4 tendências para o mercado das seguradoras

O comportamento das pessoas mudou – e isso afetou a oferta de seguros. Conheça 4 tendências para o mercado das seguradoras.

No último ano, o mundo passou por uma enorme transformação. E como todo negócio, as seguradoras também tiveram que se adaptar às novas necessidades do público. Conheça, a seguir, 4 tendências para o mercado das seguradoras.

4 tendências para o mercado das seguradoras

Imagem: Freepik

Seguro para itens de trabalho

Do ano passado para cá, milhares de pessoas passaram a trabalhar direto de suas casas, o chamado home office. E à medida que o uso do carro (e do seguro auto) diminuiu, aumentou a necessidade de proteger ferramentas de trabalho.

É claro que algumas coisas são facilmente corrigidas em caso de falha, como acontece com a recuperação de arquivos apagados do HD, desafio não é raro de ocorrer e tem soluções práticas, como o uso do software Recoverit.

O Recoverit é um programa que conta com recursos para recuperação de dados, sejam eles excluídos propositalmente ou por uma falha no sistema. 

Com uma capacidade de identificação de mais de mil formatos de arquivos, é possível fazer a recuperação de HD para que documentos importantes voltem a aparecer nas suas pastas. Um método bem simples e prático.

4 tendências para o mercado das seguradoras

Imagem: Freepik

Mas nem todos os problemas relacionados ao computador são tão fáceis de resolver quanto a recuperação de HD com o Recoverit. Em alguns casos, o computador precisa de assistência técnica, deixando o profissional sem recursos para trabalho.

Não é por acaso que essa modalidade de seguro, que entra tanto no ambiente doméstico quanto empresarial, tem surgido nas companhias de todo o mundo. É uma forma de garantir a produtividade ao se precaver de problemas com as máquinas.

Seguro por assinatura mensal

Já imaginou se o seguro funcionasse como a Netflix? Você faz uma assinatura e, diante de mudanças bruscas, você consegue parar o pagamento imediatamente, sem sofrer com multas contratuais. Bem interessante, certo?

Pois essa já é uma proposta oferecida por empresas de seguro ao redor do mundo, que estão entre as 4 tendências para o mercado das seguradoras. É a chamada “mensalização” das apólices.

Nesse sistema, o consumidor não fecha planos anuais, mas paga mensalidades pelo tempo que desejar. A vantagem, especialmente para quem compra, é que cancelar o serviço é bem mais simples.

Essa proposta de assinatura não é novidade, mas virou tendência pelas mudanças econômicas que vários países do mundo estão passando, principalmente no mercado de trabalho. Assim, os contratos de longo prazo parecem não combinar com a realidade de um grupo de pessoas.

Pacotes mais simples

Outra proposta entre as tendências para o mercado das seguradoras está na oferta de pacotes mais simples, que dão ao consumidor um certo grau de personalização, de acordo com suas necessidades.

A pandemia também ajudou na popularização e no interesse do público por esse tipo de seguro. Com menos saídas de carro, por exemplo, manter um seguro com coberturas amplas deixou de fazer tanto sentido.

Assim, algumas empresas de seguro já estão oferecendo pacotes de serviços mais simples, com as chamadas coberturas básicas. Em um seguro automotivo, isso incluiria furto, incêndio e auxílio com guincho.

O seguro em casos de roubo também entra na cobertura básica. Em 2019, o Brasil alcançou o marco de 1 milhão de carros roubados, em uma contagem que havia começado ainda em 2015 (dados do Sinesp – Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública).

Para o consumidor, o ponto positivo desses pacotes simples é o custo mais baixo. Mas é preciso considerar sempre as necessidades de cada usuário para fazer a escolha certa.

Seguro Pet

Por fim, a quarta entre as tendências para o mercado das seguradoras é o crescimento do seguro direcionado para os bichinhos de estimação.

Cada vez mais, gatos e cachorros assumem um papel importante na vida de seus tutores. E como os gastos com a saúde do animal podem ser expressivos, a ideia de pagar uma mensalidade de seguro em troca de cobertura em imprevistos, tem interessado muita gente.

No Brasil, existem mais de 139 milhões de animais de estimação, de acordo com dados do IBGE. Isso mostra que há um vasto campo para empresas que seguirem essa tendência.

As tendências para o mercado das seguradoras

As tendências para o mercado das seguradoras

Imagem: Freepik

Entender um pouco mais sobre essas tendências permite saber o que o mercado espera das seguradoras daqui para frente. Muito mais do que um seguro para carro, existem outros itens importantes que entram no foco do corretor e do consumidor.

Assim, seja para garantir o funcionamento do computador com a recuperação de HD, ou oferecer a possibilidade de cuidar de um animal de estimação, o mercado de seguros promete se transformar – tanto quanto o comportamento dos consumidores.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *