Quais são os tipos de chaves de carro e o que o seguro cobre

Você sabia que existem tipos de chaves de carro? E ao contratar um seguro você pode contar com a assistência necessária para te auxiliar quando você perder ou então quebrar.

É muito comum que as pessoas tranquem o carro com a chave dentro, ou então percam e não tenham em mãos a reserva.

Quais são os tipos de chaves de carro e o que o seguro cobre

Imagem: Pixabay

Conheça os 4 tipos de chaves de carro existentes

Como dito, existem diferentes tipos de chaves que são ou foram usadas ao longo dos anos. Você vai conhecer quais são os seus tipos.

Chave comum

A chave comum é aquela que se parece com as chaves de portas, são consideradas até mesmo ‘antigas’ hoje em dia.

Elas são mais fáceis de copiar pela combinação do segredo não ser muito complicada. Infelizmente, também pode ser falsificada facilmente, não é a melhor delas em questão de segurança.

Chave canivete

É conhecida também como a chave escondida, que fica geralmente dentro do controle da própria chave. Pode ser replicada pelo chaveiro, mas geralmente vem de fábrica como deve ser usada.

A segurança dela é um pouco maior, diferentemente das chaves comuns. Além disso, é confortável para carregar no bolso, não irá espetar e nem pesar muito.

Seu nome vem da forma como se parece e abre, apertando um botão a chave aparece como se fosse um canivete.

Chave codificada

É uma das mais modernas que está no mercado, como o próprio nome diz ela tem um sistema de código de identificação. Ela emite um sinal para o carro e se tanto o sinal do veículo, quanto da chave estiverem de acordo, o carro vai abrir, não precisando inserir a chave prontamente na fechadura.

Além disso, é uma das formas mais seguras de ter a chave do seu carro, já que para fazer uma cópia seria necessário ter o código.

E para ter o código é apenas pegando da central do veículo ou então com a chave em mãos.

Chave presencial

Essa é tão moderna quanto o modelo codificado mencionado anteriormente porque dispensa o uso da chave prontamente dita.

Não existe mais a lâmina e nem é necessária a ação de inserir a chave na fechadura do carro. Sendo assim, para que se abra o carro é preciso apertar um botão presente na maçaneta dele.

Mas não é tão fácil assim! A chave física precisa estar com você e a alguns metros de distância do carro para que ele possa ser aberto pelo botão.

Na chave física estão apenas os botões que servem para fechar as portas e ativar os alarmes, garantindo mais segurança.

Seguros cobrem todos os tipos de chave de carro?

Agora a pergunta é se o seguro automóvel contratado cobre os tipos de chaves de carro diferentes. Bom, isso será confirmado no momento da contratação e com certeza constará na sua apólice.

No momento que estiver discutindo os benefícios, você poderá escolher os serviços que prefere na sua assistência 24h.

Caso escolha o serviço de chaveiro, discuta qual o tipo de carro que possui para que eles tenham em mente o que precisarão, caso ocorra um imprevisto.

A seguradora pode colocar exceções em cada situação e na cobertura do chaveiro porque algumas podem não ter especialistas para um tipo de chave mais antigo ou mais moderno.

Além disso, o valor acordado vai depender dos tipos de chaves de carro que você possui. Tenha em mente que o serviço do chaveiro vai servir apenas para a chave, e não para o miolo ou a ignição que podem apresentar problemas também.

Isso porque eles se caracterizam como problemas de casco, então estarão cobertos nessa categoria em específico.

Outro ponto importante é que cada seguradora pode apresentar um limite de cobertura diferente. Isto é, levando em consideração que chaves são objetos caros, você terá que entrar com alguma parte no pagamento do chaveiro da sua.

Agora que você conhece quais são os tipos de chaves de carro, suas seguranças, vantagens e desvantagens, além da cobertura dos seguros, pode ir atrás de buscar o melhor para a sua segurança.

Isto é, a melhor forma de abrir o seu carro e evitar roubos, furtos ou quaisquer outros tipos de imprevistos que coloquem a sua integridade ou a do veículo em risco.

Você já sabia que o seguro auto pode oferecer essa assistência para a chave do carro?

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.