Tire todas as suas dúvidas sobre a vistoria técnica do seguro auto

Quer saber o que a vistoria técnica do seguro auto engloba? Então acompanhe esse artigo, tire suas principais dúvidas sobre o tema e entenda melhor como funciona esse processo no momento da contratação do seguro de carro.

Sempre que buscamos a contratação de um seguro auto, é necessário que uma vistoria técnica seja realizada. Mas, algumas pessoas, não fazem a menor ideia do que é verificado nessa vistoria.

Para acabar com essas dúvidas e trazer a você informações sobre como funciona a vistoria técnica do seguro auto, preparamos este artigo. Acompanhe e fique por dentro de todos os passos e informações necessárias.

Tire todas as suas dúvidas sobre a vistoria técnica do seguro auto

Entenda melhor o que é e como funciona a vistoria técnica do seguro auto

A vistoria técnica do seguro auto é um exame feito pela empresa de seguros para constatar as condições reais do veículo e só depois decidir se vale a pena assumir o risco ou não, permitindo a proposta de seguro.

A vistoria é responsável por promover um estudo detalhado de todas as peças, equipamentos e condição de lataria do veículo, a fim de identificar problemas já existentes e os possíveis danos do futuro. Além de fazer a vistoria o profissional pode tirar fotos para registrar o real estado do veículo.

Ela funciona como um meio técnico de comprovar que o carro tem ou não algum problema precedente a contratação do seguro. Problema esse que seja capaz de trazer alguma complicação ou agravar a falta de segurança do veículo.

O que exatamente é avaliado na vistoria técnica do seguro auto?

Quando a vistoria técnica do seguro auto é feita, diferentes aspectos do veículo são observados. Mas, todos sempre referentes ao tipo de serviço contratado. De maneira geral, os itens avaliados na vistoria técnica do seguro auto são:

  • Histórico: esta análise é feita para descobrir se o veículo é proveniente de algum leilão e se já sofreu uma colisão mais séria, por exemplo.
  • Avarias: todos os pequenos problemas como arranhões e amassadinhos são considerados nessa análise.
  • Modelo: além de apresentar toda a documentação do carro, é interessante que a condição do chassi assim como a existência de outras irregularidades.
  • Modificações: blindagem, rebaixamentos e alterações promovidas ao veículo são analisadas para que fique claro as condições reais do carro.

Quem é o profissional responsável pela execução da vistoria técnica do seguro auto?

De maneira geral, a vistoria técnica do seguro auto é feita por um profissional da área automobilística, capaz de identificar todos os possíveis problemas com o veículo. Além disso, eles não possuem um valor.

Onde a vistoria técnica do seguro auto é realizada?

A resposta para essa pergunta é uma variável, visto que, é comum que a vistoria técnica do seguro auto seja realizada em dois lugares diferentes:

  • O primeiro deles é em uma oficina indicada pelo seguro;
  • O segundo ocorre quando o seguro auto envia um profissional na casa do futuro segurado.

Quando a vistoria técnica do seguro auto não é necessária?

Existem duas situações onde a vistoria técnica do seguro auto não é necessária, essas são:

Carros 0 km: quando o carro a ser segurado é novo, não existe a necessidade de fazer a vistoria técnica do seguro auto, no entanto, para se poupar dessa burocracia é preciso contratar o seguro antes que o carro saia da concessionária;

Renovação do seguro: renovações de seguro realizadas dentro do prazo de vigência da apólice não implicam na necessidade de realizar uma nova vistoria técnica do seguro auto.

Conheça os tipos de vistoria técnica do seguro auto existentes

Existe mais um tipo de vistoria técnica do seguro auto, acompanhe e conheça quais são:

  1. Prévia: o tipo mais comum, onde detalhes simples são analisados para a aprovação do seguro.
  2. De risco: um estudo mais completo, complexo e demorado, realizado a fim de identificar se o veículo realmente é seguro
  3. Inspeção: esse tipo é o mais complexo de todos e se torna necessário apenas em casos especiais, como veículos que possuem o kit gás instalado.

Existe a necessidade de realizar vistoria técnica do seguro auto quando se troca de carro e faz um endosso?

Existirá essa necessidade se o veículo for usado, para carro 0 km não há essa obrigatoriedade.

Se meu seguro for cancelado por inadimplência, preciso realizar outra vistoria depois de regularizar minha situação?

Sim, neste caso, seu seguro será cancelado e, até que tudo se restabeleça novamente, você circulará com o veículo. Por isso, é preciso que a vistoria técnica do seguro auto seja refeita.

O carro não foi aprovado vistoria técnica do seguro auto?

Quando isso acontece a seguradora irá se recusar a realizar o seguro para o veículo. Nesse caso, sua opção é tentar fazer o seguro em outra empresa.

Normalmente essa negativa ocorre quando irregularidades são encontradas, por isso, também é possível procurar corrigir tais irregularidades e solicitar uma nova proposta de seguro. Para que outra vistoria seja feita.

A vistoria técnica do seguro auto é um assunto que ainda promove dúvidas nas pessoas que estão prestes a contratar um seguro, no entanto, esse é um procedimento padrão, de caráter simples. Esperamos que suas dúvidas tenham sido solucionadas, caso ainda existe alguma questão, não existe em nos perguntar.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *