Como funciona o seguro de vida individual

Saiba como proteger a quem você ama através do seguro de vida individual!

Entender como funciona um seguro de vida individual é o primeiro passo para proteger a sua família. O que acontece é que muitas pessoas deixam de contratar um bom seguro por não saberem quais se encaixam em suas necessidades e por não entenderem como funciona.

Existem algumas informações importantes que você precisa saber antes mesmo de contratar um seguro de vida e a primeira delas é sobre seu funcionamento. Confira a seguir!

Como funciona o seguro de vida individual

Imagem: Getty Images

O que é um seguro de vida?

Ao longo da vida sempre vamos nos deparar com altos e baixos, não é mesmo? Alguns problemas, incidentes e acidentes podem acontecer com qualquer pessoa, fazendo com que o risco seja real.

Esses riscos podem não ter relação com o seu cuidado com quem você ama ou com a própria vida. Mesmo sendo cauteloso, você está sujeito a passar por situações delicadas e arriscadas.

Isso se chama imprevisto, ou seja, coisas que chegam quando menos esperamos. Para que você tenha uma solução quando alguma situação ruim acontecer com a sua família ou com você, é importante contratar um seguro de vida individual.

Esse serviço protege a questão financeira da sua família em casos de acidente com o provedor da casa. Ao contratar um seguro de vida individual você consegue se manter mais tranquilo e despreocupado.

Até porque, o próprio seguro se preocupa com o seu futuro. O seguro de vida individual é um contrato que você faz com a seguradora para que seus dependentes familiares sejam protegidos financeiramente caso aconteça alguma coisa com você.

A cobertura mais simples que um seguro de vida individual pode fornecer é contra o falecimento da pessoa que contratou o seguro. Isso pode ser alterado pelos serviços que determinadas seguradoras oferecem.

Além disso, é totalmente preferido pelo titular aumentar esses benefícios, de acordo com suas necessidades.

Quer saber qual é o valor do seguro de vida por morte natural? Confira aqui!

Como funciona o seguro de vida individual?

O seguro de vida individual, como sugere o próprio nome, é o tipo de seguro em que o titular é o único que recebe a cobertura. Se o titular do seguro sofrer algum acidente, falecer ou ficar inválido, a família recebe um valor determinado pela seguradora.

Esse valor pode variar de acordo com as características do seguro contratado. Isso depende da profissão, da idade, condições de saúde e sexo do contratante. Se por exemplo ele tiver alguma doença pré-existente como diabetes, hipertensão ou cardiopatias, esse valor também sofre alterações.

O seguro de vida funciona como uma indenização que a seguradora paga aos familiares do segurado caso aconteça alguma coisa com sua vida. As pessoas que receberão os benefícios estão descritas no contrato do seguro de vida individual, e caso não haja beneficiários, os dependentes legais recebem o dinheiro.

O valor do seguro de vida individual é pago mensalmente, a cada seis meses ou apenas uma vez, dependendo da seguradora. Durante todo o prazo de pagamento, a vigência do seguro permanece ativa.

Aproveite e veja a tabela de preços do seguro de vida e tenha uma noção do quanto poderá pagar!

Como é feito o resgate do seguro?

Caso aconteça algum problema com o contratante, o resgate da indenização pode acontecer mediante as cláusulas descritas no contrato.

O primeiro passo é informar a seguradora sobre o fato ocorrido, seja pelo site ou pelo telefone. Depois disso, a seguradora enviará um documento conhecido como sinistro, que deve ser preenchido e devolvido novamente com outros documentos.

É comum que a seguradora peça inúmeros documentos, inclusive laudos médicos, boletim de ocorrência, atestados e dados pessoais.

Assim que toda a documentação é enviada à seguradora, existe um prazo pré determinado para que o resgate aconteça. Esse prazo é definido pela Susep e é de até 30 dias.

Existem alguns seguros em que você consegue fazer o resgate financeiro ainda em vida, mas para isso, você precisa contratar o seguro de vida resgatável.

Contratar um seguro de vida individual pode ser uma das melhores maneiras de proteger as pessoas que você ama. Dessa forma, você garante que, mesmo na sua ausência, seus familiares não estarão desamparados ou desprotegidos.

Escolha o melhor seguro de vida individual segundo as suas necessidades e veja todos os benefícios que ele tem a oferecer.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *