viajar de moto

Viajar de moto é uma opção ousada, aventureira e muito prazerosa para quem quer sentir a liberdade de desbravar paisagens incríveis e conhecer novos lugares a duas rodas. Mas, para aproveitar ao máximo cada segundo da experiência, não se pode sem deixar de lado cuidados fundamentais com sua segurança.

Os motociclistas que pegam estrada precisam ter cuidado redobrado; na moto, o condutor fica diretamente exposto a condições naturais como chuva, vento, neblina, além de riscos diversos causados por outros motoristas, como ultrapassagens perigosas. É fundamental evitar a direção em casos de sono, cansaço, ou sob efeitos do álcool e de remédios. Também vale lembrar que em viagens de moto não se pode exagerar no peso da bagagem que vai em mochilas ou mesmo em malas específicas.

Confira outras 5 dicas básicas para quem quer se aventurar em uma viagem de moto com segurança:

1 – Cuidados mecânicos

Não saia para viajar sem antes fazer uma boa revisão em sua moto. É fundamental verificar a calibragem e o estado do pneu, para garantir a aderência ao solo, estabilidade da moto e seu poder de frenagem. Carburação, válvulas, cabos, sistema de freios, filtro de ar, corrente, óleo, entre outros componentes, também precisam ser verificados. Deve ser feita revisão, ainda, na parte elétrica, reajuste e lubrificação da corrente.

2 – Equipamentos de proteção

Acessórios, como luvas e capacete, também são imprescindíveis. O equipamento de proteção deve ser justo no corpo, para trazer segurança e não facilitar acidentes. As luvas devem ser do tamanho ideal para que não escorreguem, e o capacete deve estar dentro do prazo de validade. Um kit de sobrevivência também é importante em casos de reparo básico ou ajuste, como esticar a corrente. Também é bom ter em mãos uma lanterna e peças pequenas, como fusíveis, fita isolante e chaves, entre outros.

3 – Roupas apropriadas

No verão, por exemplo, use jaqueta, calça, bota e luvas que tenham ventilação; já no inverno, é preciso vestir-se para suportar o frio. Hoje em dia, há diversos tipos de roupas mais apropriadas para motociclistas. Entre os tecidos apropriados estão o polartec, windstopper, capa exterior impermeável, entre outros, cada um com sua funcionalidade (cortar o vento por exemplo).

4 – Planeje seu roteiro

Sair à louca e sem rumo parece um ato corajoso e ousado, mas sair sem um roteiro programado pode te levar a lugares e situações indesejadas. Por isto, fazer um planejamento e estudar o roteiro da viagem é uma forma de aproveitá-la muito melhor. Há inúmeros blogs, com relatos, indicações, comentários, tarifas, rotas, e dicas de hospedagem, além de sugestões para alimentação e boas atrações. Nem tudo o que está na Internet é confiável, mas vale conferir de onde vêm as informações e estudar itens do roteiro para sua viagem. O GPS também é muito importante para auxiliar na localização, não se esqueça de carregá-lo.

5 – Seguro moto

Todo aventureiro experiente sabe que para viajar de moto é preciso garantir, antes de qualquer coisa, sua própria segurança e a de seu veículo. Por isto, é fundamental viajar com um seguro moto que cubra possíveis colisões, furtos ou danos a terceiros, entre outros. Veja bem, o seguro moto não é uma vantagem, mas uma necessidade uma vez que em quaisquer viagens, com roteiro programado ou não, podem acontecer imprevistos indesejáveis e é preciso estar respaldado para enfrentá-los.

Avalie este post

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *