Este serviço é uma proteção para trabalhadores e produtores do campo. Ainda não conhece o seguro rural? Saiba mais aqui!
Muitos pontos que fogem das mãos de produtores influenciam no setor do agronegócio e, por isso, a importância de você ter um seguro rural.
Para você entender mais sobre as modalidades oferecidas pelas seguradoras, mostraremos mais detalhes neste artigo.
Uma das influências que fogem do controle de trabalhadores e produtores rurais são as várias mudanças climáticas, um fator que pode trazer vários prejuízos para uma plantação.
Se o seu negócio sofrer com este problema, por exemplo, mas você tiver seguro rural, não deve se preocupar.
O crescimento de uma das modalidades, o seguro agrícola, movimentou mais de R$2 bilhões em 2021. De acordo com a Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenseg), a expectativa para 2022 é um aumento de 40% no número de apólices desta categoria.
Então, fique ligado em todas as dicas abaixo para que você não tenha nenhum prejuízo no seu negócio.
Conheça os tipos de seguro rural
As apólices são variadas porque depende do grupo de atuação ou situação da pessoa que for contratar o seguro.
No Brasil, temos à disposição oito modalidades de seguro rural que são incentivadas pelo Governo Federal. Por isso, listamos aqui:
1. Seguro Agrícola
Esta opção é a mais conhecida pelas pessoas e é a ideal para o trabalhador ou produtor rural que está à procura de cobertura contra fenômenos meteorológicos, trazendo tranquilidade caso a plantação sofra com:
- Tromba d’água;
- Raio;
- Incêndio;
- Geada;
- Ventos mais fortes;
- Granizo;
- Chuvas além da média;
- Seca e mudanças variadas de temperatura.
2. Seguro Pecuário
O principal objetivo para escolher este serviço é ter a certeza de indenização caso aconteça a morte ou dano de um animal que estava voltado para produção, criação, consumo, recria, engorda ou trabalho por tração.
3. Seguro Aquícola
Focado em animais aquáticos, este seguro garante uma indenização caso tenha morte ou risco de morte por algum tipo de doença, ou acidente.
4. Seguro de Penhor Rural
Direcionado às atividades agrícola, pecuária, aquícola ou florestal, este tipo de serviço irá cobrir perdas ou danos aos bens que foram usados como garantia de um crédito rural.
Entre os bens que podem ser usados de garantia temos maquinário, veículo rurais, construções, dentre outros.
Só lembrando que estes bens devem estar descritos na apólice do seguro rural e no contrato do crédito.
5. Seguro de Benfeitorias e Produtos Agropecuários
Diferente do seguro de cima, esta opção garante a cobertura em caso de perda ou dano causado aos bens, mas que não foram dados como garantia de um crédito rural.
6. Seguro de Florestas
Caso aconteça algum prejuízo em uma floresta segurada, que foi incluída na apólice, o seguro traz a garantia de pagamento de indenização.
Na cobertura está incluso:
- Doença em alguma árvore;
- Riscos de incêndio;
- Problemas com pragas;
- Fenômenos meteorológicos como, por exemplo, ventos que ultrapassem os 54 km/h;
- Chuva acima da média;
- Clima diferente do que é previsto na região: secas ou geadas.
7. Seguro de Cédula do Produto Rural – CPR
Este seguro dá a garantia ao segurado que o pagamento de indenização acontecerá mesmo que por parte do tomador tenha uma falta de cumprimento comprovada, de acordo com as obrigações estabelecidas na CPR.
8. Seguro de Vida
Ideal para quem tem um crédito rural, afinal, caso o segurado venha falecer poderá ter amortização ou até mesmo ter as parcelas liquidadas do financiamento.
Quem pode contratar o seguro rural?
Qualquer produtor rural – pessoa física ou jurídica – que cultive as espécies contempladas pelo programa pode ter a apólice de um seguro rural.
Para dar andamento na aquisição é preciso procurar uma seguradora que esteja habilitada pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) dentro do Programa de Subvenção.
Fora isso, é necessário também realizar alguns passos. São eles:
- Fazer a formalização da proposta do seguro rural a seguradora escolhida;
- Esperar a resposta do Mapa sobre a proposta que foi enviada pela seguradora;
- Se você for aprovado, o Mapa realiza o pagamento de um percentual do prêmio (correspondente ao Governo) para a seguradora;
- Para conseguir finalizar a contratação do seguro, o produtor deve estar com toda regulamentação certa no Cadin (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal).
O valor deste tipo de seguro é baseado no risco do negócio, ou seja, quanto maior o risco, mais você pagará pelo serviço.
Por conta disso, os valores variam bastante porque dependem de fatores específicos como, por exemplo, cultura, região, tamanho da propriedade e produtividade.
Se você tem um negócio, não deixe de contratar o seu seguro rural.
Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878
Nenhum comentário