Cote o seu plano de saúde online!

Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!

ilustração de um médico

Entenda o que é o plano odontológico sem carência.

O plano odontológico sem carência é ideal para quem precisa fazer tratamentos com urgência, sem tempo para esperar alguns serviços disponíveis nos planos convencionais. Com ele, os serviços são liberados mais rapidamente para que o usuário tenha a chance de realizar os tratamentos necessários para sua saúde bucal.

E cada vez mais é perceptível a importância de se ter um olhar cuidadoso para os tratamentos dentais, principalmente quando percebemos que algumas doenças podem ser evitadas com a saúde bucal em dia. Atualmente, o país tem mais de 24 milhões de pessoas com planos odontológicos, e o número cresce cada vez mais.

Além disso, é importante ressaltar que os planos odontológicos são regulamentados pela ANS, a Agência Nacional de Saúde Suplementar, e todas as informações legais sobre os serviços ofertados podem ser encontradas no site da agência.

Veja as principais informações sobre o plano odontológico sem carência.

Tire suas dúvidas sobre o plano odontológico sem carência
Imagem: Getty Images

Como funciona?

Como já dito anteriormente, o plano odontológico sem carência é o tipo de convênio que garante acesso imediato aos serviços oferecidos pela operadora. Assim, 24 horas após a contratação, o cliente já tem os benefícios liberados e pode consultar ou realizar tratamentos dentais com os profissionais cadastrados no plano em questão.

Para casos de uso emergencial, ou seja, em que não é preciso marcar a consulta, o uso pode ser feito imediatamente após a contratação.

Mas é importante que o usuário fique atento às cláusulas contratuais, se certificando do prazo em que os serviços serão liberados, uma vez que pode ocorrer mudanças de acordo com a empresa que oferece o plano odontológico.

Realmente é mais econômico ter um plano odontológico?

Sim. Embora nem sempre o uso seja mensal, os valores cobrados por serviços odontológicos são altos e, muitas vezes, pesam no orçamento das pessoas. Sendo assim, o valor pago mensalmente provavelmente não cobriria os gastos caso alguma emergência ocorresse.

Procedimentos simples, tem cobertura total dos planos, como a limpeza, o que evita gastos fora do orçamento e permite que a saúde bucal seja feita de maneira preventiva.

Além disso, colocar no papel o valor pago por mês pode ser uma forma de entender a economia ao contratar um plano odontológico. Em geral, os procedimentos da área tem seus valores acima de R$100,00, o que ressalta a economia da contratação.

Existem limitações na cobertura?

Sim. De maneira geral, planos odontológicos não cobrem procedimentos estéticos, como implantes e clareamento. Assim, essa limitação também se aplica aos planos odontológicos sem carência. Para esse tipo de serviço é possível buscar planos mais abrangentes que contemplem a parte estética da cobertura.

Além disso, é preciso verificar a quantidade de profissionais que estão cadastrados no plano contratado. Essa pode ser outra limitação existente. Afinal, se o número de profissionais for baixo, provavelmente não serão contempladas todas as especialidades necessárias para o cuidado com a saúde bucal.

Posso me consultar com qualquer profissional?

Não. As consultas com plano odontológico sem carência só podem ser realizadas com profissionais cadastrados na empresa. Para ter acesso aos nomes e especialidade, é preciso entrar em contato, seja através do site ou aplicativo, para encontrar um profissional que possa atender conforme a cobertura do seu plano odontológico.

Todos os planos odontológicos sem carência são iguais?

Não, da mesma forma que os planos de saúde tem coberturas diferentes, os odontológicos seguem a mesma linha. E, vale ressaltar, uma mesma empresa pode oferecer coberturas diferentes de planos odontológicos.

Por isso, é importante pesquisar e encontrar aquele que mais atende suas necessidades, indo de encontro aos tratamentos necessários para manter a sua saúde bucal em dia. Compare coberturas, profissionais, valores, realização de exames e outros critérios que fazem a diferença para a contratação e sua satisfação enquanto usuário.

familia se divertindo na praia
Garanta o bem-estar da sua família e invista em um plano de saúde.

Qual a importância de ter um plano odontológico?

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o tratamento preventivo da saúde bucal é tão importante quanto realizar consultas de rotina com médicos e exames anuais. Assim sendo, contratar um plano odontológico incentiva a realização desse tratamento. Afinal, ficará mais fácil agendar uma consulta sem precisar pagar diretamente por ela.

Além disso, imprevistos podem acontecer. Dentes quebrados ou que caíram, cáries, dor de dente… Ter um plano odontológico torna esse atendimento mais fácil, principalmente por existir o tratamento de emergência, que funciona como um pronto-socorro hospitalar.

O plano odontológico sem carência tem os mesmos benefícios que os outros planos, e vai além. Com ele não é preciso esperar para ter acesso aos tratamentos que você e sua saúde merece.

Avalie este post

Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878

Quer saber mais? Veja Também!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *