Como fazer um empréstimo online?

Obter um empréstimo online é uma tarefa simples e pode ser bastante útil em casos de urgência. Basta seguir alguns passos simples e pedir os valores pela internet.

Mas também é preciso tomar alguns cuidados com o empréstimo online. Exatamente por ser muito fácil de obter, você pode acabar contraindo uma dívida por impulso.

Também é comum que esse tipo de empréstimo tenha juros mais altos. Mas isso pode variar. Então, é importante pesquisar bastante antes de fazer a sua solicitação de valores.

Algumas financeiras terão custos mais baixos e podem ser mais interessantes ao seu caso.

Abaixo, falamos sobre as vantagens do empréstimo online e do passo a passo para fazer um.

Como fazer um empréstimo online?

Imagem: Getty Images

Quais as vantagens de fazer um empréstimo online?

São vários os atrativos de realizar um empréstimo online, começando pela praticidade na hora de obter os valores. Basta fazer uma simulação no site da financeira, apresentar seus dados e receber o dinheiro.

Há empresas que liberam os valores em 24 horas. O prazo varia, mas ainda costuma ser bem mais rápido do que o processo de conversar com um gerente e aguardar a aprovação do empréstimo por meios comuns.

Exatamente por essa praticidade, o empréstimo online costuma ser uma boa opção para momentos de emergência.

Também é possível simular os valores e juros do seu empréstimo, o que vai permitir planejar o seu orçamento. Assim, não será um problema pagar as parcelas e manter os débitos em dia.

Passo a passo para fazer um empréstimo online

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o empréstimo online, é hora de falarmos como fazer um empréstimo deste tipo. Acompanhe 8 passos:

1. Avalie os tipos de empréstimos online

Existem vários tipos de empréstimos que você pode obter online. O mais comum é o empréstimo pessoal, em que você vai receber o dinheiro na sua conta.

Outras opções são o empréstimo por meio do cartão de crédito, usando o limite do cheque especial; o crédito consignado; financiamento de um bem e outros.

Se seu objetivo é conseguir dinheiro “vivo”, o empréstimo pessoal online será o mais simples de se obter, inclusive porque várias financeiras o oferecem.

2. Pesquise por financeiras de confiança

Bancos e financeiras existem aos montes no mercado, mas nem todas são de confiança.

Para conseguir valores e não ter problemas depois, é fundamental verificar a idoneidade do negócio.

Por isso, comece pesquisando pela empresa no site do Banco Central do Brasil. O portal oferece ferramentas para ter a certeza de que a financeira está mesmo autorizada a atuar.

Outra dica é pesquisar sobre a empresa na internet, principalmente no site do Reclame Aqui. Assim, você saberá a opinião dos clientes sobre a financeira e vai conseguir perceber se ela tem credibilidade.

3. Faça uma simulação de empréstimo pela internet

Assim que você encontrar uma empresa confiável, faça simulações em seu site. Com esse passo, você vai saber quanto pode ter de empréstimo, os juros, prazo de pagamento e outras informações sobre o empréstimo.

4. Avalie o menor CET

Para encontrar a melhor opção de empréstimo, vale a pena comparar as opções em várias financeiras. Mas não se esqueça que você deve avaliar o CET, e não apenas os juros.

O CET é o Custo Efetivo Total do empréstimo, que vai além dos juros. O ideal é obter o empréstimo com o menor CET possível. Será uma vantagem para o seu bolso.

5. Escolha a forma de pagamento

O empréstimo online pode ser pago por meio de boletos, depósito em conta e, algumas vezes, até por cartão de crédito.

Assim que simular o empréstimo, indique qual a forma mais interessante para você realizar o pagamento das parcelas.

6. Planeje seu orçamento

Fazer um empréstimo é fazer uma dívida. Para não ter problemas para quitá-la depois, planeje seu orçamento familiar.

Você precisará colocar todas as suas despesas na ponta do lápis, assim como seus ganhos. Se for necessário, você poderá até programar cortes nas despesas superficiais.

O importante é fazer um plano de pagamento das parcelas nos próprios meses, um plano que você vai conseguir cumprir para evitar que seu nome vá parar nos órgãos de proteção ao crédito.

7. Use os seus dados pessoais

Para fazer o empréstimo, você vai precisar fornecer seus dados, como seu endereço residencial, CPF e RG.

Depois, é comum ser necessário enviar os comprovantes desses dados à financeira, escaneando os documentos ou por foto.

8. Verifique a sua conta

O empréstimo online será disponibilizado na conta que você cadastrar na financeira ou banco. Depois de seguir todos os passos que citamos nesse texto, aguarde o prazo indicado pela empresa e confira os valores.

Com o empréstimo online disponibilizado, você poderá utilizá-lo como desejar.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *