Vale a pena comprar um carro a diesel?

A possibilidade de comprar um veículo que não seja a gasolina, nunca pareceu tão promissora como nos últimos tempos. Mas, será que realmente vale a pena comprar um carro a diesel? Acompanhe esse artigo e descubra.

Há algumas semanas o país todo sofreu sérias consequências com uma greve promovida pelos caminhoneiros. Desde a falta de suprimentos básicos até a ausência de combustível nos postos para abastecer os veículos.

A greve, promovida com a intenção de conseguir preços mais baixos para o diesel, teve sucesso. E agora, muitas pessoas estão começando a cogitar a aquisição de um carro a diesel, abandonando de vez os veículos movidos a gasolina ou etanol. Mas, será que essa troca é vantajosa? Acompanhe esse artigo e entenda melhor os prós e contras dessa troca.

Vale a pena comprar um carro a diesel?

Entenda melhor as diferenças entre um carro a diesel e um a gasolina

Além do tipo e o custo do combustível a ser usado serem diferentes, os motores de um carro a diesel e um a gasolina também são. As mais importantes são as diferenças referentes às quatro fases comuns de um motor, que impactam diretamente na economia e potência do motor, essas são:

  • Admissão
  • Compressão,
  • Combustão,

Entre esses fatores, a compressão merece uma atenção especial, já que, em um motor a gasolina ela costuma ter um ciclo Otto que varia de 8 a 11 vezes, menor que capacidade do cilindro. Já no motor de um carro a diesel, esse mesmo ciclo varia entre 16 e 24 vezes, menor.

Quanto menor for o ciclo de Otto do motor, maior será a taxa de compressão do mesmo, fazendo com que o motor atinja temperaturas mais altas com maior facilidade e consequentemente, aproveite melhor a potência e energia promovida pelo motor.

Quais são os pontos positivos e negativos de um carro a diesel?

Além do diesel ser um dos combustíveis mais baratos, perdendo apenas para o gás, um carro a diesel pode apresentar outros pontos positivos como:

  • Maior potência e aproveitamento;
  • Maior autonomia, motores a diesel são mais econômico;
  • Mais facilidade de locomoção em terrenos irregulares.

No entanto, nem tudo é positivo em um carro a diesel, existem também pontos negativos em comparação a veículos movidos a gasolina, que devem ser apontados como, por exemplo:

  • Carros a diesel possuem um valor de compra maior;
  • Manutenção e seguro também possuem um valor mais elevado;
  • Seus motores também costumam ser muito mais barulhentos.

Será que realmente vale a pena comprar um carro a diesel?

Depois de apresentado os principais pontos positivos e negativos de um carro a diesel, comparado com um carro a gasolina. Além da diferença de funcionamento mais importante sobre eles, fica a pergunta: vale a pena comprar um carro a diesel?

Existem mais uma série de vantagens relacionadas aos motores a diesel como, por exemplo, o fato deles serem muito mais modernos, dotados de sistemas avançados e mais eficientes que os carros a gasolina.

Sem mencionar a economia com o abastecimento que ficará em torno de 20% quando comparado a um carro a etanol ou gasolina. Porém, os carros a diesel costumam sofrer uma desvalorização maior.

Logo, cabe somente a você avaliar todos os prós e contras da compra de um carro a diesel e concluir se vale a pena ou não a realizar. Mas, desde já fique ciente que, se você optar por comprar um carro a diesel, não encontrará disponível nenhum modelo de passeio, eles são proibidos no Brasil. Apenas os modelos 4X4, Off-Road, picapes de médio e grande porte, caminhões e ônibus possuem esse tipo de motor.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *