Carros com tecnologia trazem mais segurança e conforto no dia a dia

| Autor: Jeniffer Elaina

Descubra neste artigo como os carros com tecnologia que estão surgindo no mercado podem tornar seu dia a dia no trânsito muito mais seguro e confortável.

A tecnologia está presente no dia a dia da maior parte das pessoas do planeta. Até mesmo aquelas que vivem em regiões mais remotas, têm acesso a algum tipo de tecnologia. Já as que vivem em grandes centros urbanos, naturalmente, desfrutam mais da tecnologia.

Independentemente do grau de acesso, às tecnologias que são constantemente desenvolvidas possuem o poder de impactar a rotina do ser humano. Como, por exemplo, as constantes tecnologias veiculares, criadas com o intuito de trazer mais segurança e conforto para o trânsito.

Conheça neste artigo as recentes criações deste setor e como os carros com tecnologia poderão mudar a rotina de muitas pessoas para a melhor.

Carros com tecnologia trazem mais segurança e conforto no dia a dia

Como os carros com tecnologia podem ajudar?

Atualmente, os acidentes de trânsito são uma das dez razões principais de óbitos no mundo, provocando mortes de pessoas em diversas faixas etárias. Entre as pessoas de 15 a 30 anos, ele é o maior responsável por mortes, fazendo mais 1,3 milhões de vítimas anualmente, conforme registro feito pela OMS – Organização Mundial de Saúde.

Em território brasileiro, os principais motivos de acidentes no trânsito são embriagues ao volante e pouca atenção ao dirigir. Situações que, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, promovem mais 6 mil mortes, deixando cerca de 80 mil feridos nos mais de 90 mil acidentes ocorridos no país.

Considerando tais números, fica fácil entender como os carros com tecnologia que estão surgindo no mercado podem trazer benefícios para nossa segurança e conforto diários. Veja a seguir algumas das tecnologias mais recentes criadas.

Carros com tecnologia, criados recentemente

São muitas as novidades que permeiam o mundo automobilístico, mas, certamente os carros com tecnologia voltada para a segurança e o conforto merecem um destaque maior. Conheça algumas das novidades que podem promover essas condições com maior margem de sucesso:

  1. Sensor de desligamento para motoristas embriagados

Desenvolvida por um grupo de estudantes da cidade de Curitiba no Estado do Paraná, a tecnologia chamada SENSCAR, trata-se de um sensor que identifica a presença de álcool no hálito do condutor e desliga o motor, enviando um alerta para uma central de comando.

Esta tecnologia ainda está em desenvolvimento e os alunos da Uninter – Centro Universitário Internacional, possuem um financiamento de R$ 30 mil, oferecido pelo Projeto Renault Experience.

  1. Banco que mantém o motorista acordado

Criado pelo Cemsa – Centro Multidisciplinar de Sonolência e Acidentes em parceria com as empresas TWE e Marcopolo, o assento que mantêm o motorista acordado foi desenvolvido num primeiro momento para condutores de ônibus.

A ideia funciona através de um aplicativo onde o motorista deverá adicionar algumas informações como período da sua jornada de trabalho e a quantidade de horas dormidas nos últimos dois dias. Depois disso é feita uma avaliação da atenção e capacidade de concentração do condutor, além do equilíbrio. O aplicativo informa então o nível de cansaço do motorista e calcula o momento em que ele precisará de um estímulo para se manter acordado.

Quando este momento chega, o aplicativo aciona algumas funções presentes no banco como vibrar, esfriar, aquecer e até mesmo alertas sonoros emitidos por alto-falantes embutidos no banco.

  1. Aviso de animais na via

Um motivo em comum para acidentes muitas vezes graves é a presença de animais na pista. Frequentemente eles ultrapassam cercas e invadem pistas, provocando acidentes que tiram suas vidas e colocam as vidas dos seres humanos em risco.

Para evitar este tipo de situação, a Viafauna uma empresa de consultoria ambiental, desenvolveu um sistema chamado Passa Bicho. Ele, consiste em sensores instalados no veículo que identificam a presença de animais e avisam o motorista.

  1. Fim das distrações com celular

O aplicativo chamado Arquimedes foi desenvolvido por estudantes da USP de São Carlos, no Estado de São Paulo. Ele é responsável por bloquear notificações de aplicativos que possam distrair o motorista, as únicas notificações que se mantém ativas são as relacionadas ao controle de mídias e GPS.

Para ficar mais interessante os alunos responsáveis pelo desenvolvimento do Arquimedes, criaram um sistema de gamificação, onde o motorista é acompanhado por um, mascote que vai crescendo e aumentando de nível ao longo do trajeto. O que promove ao motorista, descontos em instituições e lojas.

  1. Assistentes de estacionamento

Já são comuns os carros com tecnologia que permite ao motorista estacionar sem maiores problemas. Câmeras acopladas na traseira no veículo, sensores de aproximação que emitem sinais sonoros e até mesmo linhas animadas que são mostradas no painel indicando o lado para que o motorista precisa virar o volante, já existem e ajudam milhares de motoristas pelo mundo.

Existem ainda alguns veículos com sistema automático de estacionamento, que verifica se a vaga escolhida realmente comporta o veículo e determina a manobra ideal para que o carro seja estacionado da melhor maneira, realizando a baliza sozinho.

  1. Economizando combustível

Economizar no abastecimento é o sonho de todo brasileiro, e os carros com tecnologia Start / Stop são capazes de trazer essa economia aos seus motoristas. Este mecanismo, muito útil em engarrafamentos, faz com que o motor se desligue automaticamente quando o carro é parado, e religue assim que o acelerador é acionado. Evitando assim consumo desnecessário de combustível.

  1. Sensor de presença para destravar o carro

Muitas pessoas sofrem diariamente para encontrar as chaves de seus veículos. E os carros com tecnologia conhecida como Keyless Entry’N’Go, são capazes de poupar muito tempo para estas pessoas. Este mecanismo, presente nos carros mais modernos, permite que o veículo seja destravado apenas com um sensor de presença.

  1. Assistente de subidas

Certamente você já leu ou ouviu falar de algo parecido. Os carros com tecnologia de assistente de subidas, são equipados com um sistema que mantém o sistema de freios acionado, até o momento em que o motorista possa o acelerador e obter força bastante para uma saída que faça com que o veículo suba uma via sem maiores problemas.

  1. Limpador automático de para-brisa

Vivemos em um país tropical onde as chuvas são constantes e aparecem sem qualquer aviso. Poder contar com carros com tecnologia que aciona o limpador de para-brisa automaticamente assim que as primeiras gotas de chuva caem e nos poupam o trabalho de se preocupar com esse detalhe. Faz com que a vida ao volante seja muito mais confortável.

  1. Central multimídia

Outra tecnologia muito comum nos carros atuais são as centrais multimídias que permitem aos motoristas se manter conectados com seus celulares, sem que sua segurança seja colocada em risco. Podendo controlar, muitas vezes, diretamente do volante, a execução de mensagens recebidas no celular, o controle de músicas e muito mais.

  1. Controles de estabilidade

O controle de estabilidade eletrônico, é uma das tecnologias automotivas que veio para ficar e que em breve será obrigatória em todos os modelos produzidos. Ele consiste em sensores instalados na caixa de direção e nas rodas, que impedem que o condutor perca o controle do veículo, em curvas ou ao dirigir em vias molhadas.

  1. Faróis inteligentes de LED

Muito funcionais para a prevenção de acidentes noturnos, os faróis inteligentes de LED são produzidos com lâmpadas giratórias capazes de direcionar o feixe de luz em todos os lados, fazendo com que o motorista seja capaz de enxergar pedestres e possíveis obstáculos na via. E tudo isso, sem que a visão dos demais motoristas seja ofuscada pelo farol.

  1. Carros com tecnologia – Teen Driver

A tecnologia conhecida como ‘motorista jovem’, permite aos pais regular os veículos para que eles trafeguem em uma velocidade máxima pré-determinada, não sejam ligados sem que o cinto de segurança esteja acoplado corretamente e até mesmo que o som dentro do carro seja limitado.

São muitas, e cada vez mais acessíveis, as tecnologias desenvolvidas para que o trânsito seja mais seguro, econômico e confortável. Conhecer bem as ofertas, fará de você uma pessoa capaz de escolher com mais assertividade os carros com tecnologia que melhor se adapte às suas necessidades.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *