Tipos de escovas de dente: elétrica, interdental e mais!

Veja os principais tipos de escovas de dente que existem e qual modelo é o mais recomendado para a sua saúde bucal!

Saiba quais são os tipos de escovas de dente e como garantir uma limpeza bucal profunda!

Tipos de escovas de dente: elétrica, interdental e mais!

Imagem: Pixabay/Isachelny

Existem vários tipos de escova de dente disponíveis no mercado. No entanto, elas possuem indicação e objetivos diferentes. O que tem uma influência direta na sua saúde bucal, pois ao fazer uma escolha inadequada ela pode não proporcionar uma limpeza correta e ainda causar danos à sua gengiva.

Além disso,  manter uma boa escovação diária é essencial para que o seu sorriso fique bonito e a sua gengiva saudável. E você também precisará de menos intervenções quando for na próxima vez ao dentista.

Saiba mais abaixo quais são os tipos de escova de dente e como garantir uma limpeza bucal profunda para que seu sorriso fique ainda mais bonito e confiante.

Conheça os diferentes tipos de escovas de dente que existem

Existem diferentes tipos de escovas de dente no mercado, mas com tantas opções fica difícil fazer uma escolha. Por isso, é preciso conhecer melhor como cada tipo funciona.

Além disso, o melhor tipo de escova é aquele que você se sente confortável para usar. Saiba mais abaixo e descubra qual deles é o mais adequado para você. 

Escova convencional

A escova convencional é aquela manual, mais barata e que encontramos em mercados e farmácias. Esse tipo  normalmente varia no tamanho, qualidade e design.  Verificar o tamanho é importante para que a escova não cause danos a gengiva

Além disso, quando você for comprar a sua, o importante é também verificar a cabeça da escova. Os dentistas recomendam que ela seja arredondada para alcançar todas as partes da boca e as cerdas devem ser macias para não machucar a gengiva.

Escova à pilha

A escova de dente a pilha limpa os dentes por meio de vibração. Ela possui um valor mais alto do que a escova manual e suas cerdas devem ser trocadas quando elas ficam desgastadas. Por isso, o seu custo benefício não vale tanto assim, pois além de trocar as cerdas é preciso comprar pilhas para que a escova funcione. 

Além disso, esse tipo de escova não é a mesma coisa que a escova elétrica, pois não proporciona a mesma limpeza profunda, que tem o poder de remover tártaro e a placa bacteriana em locais de difícil acesso. 

Escova elétrica

A escova elétrica é um produto para higiene bucal super moderno. Ela é recarregável e é ótima para fazer a limpeza de dentes sensíveis. Esse modelo ainda proporciona uma massagem nas gengivas. 

Além disso, esse tipo de escova possibilita uma higienização correta, já que ela conta com controle de tempo de escovação, vibração das cerdas e força da aplicação. Conheça os modelos mais populares em 10 melhores escovas de dente elétricas de 2022.

Escova interdental

A escova interdental é ótima para quem precisa de alguma correção ortodôntica ou usa aparelho fixo. Ela é formada por um tufo de cerdas finas e macias que ficam presas em um cabo anatômico feito para que você segure a escova. 

Além disso, ela é muito boa para escovar partes mais estreitas e pode ser usada para complementar a limpeza depois de escovar os dentes com o modelo normal em casos de perda óssea. 

Escova unitufo

A escova unitufo é a melhor escolha para quem usa aparelho fixo. As suas cerdas tem o formato parecido com de um V, que te permite limpar entre os dentes e as peças do aparelho. 

Assim, você garante uma limpeza sem acúmulo de resíduos diminuindo o risco de cáries e outras doenças na gengiva. Além de manter as peças do aparelho e os seus dentes sempre limpos, até a próxima hora de escovar os dentes. 

Veja também as diferentes cerdas que existem para cada escova de dentes

As escovas de dente possuem diferentes tipos de cerdas. É importante você conhecer mais sobre cada tipo para saber qual é o ideal para você. Saiba mais abaixo e não se perca na hora da escolha das cerdas da sua escova. 

Cerdas macias e extra macias

As cerdas desse tipo são altamente recomendadas por dentistas, pois elas limpam com mais suavidade e proporcionam conforto na hora da escovação dos dentes. Elas precisam ser arredondadas para alcançar todas as partes da boca. 

Além disso, elas limpam todos os resíduos de alimentos e placas bacterianas da boca, sem machucar as gengivas e os dentes. Uma ótima opção para quem quer uma limpeza completa sem danificar a cavidade bucal. 

Cerdas duras e médias

As escovas de cerdas duras e médias não são uma boa opção, pois elas proporcionam desconforto ao escovar os dentes, podem danificar o esmalte dos dentes e machucar as gengivas. O que pode te causar doenças periodontais, infecções e sensibilidade nos dentes.

Apesar de não ser indicada para pessoas que possuem dentes naturais, escovas com essas cerdas são ótimas para quem utiliza próteses. Mas, caso você prefira, existem escovas específicas para esse fim, que você pode encontrar em mercados e farmácias. 

Cerdas especiais

As escovas com cerdas especiais têm a desvantagem de ser mais caras do que as de cerdas macias ou duras e médias. Mas o valor vale a pena, já que elas possuem alguns benefícios diferentes. 

Como, indicar quando devem ser trocadas, terem cerdas antibacterianas e evitam que as bactérias se proliferem na escova durante 3 meses, ajudam a promover uma limpeza mais eficiente e seu nível de eficácia contra as placas bacterianas é de 93%. Uma ótima opção para quem quer se livrar das bactérias e problemas causados por elas, como a gengivite.

Como garantir uma limpeza completa dos dentes e boa saúde bucal?

 

SulAmérica Odonto: o que oferece? É confiável?

Escolher uma boa escova é essencial para uma limpeza confortável e eficaz para a cavidade bucal. No entanto, existem outros cuidados que você precisa tomar para garantir uma limpeza mais completa dos dentes. Saiba mais abaixo quais são eles e tenha sempre dentes limpos e saudáveis. 

Não se esqueça de passar o fio dental

Passar o fio dental é essencial para que você tenha uma limpeza profunda nos dentes. Isso acontece pois a escova proporciona apenas uma limpeza superficial  e não tem a capacidade de limpar entre eles. O fio dental retira partículas de alimentos que ficam nessas áreas, evitando problemas de saúde bucal. 

Além disso, o uso do fio dental proporciona uma prevenção da gengivite. Os restos de alimentos que se acumulam nas gengivas podem causar inflamações, pois eles viram alimentos de bactérias. Se você utilizar o fio dental de forma correta, ele remove o tecido inflamatório que dá início à gengivite, prevenindo-a .

Dessa forma, o fio dental é um ótimo aliado para evitar problemas de saúde bucal. Lembre-se que ele pode ser utilizado antes ou após a escovação. Não importa a ordem, o essencial é utilizá-lo para cuidar dos seus dentes da melhor forma. 

Escove todos os dentes, principalmente os do fundo

Escovar todos os dentes, principalmente os do fundo, é essencial para uma boa saúde bucal. Os dentes que ficam mais no fundo são mais difíceis de alcançar na hora da escovação e por isso são mais propensos a terem cáries. Por isso, você deve sempre se lembrar de escovar bem esses dentes.  

Além disso, algumas dicas que funcionam muito bem para que sua escovação seja boa e você evite problemas como cáries é fazer movimentos de cima para baixo, usar pouca pasta,  os dentistas recomendam colocar uma pequena bolinha na escova, escolher uma escova de dente macia, fazer movimentos circulares e não ter pressa na escovação.    

Use um irrigador dental para garantir a limpeza completa

O irrigador dental deve ser utilizado principalmente por pessoas que utilizam aparelho ou passou por processos dentários clínicos, mas qualquer pessoa pode utilizá-lo para garantir uma limpeza mais completa. Ele é ótimo para alcançar áreas de difícil acesso. 

Além disso, caso você não saiba o que é um irrigador dental, ele é um aparelho que emite jatos de água em diferentes níveis, potencializando a limpeza da língua, gengiva e dentes. E pode ser utilizado como um complemento da escovação e fio dental, mas seu uso não substitui essas ferramentas de uso diário, que promovem uma boa limpeza na boca. Veja mais dicas de uso do aparelho em os 10 melhores irrigadores dentais em 2022.

Faça consultas de rotina ao dentista 

Ir ao dentista é essencial para a manutenção de uma boa saúde bucal. O especialista também irá te recomendar o tipo de escova recomendado para o seu caso. Portanto, não deixe de ir ao dentista pelo menos uma vez por ano, assim você irá garantir que está tudo certo com a saúde dos seus dentes. 

Além disso, se você acha que consultas ao dentista são muito caras, é possível contratar planos odontológicos em que você paga um valor mensal e não precisa gastar fortunas com as suas idas ao dentista. Eles oferecem valores bastante acessíveis e planos ideais para a necessidade de cada um.

Cuide de seus dentes com o tipo de escova ideal e tenha um sorriso inesquecível

Agora que você já sabe todas as informações para escolher a escova ideal e dicas para manter uma boa saúde bucal. Tenha um sorriso inesquecível ao cuidar dos seus dentes com a escova ideal para você. 

Além disso, lembre-se de que a sua escova precisa ser trocada a cada três meses, passar o fio dental antes ou depois da escovação, fazer uma escovação que dure até três minutos, não se esquecer de escovar bem os dentes de trás, utilizar o irrigador caso você use aparelho ou queira garantir uma limpeza mais completa e ir ao dentista todos os anos. 

Portanto, não se esqueça das nossas dicas e tenha um sorriso sempre inesquecível e saudável ao utilizar a escova ideal e ao realizar uma boa limpeza dos seus dentes, a partir das recomendações deste artigo. 

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.