensal aplicada à poupança.

Na hora de receber o valor aplicado a pessoa pode receber um valor maior ou menor do que o montante pago de acordo com as regras de cada título de capitalização.

Como funcionam os sorteios?

Cada título possui suas regras para o sorteio, por exemplo, um título de pagamento único que visa arrecadar dinheiro para alguma instituição pode realizar o seu próprio sorteio. Ele pode ter um dia especifico para sortear os números premiados.

Já um título de pagamento mensal, muito comum nos bancos, pode fazer os sorteios com base nos números da loteria. Assim, quem tiver o código correspondente acaba sendo sorteado.

Cerca de 20% do valor pago no título costuma ser destinado ao pagamento dos prêmios, por isso, quem não for sorteado pode acabar recebendo menos do que investiu.

Eu já fui sorteado uma vez, posso ser premiado novamente?

Sim. Quem já foi sorteado além de acumular o valor do prêmio e o montante investido continua a concorrer nos sorteios.

Não um limite de vezes em que uma pessoa pode ser contemplada.

Quais são os tipos de títulos de capitalização?

Tradicional – Tem como objetivo devolver ao titular o valor pago pelos títulos ao final do período de vigência.

Para que isso ocorra é preciso que todos os pagamentos estejam em dia e não haja resgate antes do fim de vigência.

Essa é uma maneira de incentivar a pessoa a guardar dinheiro mensalmente.

Popular – Ele é mais indicado para quem deseja contar com a sorte já que a maior parte do valor é destinado para o pagamento de prêmios bastante atrativos e a pessoa não receberá o valor total investido de volta.

Os prêmios devem ser sorteado pelos menos uma vez por semestre e não podem ser inferiores a 12 vezes a quantia do valor pago.

Compra-Programada – Quando se adquire esse título é preciso preencher uma ficha indicando se após o período de vigência deseja receber o valor em moeda corrente ou serviço.

Incentivo – Ele é vinculado a um evento promocional ou de incentivo vinculado a um determinado comportamento.

Ele é bastante utilizado pelos bancos para fidelizar os clientes e manter os pagamentos em dia.

Como funcionam os resgates dos títulos de capitalização?

Resgate antecipado – Quando a pessoa opta por resgatar o valor antes do final do prazo, recebendo apenas parte dele devido ao desconto percentual que corresponde a multa.

Resgate parcial – Ele não é disponibilizado por qualquer título e existe uma regra em relação ao valor máximo a ser resgatado e o quanto deve continuar investido.

Resgate no final do prazo – Esse garante que se consiga a rentabilidade máxima proporcionada pelo título e vem corrido pelos índices aplicados.

Como contratar um título de capitalização?

A contratação pode ser feita diretamente com o setor comercial da empresa sem que haja necessidade de assinatura de proposta.

Se por acaso existir alguma proposta não pode ser cobrada nenhuma taxa por ela.

O valor pago nos títulos são fixos?

Isso vai depender do período de vigência do título e de seus regras.

Os que possuem duração de 12 meses ou menos não podem ter alterações de valores. Já os que tem vigência superior podem ser atualizados a cada 1 ano conforme índices determinados no próprio título.

O que acontece se houver atraso nos pagamentos?

Se o atraso for por um curso período podem ser cobrados juros e multa moratória. É possível também que seja prorrogada a vigência por conta da inadimplência.

Nessas duas situações, enquanto não houver a regularização, a pessoa fica suspensa e não pode concorrer aos sorteios.

O atraso permanecendo por um período maior, conforme estabelecido por cada título, ele poderá ser cancelado. Nesse caso a pessoa pode resgatar o capital acumulado, mas, somente após o período de vigência.

Agora já sabe de mais uma possibilidade de poupar dinheiro e ainda concorrer a prêmios. É só escolher um título de capitalização que combina com os seus objetivos.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *