Quem ainda não providenciou o extintor de incêndio veicular com carga ABC terá mais um tempo para correr atrás do produto, pois a obrigatoriedade que passaria a valer a partir de 1º de abril, deve ganhar mais 90 dias para seu início.
O uso deste tipo de equipamento deveria ter se tornado obrigatório em janeiro deste ano. Entretanto, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), decidiu adiar a data por 90 dias, porque alguns motoristas reclamaram da dificuldade de encontrar o extintor. Agora, o Ministério das Cidades informou novo prazo para a cobrança de multas, caso os motoristas ainda não tenham adaptado seus carros.
Os extintores com carga ABC garantem maior segurança aos motoristas e passageiros, pois têm maior capacidade de combater princípios de incêndio em líquidos inflamáveis, equipamentos elétricos e materiais sólidos, incluindo madeira e tecidos, que são comuns nos automóveis.
A recomendação vale para carros mais antigos, pois, desde 2009, os veículos produzidos no Brasil saem de fábrica com o extintor ABC. Além disso, quem tem carro produzido depois do 2º semestre de 2010 também pode ficar tranquilo, já que o produto tem validade de 5 anos.
Pontos na carteira e multa
Atenção, devido à dificuldade relatada por alguns motoristas em encontrar o extintor com carga ABC em determinadas regiões do país, não deixe para trocar o seu para última hora; motoristas que forem pegos sem o extintor em seus veículos poderão perder 5 pontos na carteira de habilitação e ainda pagar multa de R$ 127,69.