Entenda a diferença entre os tipos de câmbios do carro

Compartilhe em suas redes:

Quando estamos prestes a comprar um carro, existem muitas dúvidas que nos cercam, entre elas, a diferença entre os tipos de câmbios do carro. Se você ainda se confunde em relação a esse assunto, acompanhe esse artigo e conheça melhor cada um deles.

Quando se decide comprar um carro surgem muitas dúvidas, entre elas uma das mais perturbadoras pode ser a escolha do tipo de câmbio. Afinal, entender a diferença entre os tipos de câmbios do carro não é tão simples quanto parece.

Por isso, preparamos esse artigo para que você entenda de uma vez por todas as diferenças entre os tipos de câmbios do carro. E fique mais tranquilo no momento de escolher qual deles é o melhor para o seu perfil.

Entenda a diferença entre os tipos de câmbios do carro

Conheça os tipos de câmbios do carro

São quatro os tipos de câmbios do carro disponíveis atualmente, cada um com funcionalidades distintas, acompanhe e conheça melhor:

  1. Câmbio manual ou mecânico

O manual ou mecânico, como também é conhecido, é o mais comum entre todos os tipos de câmbios do carro no Brasil. Mais usado em modelos antigos ele tem seu funcionamento absolutamente manual e sua transmissão é mecânica, por isso, precisa do uso da embreagem para que as marchas sejam trocadas.

Entre as vantagens desse câmbio é possível destacar seu baixo custo, esse é o câmbio que menos agrega valor na compra do carro. Além disso, quando usado da maneira certa, ele promove maior controle ao carro.

Já as desvantagens são que esse modelo necessita de manutenção constante, possui um tempo de vida menor, exige mais atenção e habilidade do motorista e quando usado erroneamente pode fazer com que o veículo consuma mais combustível.

  1. Câmbio automatizado com embreagem dupla

Esse modelo dispõe de uma embreagem dupla e uma caixa de transmissão de funcionamento a base de duas engrenagens de encaixe. Quando o condutor está com uma marcha engatada, a outra permanece ‘pré engatada’ na próxima marcha. Assim, quando ocorre a troca de marcha a engrenagem já está pronta para engatar a marcha seguinte, e o processo se repete.

As vantagens do câmbio automatizado com embreagem dupla é que as trocas de marcha são muito mais ágeis e o consumo de combustível também é menor que o modelo anterior.

Entre as desvantagens, é preciso dizer que a manutenção é feita apenas através de mão de obra qualificada, o modelo também é mais caro em todos os aspectos.

  1. Câmbio automático

Diferente dos demais tipos de câmbios do carro, o automático funciona com um conjunto de discos e não engrenagens como os anteriores. Cada marcha é representada por um número de discos que se fecham. Esse câmbio trabalha diretamente com o motor, sem a necessidade de o motorista interferir.

As vantagens desse câmbio são que, por funcionar de maneira contínua ele não promove os conhecidos trancos no veículo. Além disso, sua vida útil é muito maior que os modelos mostrados anteriormente. Com algumas dicas você consegue dirigir bem um carro com câmbio automático tranquilamente.

As desvantagens ficam por conta apenas do preço, que é bem alto tanto para a compra do veículo, como para a manutenção e troca de peças.

  1. Câmbio CVT – Transmissão Continuamente Variável

O último dos tipos de câmbios do carro encontrados no Brasil, é o CVT. Ou como é conhecido, câmbio de infinitas marchas, já que seu sistema não funciona nem com engrenagens e nem com discos. O câmbio CVT é ligado diretamente no motor do carro e nos eixos, que por sua vez, são ligados por duas correias de polia, mantendo a força constante de aceleração e desaceleração.

As vantagens desse tipo de câmbio são um melhor desempenho, menor consumo de combustível e muito mais conforto ao dirigir.

A desvantagem, além do alto custo de compra e manutenção, é a necessidade constante de troca de óleo.

Agora que todas as principais vantagens e desvantagens dos quatro tipos de câmbios do carro disponíveis no Brasil foram mostradas, fica bem mais fácil se decidir entre eles, e escolher um que melhor se adeque as suas necessidades diárias.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:


Compartilhe em suas redes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *