Benefícios empresariais: por que optar por um plano odontológico para seus funcionários?

O mercado de trabalho avança constantemente e as empresas precisam se adequar a esse ritmo para se manter atrativa a seu público externo e interno. E uma boa forma de se manter à frente no mercado é aplicar benefícios empresariais que façam sentido para seus colaboradores.  

Diferente de um tempo atrás, os gestores e diretores têm a percepção de como a contratação de benefícios são vantajosos para o rendimento da empresa.

Isso porque, eles tendem a motivar os colaboradores e garantir um maior desenvolvimento e produtividade, além de manter a rentabilidade e consequentemente garantem qualidade de vida e bem-estar.

As pessoas cada vez mais tem se preocupado com a saúde, mantendo uma alimentação saudável, prática de atividades físicas e com maior atenção a saúde mental e bucal.

Com isso, as equipes que proporcionam melhores condições trabalhistas e que motivam seus profissionais com complementos salariais que tratem da saúde dos colaboradores, atraem melhores resultados.

Tão importante quanto a saúde geral é a saúde bucal, pois é o conjunto de cuidados que garantem seu bem-estar e uma vida mais saudável e confortável.

Benefícios empresariais: por que optar por um plano odontológico para seus funcionários?

Imagem: Freepik

Por que optar pelo plano de saúde odontológico entre os benefícios empresariais da sua empresa?

Independente de quais benefícios empresariais a empresa aderir, é um investimento para a satisfação e qualidade de vida do funcionário. Além de ser bom para o funcionário, é bom para a empresa que garante maior produção e eficiência do trabalho.

Afinal, um funcionário feliz e saudável, com sentimento de valorização e pertencimento da empresa, se sentirá mais motivado a dar seu melhor.

Ademais, quando a saúde de sua equipe é cuidada com responsabilidade e em boas condições para agendamento de consultas, tratamento e acompanhamento, existe uma grande redução nas faltas, atestados e licenças.

Lembre-se que seus colaboradores são a cara da empresa, então mantê-los felizes em fazer parte da equipe e com a saúde em dia é muito importante, até porque o sorriso que reflete sua marca deve ser bem cuidado e saudável, não é mesmo?!

Mas mesmo sendo vantajoso, ainda não é uma opção comum entre as empresas. Isso faz com que se torna um grande diferencial para a empresa que optar pelo benefício.

Diferencial Competitivo

Como dito, segundo a Agência Nacional de Saúde Complementar, esse não é um benefício comum entre as empresas além de não ser um serviço tão conhecido, onde apenas cerca de 10% da população possui plano odontológico.

Isso porque não é comum as pessoas fazerem consultas preventivas e de acompanhamento com dentista, mas sim ao apresentar dores, problemas de saúde bucal – como buraco na gengiva, por exemplo – ou para tratamento odontológico e após o tratamento, deixam de consultá-lo.

Assim, quando a empresa apresenta como benefício o plano de saúde odontológico, os funcionários percebem a disponibilidade e tendem a iniciar esse processo preventivo, o que evita o desenvolvimento de possíveis doenças.

Imagem da Empresa

Com a disponibilidade do benefício, dar essa oportunidade aos seus colaboradores e familiares aumenta a satisfação do funcionário e consequentemente melhora a imagem tanto externa quanto interna da empresa.

Afinal, hoje em dia, todos são influenciados e influenciadores, então tendo em sua equipe defensores e amantes da sua marca, eles serão consequentemente divulgadores e podem trazer mais clientes.

Produtividade

Com sentimento de pertencimento e satisfação, é claro que o funcionário irá trazer melhores resultados e trabalhar com mais eficiência, pois ele acredita na empresa e na diferença que traz.

Custo Benefício

Além de fazer a diferença para a saúde do seu colaborador, um plano odontológico permite que seu funcionário economize. Por quê?

Imagina que você não possui um plano e começa a sentir uma forte dor nos dentes e precisa de um atendimento e provavelmente de um tratamento, os custos para isso – sem contar os remédios – será bem alto.

Mas quando você tem um plano de saúde, isso é coberto e dependendo do tratamento pode não entrar na cobertura, mas mesmo assim é dado um desconto.

Ou seja, indiretamente o plano odontológico irá auxiliar na renda familiar do seu funcionário, pois pode garantir um tratamento de qualidade sem mexer de forma impactante, ou até mesmo não mexendo, no orçamento do colaborador.

Sem contar, que para a própria organização, esse é um benefício que comparado com os demais, tem um custo muito baixo, sendo acessível em alguns casos até mesmo de cobrir o custo integral, deixando-o ainda mais atrativo.

Desconto no Imposto de Renda

Essa é uma vantagem exclusiva da empresa, pois ela pode abater o valor gasto com o pagamento do plano odontológico empresarial de seus colaboradores.

O que possibilita uma economia na hora de fazer a declaração de impostos da empresa.

Mas como devo fazer a contratação?

As coberturas para cada tipo de plano dental empresarial é feito seguindo as instruções da Agência Nacional de Saúde Complementar, então quando for consultar as operadoras é preciso se certificar de que essas orientações estão sendo seguidas.

Geralmente os principais serviços que o plano empresarial fornece são:

  • Consultas;
  • Atendimento de urgência;
  • Radiologia;
  • Ações de prevenção de doenças bucais;
  • Restaurações;
  • Cirurgias simples;
  • Aplicação de flúor e selante.

Mas existem muitos tipos de contrato que a empresa pode fechar, de acordo com a escolha do funcionário, então fica a critério deste escolher um plano que melhor o agrade e quais serviços serão cobrados, tendo variações de valor.

A empresa pode acordar, por exemplo, até qual valor irá cobrir e a diferença será arcada pelo colaborador. Inclusive, existem duas modalidades que a empresa pode optar, a:

  1. Compulsória: onde todos os colaboradores são incluídos no plano padronizado e a empresa arca integralmente com o valor; e
  2. Facultativa: onde o colaborador decide aderir ou não o plano de acordo com sua preferência e a forma de pagamento é acordado com a empresa.

Mas antes da empresa fazer a contratação com uma seguradora e as opções de planos, é preciso se certificar da qualidade, eficácia e segurança do serviço oferecido, a fim de garantir um atendimento de qualidade.

Para assim, oferecer benefícios empresariais que mantenham seus funcionários felizes, satisfeitos, valorizados, produtivos e lógico, com um lindo sorriso no rosto para atingir suas metas e receber seus clientes.

Conteúdo produzido por Giulia Vaz, redatora na empresa Clínica Ideal

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *