O que é laudo cautelar veicular e por que ele é importante?

O processo de compra de um carro usado pode, muitas vezes, causar algumas sensações de incertezas, principalmente em entender se ele realmente está em bom estado. Assim, buscamos fazer várias conferências de itens para checar o seu estado atual.

Uma maneira de garantir que esse processo seja mais correto e assertivo é por meio da execução de um laudo cautelar veicular. É um processo que passa vendo como estão todas as peças do carro e o tempo de uso para verificar se são necessárias trocas.

Assim, é uma ótima escolha para tirar todas as dúvidas a respeito do veículo e compreender se realmente vale a pena! Se interessou e quer entender mais como o laudo cautelar funciona? Continue com a gente e aproveite a leitura.

O que é o laudo cautelar?

O laudo cautelar veicular se trata de um relatório completo a respeito do carro, como se fosse um histórico das peças e da sua documentação.Assim, o profissional vai entender sobre a saúde atual das peças, se elas já foram trocadas alguma vez e se, no geral, o carro está em condições adequadas de uso.

Esse modelo de laudo não é um processo obrigatório de compra e venda de veículos, entretanto, faz muito sentido para ambos — tanto quem vende como quem compra. Podemos dizer que o principal favorecido por essa situação é, sem dúvidas, o comprador.

Mas, por mais que não seja um fator obrigatório, segundo a Lei Federal n.° 13.111/2015, é da natureza do vendedor passar todas as informações a respeito do veículo, tais como:

  • Registro policial;
  • Impostos;
  • Multas;
  • Outras taxas anuais.

Nesse sentido, faz ainda mais sentido um serviço de laudo cautelar ser contratado, visto que o profissional observará todos esses passos e fará a checagem das peças.

Você pode se interessar também sobre como transferir os documentos do carro para seu nome.

Quem deve pagar pelo laudo cautelar?

Não há uma lei ou algo do tipo que trate da responsabilidade do pagamento. O ideal é que as partes entrem em um consenso e compreendam qual a melhor opção. O que ocorre, muitas vezes, é eles dividirem o valor, não ficando pesado para nenhum lado.

Qual o valor pago?

O valor médio para carros populares é de R$ 500,00. Entretanto, ele pode depender muito de cada cidade, estado e até mesmo empreendimento, tal como o modelo do carro também faz com que a média de preço varie.

O que é analisado no laudo cautelar?

Quando é feito o pedido para analisar um veículo, o laudo cautelar contará com todas as informações a respeito do carro, como:

  • Histórico financeiro do carro e se ele já está quitado;
  • Autenticidade dos documentos do veículo e do dono atual e anteriores;
  • Vestígios de sinistros, como batidas, roubos ou outros;
  • Conferência se o veículo foi adulterado ou clonado;
  • Pendências jurídicas;
  • Se já sofreu recall ou se foi comprado em leilão;
  • Condições da pintura, placa, chassi;
  • Estado estrutural das principais peças, como motor, longarinas, almas de para-choque e os outros;
  • Condições dos itens de segurança.

Refinanciamento de veículo: o que é e como fazer um?

O que consta no laudo cautelar do veículo?

Com todo o processo finalizado, o veículo poderá ser classificado em três tipos de laudos: verde, amarelo e vermelho. Como você já pode imaginar, cada um tem um significado bem intuitivo:

  • Verde: o carro está em ótimas condições de uso;
  • Amarelo: alguma peça precisa de manutenção ou tem algo que precisa ser regularizado;
  • Vermelho: o carro foi reprovado em vários pontos.

Assim, cabe outra vez uma negociação entre os interessados. Nesse sentido, a venda pode ser cancelada, o vendedor abaixar muito o preço e o comprador arcar com os consertos ou outro possível entendimento entre eles.

Quanto tempo demora até o laudo sair?

O processo é bem rápido e demora cerca de 50 a 90 minutos.Algumas empresas trabalham com o procedimento por hora de chegada no local ou horário marcado. Assim, sempre ligue antes para entender como funciona o empreendimento escolhido.

O que acontece se não fizer o laudo cautelar?

Como vimos, ao realizar um laudo cautelar, é possível evitar várias dores de cabeça e ficar com mais tranquilidade para concluir a transação. Caso não ocorra essa verificação, é possível acontecer algumas situações:

Vulnerabilidade a golpes

O número de carros clonados no mercado vem aumentando consideravelmente nos últimos anos, o que pode ser visto com a quantidade de denúncias que a polícia recebe. Esse é um golpe no qual o indivíduo utiliza um carro original, mas faz a troca da placa, colocando o número alfanumérico da PIV de outro.

Risco de apreensão

Como a pessoa que está adquirindo o veículo não sabe sobre a situação anterior e procedentes, pode ter o risco de comprar um carro roubado e com a documentação vencida ou toda errada. Nesse sentido, ela pode perder todo o dinheiro com a compra do carro e ainda ter problemas judiciais,como a apreensão dele ou precisar pagar vários boletos para regularizar.

Qual a validade do laudo cautelar?

Após fazer o laudo cautelar, de acordo com o DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), ele terá uma validade de 30 a 60 dias.

Portanto, ao fazer esse procedimento no veículo, além de garantir que ele esteja totalmente adequado para se locomover pelas vias, também terá certeza que não caiu em um golpe.

Gostou do conteúdo e quer entender mais sobre veículos? Navegue pelo blog da Smartia e confira nossos outros temas. Até a próxima!

5/5 - (1 vote)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *