Entenda como funciona o financiamento para caminhão

| Autor: Jeniffer Elaina

Se você está pensando em comprar um caminhão ou trocar o seu, precisa acompanhar este artigo e entender melhor como funciona o financiamento para caminhão. Além de explicarmos como ele funciona, mostraremos as opções existentes no mercado.

Você decidiu entrar no ramo dos transportes e precisa comprar um caminhão, ou mesmo já trabalha na área e deseja trocar o veículo que usa?

Então certamente você pode estar considerando fazer um financiamento para caminhão.

Afinal, comprar um veículo desse porte exige um grande investimento financeiro que precisa ser planejado com atenção.

Por isso, preparamos este artigo, para explicar melhor como funciona o financiamento para caminhão, quais são os métodos disponíveis no mercado e como encontrar aquele que se adequa melhor ao seu perfil.

Entenda como funciona o financiamento para caminhão

O que é exatamente um financiamento para caminhão?

Caminhões são veículos de grande porte que invariavelmente possuem valores muito altos.

Por isso, é difícil encontrar alguém que tenha condições de comprar um à vista e, é justamente aí que entra o financiamento.

O financiamento é um tipo de empréstimo onde o interessado em comprar determinado bem, procura uma empresa ou instituição financeira e solicita o valor necessário para a compra dele, se comprometendo a pagar este valor em parcelas acrescidas de juros.

É possível fazer o financiamento tanto para veículos novos como usados e em ambos os casos o valor será pago de forma parcelada a instituição que cedeu o crédito.

O financiamento pode chegar até 100% do valor do veículo e, o número possível de parcelas irá variar muito de uma instituição para outra.

Por isso, antes de fazer um financiamento é importante pesquisar bastante quais são as possibilidades de pagamento, assim como as taxas de juros aplicadas, que também variam de uma instituição para outra, e mais alguns detalhes.

Quais são os tipos de financiamento para caminhão disponíveis no mercado?

Antes de decidir por um financiamento para caminhão é importante que você conheça todas as possibilidades existentes nesse mercado.

Atualmente é possível escolher entre quatro tipos de financiamento, com funcionamentos, juros e prazos distintos.

Conheça melhor cada um deles a seguir:

  1. Finame – BNDES

Entre todas as quatro opções, o Finame é o tipo de financiamento mais comum e procurado por pessoas físicas e jurídicas.

Ele é promovido pelo BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, e permite adquirir caminhões com até 10 anos de fabricação, financiamento até 100% do valor do veículo em parcelas de até 72 vezes.

No entanto, é importante dizer que as regras de financiamento do Finame, são diferentes para pessoas físicas e jurídicas, contando com variações como margem de financiamento, taxas de juros e prazos de pagamentos.

  1. CDC – Crédito Direto ao Consumidor

O CDC também é um tipo de financiamento muito comum, disponibilizado por diferentes instituições financeiras que emprestam o dinheiro para compra do veículo, permitindo o pagamento desse empréstimo em parcelas com o acréscimo de juros.

No CDC o veículo comprado é registrado no nome do comprador, ou seja do caminhoneiro ou empresário responsável pelo empréstimo.

Esse tipo de financiamento costuma contar com um período menor de parcelamento, geralmente 60 meses apenas, além de ter taxas mais altas de juros.

No entanto, é importante dizer que, se o comprador puder adiantar as parcelas do financiamento, contará com um bom desconto referente aos juros.

  1. Leasing operacional

Também é possível adquirir um caminhão através do financiamento conhecido como Leasing operacional.

De uma maneira geral o leasing funciona como uma espécie de locação do veículo, dentro dessa modalidade de financiamento existem duas vertentes o leasing financeiro e o operacional.

No leasing financeiro, o consumidor realiza um contrato onde pagará um valor mensal referente ao direito de uso do veículo, ao final do contrato o motorista pode optar por ficar com o veículo, comprando o mesmo por um valor menor, ou simplesmente devolvê-lo à empresa.

Já no leasing operacional a diferença está no fato de que, é possível contratá-lo com parcelas proporcionalmente menores, mas ao final do financiamento, a opção de compra do veículo pode ser feita pagando 80% do valor total dele.

É importante dizer que em ambos os casos, o veículo fica registrado no nome da empresa que está promovendo o financiamento e não no nome do cliente, como no caso do CDC.

  1. Consórcio

Por último, existe a opção do consórcio que também pode ser caracterizada como um tipo de financiamento, mas que diferentemente das outras três opções anteriores, o cliente não tem acesso ao veículo de imediato.

O consórcio funciona como uma espécie de financiamento de fundo coletivo, onde um grupo de pessoas com o mesmo interesse de compra parcelam o valor total do bem em um mesmo plano, que pode chegar até 96 vezes.

Por se tratar de um financiamento coletivo, o consórcio não possui taxas de juros, apenas uma taxa administrativa que pode variar entre 9 e 15% do valor total do bem e é dividida entre todas as parcelas do plano.

Todos os meses um dos participantes do grupo é contemplado e tem acesso a carta de crédito para comprar o veículo.

Ou seja, o consórcio é uma ótima opção para quem não quer pagar juros altos, mas tem a desvantagem da demora para a compra do veículo.

Quais são os passos para fazer um bom financiamento de caminhão?

Se você está decidido a fazer um financiamento de caminhão, mas não quer fazer um mal negócio é importante se atentar a alguns detalhes durante o processo dessa negociação.

Veja a seguir quais são eles:

  1. Faça um planejamento prévio

Antes mesmo de escolher o tipo de financiamento é importante que você se planeje financeiramente.

Analise todos os aspectos econômicos dessa compra em seu orçamento, quais são as necessidades reais dessa aquisição, e quais são as empresas que oferecem essa possibilidade.

  1. Escolha o modelo a ser comprado

Acredite, existem inúmeros modelos de caminhões para funções diferentes, por isso, o passo a seguir antes de financiar seu veículo é escolher com cuidado o modelo a ser comprado e sua condição de uso.

Sim, é possível financiar um caminhão usado, independentemente se ele está sendo vendido em uma concessionária ou de maneira particular.

Mas é importante que você estude com atenção a condição do veículo antes de escolhê-lo

  1. Avalie o melhor crédito

Depois de analisar a importância dessa compra e o modelo a ser adquirido, o passo seguinte para quem está pensando em fazer um financiamento de caminhão é escolher entre as opções disponíveis.

Compare todas elas e veja qual tem as melhores taxas e juros reduzidos para escolher a que é mais vantajosa.

  1. Separe a documentação

Para conseguir o financiamento a instituição solicitará uma série de documentos como os de identificação pessoal, carteira de habilitação, comprovante de renda, entre outros.

É indicado se informar antes sobre tudo o que será preciso e separar os documentos para ter todos em mãos quando for solicitar o financiamento de caminhão.

  1. Negocie as condições de pagamento

Ao solicitar o financiamento busque negociar as melhores formas de pagamento.

Dar uma entrada alta pode fazer com que as parcelas fiquem muito mais acessíveis.

Veja em quantas vezes o caminhão será pago, quanto maior o prazo para pagamento, maiores as taxas de juros e encargos cobrados.

  1. Assine o contrato

Após encontrar a melhor opção de financiamento para caminhão é hora de assinar o contrato e adquirir o seu veículo.

Leia com atenção todas as cláusulas para não deixar passar nenhuma informação importante e lembre-se de pagar em dia todas as parcelas para não correr o risco de financiar com o nome sujo ou perder o veículo.

Como fazer uma simulação de financiamento de caminhão usado?

Existem diferentes maneira de fazer uma simulação de financiamento de caminhão usado ou novo como, por exemplo, através do site do BNDES.

Onde basta inserir o valor do veículo a ser comprado, o percentual a ser financiado, o prazo e o período de carência.

Mas se você quiser uma maneira mais simples de realizar diferentes simulações de financiamento ao mesmo tempo, sem perder tempo, pode procurar um de nossos colaboradores e pedir mais informações sobre o assunto.

Quais são as empresas que oferecem financiamento para caminhão?

Atualmente, existem muitas empresas, além do BNDES que oferecem linhas de financiamento para caminhões, entre elas as principais são:

  • Financiamento de caminhão da BV Financeira;
  • Bradesco financiamento de caminhões usados;
  • Itaú financiamento de caminhão usado;
  • Volvo financiamento de caminhões da marca;
  • Mercedes-Benz financiamento de caminhões novos e usados.

Estas são apenas algumas das empresas que oferecem linhas e financiamentos para a compra de caminhões novos e usados.

A maioria delas possui a possibilidade de realizar uma simulação de maneira rápida e sem compromisso, além de contar com diferentes critérios para aprovar financiamento do caminhão.

Por isso, é fundamental que você pesquise atentamente cada uma das possibilidades oferecidas, de preferência com o auxílio de um profissional especializado, que tornará a sua pesquisa mais simples e fácil.

Agora que você já sabe melhor como funciona o financiamento para caminhão, quais são as opções disponíveis no mercado e como escolher uma mais adequada para o seu perfil, já pode pensar em fazer um financiamento e começar a trabalhar com transporte ou trocar de veículo.

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

17 Comentários

  • José Fernandes says:

    Olá, queria financiar uma F4000, valor 70 mil, queria dar 15 mil de entrada e financiar o restante, como faço?

    Att

  • Marcio Medeiros Talarico says:

    Oi, boa tarde, queria saber se um 1620, ano 2003, boiadeiro, queria financiar 60.000, quanto sobe de juros e em quantas vezes divide?

    Obrigado

  • José Monteiro de Sousa says:

    Olá, sou caminhoneiro mas estou desempregado, tenho um sonho de ter meu próprio caminhão, só que eu não tenho dinheiro pra dar entrada, será que eu consigo com vocês?

    Obrigado

  • Valdair Rosa Martins says:

    Boa tarde,

    Quero financiar caminhão 3/4.

    Att

  • Cristina Oliveira says:

    Olá,

    Como faço pra financiar um caminhão de 60 mil, estou negativada, tem como?

    Att

  • Edimar says:

    Bom dia, eu quero financiar um caminhão 1620 ano 2005/2005, esse ano é possível financiar até quanto%?

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Edimar,

      Obrigada pelo contato.
      Visite nosso site e faça sua cotação já! Preencha o formulário em nossa página clicando no link http://vemm.go2cloud.org/SHEv e aguarde um corretor parceiro entrar em contato com você para tirar suas dúvidas.

      Atenciosamente.

    • Erialdo says:

      Olá Edimar,

      Quanto maior a idade de fabricação do caminhão, mais difícil a obtenção de financiamento, pois todos os bancos limitam a idade do veículo, pois, o mesmo é utilizado como garantia do pagamento do financiamento, o veículo ficará em alienação fiduciária.

      Obs: Um caminhão com 10 anos de uso, ao término de um financiamento em 60 meses já será um caminhão de 15 anos com quilometragem bastante elevada e tecnologia ultrapassada (geralmente caminhões mais novos são mais econômicos e dá menos manutenção).

      Veja, pelos programas do governo, via BNDES a idade máxima é 10 anos, já nos demais financiamentos bancários fica entre 5 e 8 anos de idade do caminhão.

      Exemplo: Caminhão 300 mil no financiamento de R$8.220, o caminhoneiro pagou 12 parcelas e não dá conta mais de pagar as demais parcelas, ficaria um dívida de R$394.569 em seguida o banco entraria com processo de busca e apreensão e levaria o caminhão a leilão para recuperar parte do saldo devedor. Se o caminhão for vendido no leilão por 200 mil, ainda assim restaria uma dívida de 194.569 mais as custas de recuperação do veículo que o banco irá cobrar.

      Espero ter ajudado de alguma maneira.

      Até mais.

  • Marcelo says:

    Boa tarde,

    Gostaria de financiar meu primeiro caminhão, muito anos no tapetão.

    Att.

  • Joab Cirilo de Oliveira says:

    Bom dia,

    Tenho vontade de financiar um caminhão com cama fria, transposto banana e estou com problemas no transporte, como fazer esse financiamento?

    Obrigado

  • Neílton Souza says:

    Boa tarde,

    Já tenho o caminhão financiado, gostaria de financiar outro, como fazer?

    Obrigado

  • Kaio says:

    Oi,

    Como faço pra comprar financiado meu primeiro caminhão?

    Obrigado

  • Juracy Junior says:

    Boa tarde,

    Como faço pra financiar um caminhão 24.250, ano 2011, 30000 mil?

    Obrigado

    • Erialdo says:

      Olá Juracy,

      Você já possui outros caminhões em seu nome?

      Será necessário comprovar renda de no mínimo (3,334 x o valor da parcela)
      Finame: 300 Mil, 96 meses, 1ª Parcela aproximadamente 8 Mil
      Além do nome limpo e Score elevado…

      Espero ter ajudado de alguma maneira.

  • Jonas says:

    Boa tarde,

    Gostaria de saber mais sobre como fazer um financiamento, tenho interesse em fazer um de um caminhão, mas não sei com iniciar.

    Obrigado

    • Agnaldo Fidelis De Souza says:

      Olá, boa tarde,

      Sou autônomo e não tenho como comprovar renda em registro, tenho vontade de comprar um caminhão, como funciona?

      Obrigado

      • Erialdo says:

        Olá Agnaldo,

        Infelizmente sem comprovação de renda será quase impossível a obtenção da aprovação do financiamento, pois, os bancos cobram, entre outras coisas, além, de ter o nome limpo é preciso ter um bom score, comprovação de renda de no mínimo (3,334 x Valor da Parcela)

        Exemplo: Financiamento com parcela de R$ 3.000 o banco exigirá no mínimo uma renda de R$10.000,00

        Obs¹: Não é permitido comprometer mais de 30% da renda com o financiamentos.

        Obs²: Limite de 30% é global caso o cliente tenha outros financiamentos ativos (Imóveis, Motos…) serão somados ao limite de 30%.

        Espero ter ajudado de alguma maneira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *