O Mastercard seguro auto está disponível para algumas categorias do cartão e pode ser usado no mundo todo.

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

A pensar em seguro de carro logo se imagina contratar um para proteger o próprio veículo. Mas e se alguém dissesse que existe um que você possui e pode usar quando alugar um carro?

Possivelmente pensaria que está pagando por um serviço que nunca vai usar e quer cancelar imediatamente. A questão é que esse é um benefício oferecido pelo cartão de crédito sem custo adicional.

O Mastercard seguro auto funciona de uma forma um pouco diferente do seguro tradicional, apesar de algumas coberturas já serem conhecidas.

Mastercard seguro auto
Imagem: Getty Images

Quais cartões oferecem o Mastercard seguro auto?

Para ter acesso ao seguro do cartão de crédito é preciso ter alguns cartões específicos. Apenas o Mastercard Platinum e Mastercard Black oferecem essa possibilidade.

Se tiver outro cartão da bandeira, mas que não receba essas denominações poderá usar normalmente para pagar a locação do veículo, mas sem ter direito a esse seguro adicional.

Em que locais do mundo esse seguro é aceito?

O Mastercard seguro auto é válido em qualquer país desde que cumpridas as regras referente a locação do veículo. Ele só não estará vigente em localidades onde esse tipo de cobertura é proibida por lei.

Como fazer para ativar o seguro?

Para que possa contar com o seguro do cartão para carros alugados não tem segredo. Quando for locar o veículo basta fazer todos os pagamentos à locadora usando o cartão de crédito Mastercard e assinar o contrato de locação.

Além disso, deve recusar o seguro oferecido pela locadora que garante indenização em casos parcial ou integral de danos por colisão ou outros danos similares e perdas e danos (CDW/LDW).

Seguindo essas regras já estará segurado e não há necessidade de emissão do bilhete do seguro, apesar de ser possível ter acesso a ele e imprimir.

Quem terá direito às coberturas do seguro?

As coberturas são válidas para o portador do cartão de crédito que foi usado no pagamento da locação.

Podem ser incluídos como beneficiários das coberturas outro motorista autorizado a dirigir o veículo. Esse deve aparecer como autorizado no momento da locação, ter mais de 18 anos e habilitação válida.

Quais as coberturas o seguro?

O Mastercard seguro auto cobre danos materiais que forem causados ao veículo alugado. Entre as causas estão:

  • Capotagem;
  • Colisão por diversos motivos;
  • Incêndio acidental;
  • Roubo e furto;
  • Danos decorrentes de granizo, inundações e outros eventos da natureza;
  • Roubo de bens que foram comprados com o cartão de crédito da Mastercard e que estavam dentro do veículo.

Vale ressaltar que o seguro está disponível para veículos que sejam locados para passeio. Os que possuem finalidade comercial, caminhões, trailers, motocicletas e outros não são cobertos.

As indenizações são válidas apenas para danos causados ao veículo locado, portanto, não garantem cobertura para carros de terceiros.

Qual a vigência do Mastercard seguro auto?

O seguro fica vigente durante a locação do veículo desde que respeitado o prazo máximo oferecido pelo cartão.

Para clientes com o Mastercard Platinum, a cobertura começa a valer no momento que o veículo é retirado da locadora. Para esse cartão a validade é de no máximo 31 (trinta e um) dias consecutivos.

Para quem possui o Mastercard Black esse período é um pouco maior, chegando a 60 dias consecutivos.

Como existe tempo limite e uso para veículos locados por períodos superiores, é preciso verificar se o Mastercard seguro auto é a sua opção mais interessante.

No caso de sinistro, qual o valor da indenização?

Independentemente de ser um Mastercard Platinum ou Black, os valores serão os mesmos. Ele é limitado a USD 75.000 por acidente.

Outra cobertura é a de roubo ou furto qualificado de bens comprados com o cartão de crédito, essa é limitada a USD 303,00.

*Verifique valores atualizados diretamente com a empresa. Estes são valores pesquisados em setembro de 2021.

O que fazer em caso de sinistro?

Havendo um sinistro sofrido é preciso informar a seguradora para que possa ser providenciada a indenização.

Isso pode ser feito on-line e se houver necessidade existem números de telefone disponíveis para orientação.

Será preciso preencher um formulário relatando o ocorrido e enviar esse datado e assinado. Poderão ser solicitados outros documentos como comprovante de pagamento dos bens danificados e roubados. Todos esses precisam ser enviados para que seja feita a análise e pagamento da indenização.

Basta seguir todas as orientações, registrar o Boletim de Ocorrência e fazer o acompanhamento on-line para saber o andamento do processo.

O Mastercard seguro auto é um opção alternativa para quem pretende locar um veículo e não quer ter custos adicionais com o pagamento do seguro do carro alugado. É preciso estar atento às regras para garantir que essas sejam cumpridas e possa ter direito a indenização em caso de sinistro.

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2 Comentários

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  • Valdenio Nascimento says:

    Tem também a cobertura da franquia?

    • Augusta Miranda says:

      Olá, Valdenio!
      Você precisa entrar em contato direto com a sua seguradora para ser atendido.
      A Smartia é um site de cotação, que tem parcerias com seguradoras. Nós somos responsáveis somente pelo formulário de cotação.
      Atenciosamente,
      Equipe Smartia