Cote o seu plano de saúde online!

Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!

Como é a telemedicina no plano de saúde? Tire suas dúvidas e entenda mais sobre as coberturas do seu convênio médico.

A telemedicina no plano de saúde passou a ser usada por diversas pessoas durante a pandemia, e realmente é uma forma mais cômoda de ter os atendimentos sempre que precisar.

Porém, muitas pessoas têm dúvidas de como pode ser feito esse tipo de consulta. Vamos resolver todas essas dúvidas:

Telemedicina no plano de saúde: tire suas dúvidas e saiba como funciona
Imagem: Pixabay

Como funciona a telemedicina no plano de saúde?

Pelo seu plano de saúde, você pode encontrar quais médicos fazem esse tipo de consulta e ser atendido por profissionais de qualquer lugar do Brasil.

Essa consulta deve ser realizada dentro do ambiente digital do plano de saúde para que possa ser controlada.

No horário marcado, você e o médico irão acessar o ambiente e a consulta ocorrerá da mesma forma que ocorre presencialmente. Depois, o médico irá enviar a sua receita digital ou encaminhamento, caso seja necessário.

Em alguns planos de saúde você pode deixar a sua opinião pelo atendimento prestado e a infraestrutura oferecida pelo plano.

Quais consultas podem ser feitas via telemedicina?

Existem algumas consultas que não podem ser feitas a distância, existe uma certa quantidade e tipo de atendimentos que podem ser prestados.

As especialidades atendidas são inúmeras, começando pela psicologia e psiquiatria. Os profissionais podem consultar os pacientes de forma remota e enviar o laudo ou receita via SMS em uma plataforma.

A telemedicina vem sendo utilizada também para facilitar os laudos de especialidades mais complexas como mastologia, oftalmologia, raio-x e ressonância magnética.

Consultas com gastroenterologistas, dermatologistas, alergistas, ginecologistas e outros podem ser feitas remotamente.

Talvez você esteja se perguntando como, mas é bem simples, o primeiro atendimento ou acompanhamento com os profissionais podem ser facilmente feitos via remota.

Em um primeiro atendimento, você salva uma viagem que poderia ser feita, assim o médico pode te passar os exames necessários e se preciso você pode ir presencialmente na próxima consulta, ou apenas enviar os resultados via e-mail.

Quais são as vantagens?

Para os pacientes existem diversas vantagens na adoção da telemedicina em consultas.

A primeira é a economia de tempo, você pode fazer a sua consulta no intervalo do almoço do trabalho sem ter que se deslocar até o lugar. Tornando tudo muito mais fácil e rápido.

Consultas que antes levariam 2 horas para ir e voltar, além de passar no médico, podem ser reduzidas para meia hora ou um pouco mais.

familia se divertindo na praia
Garanta o bem-estar da sua família e invista em um plano de saúde.

É uma modalidade muito mais rápida e cômoda para quem não costuma sair de casa, ou está em isolamento por conta de alguma doença e não quer contaminar outras pessoas.

Para os pacientes que se consultam com profissionais que atendem exclusivamente online, eles possuem uma maior flexibilidade de horário para fazer os atendimentos.

Sendo assim, você pode escolher entre diferentes horários ao longo do dia, favorecendo ainda mais a sua agenda.

A sua experiência em consultas e com profissionais vai ser otimizada e melhorar muito mais.

Tipos de telemedicina

A telemedicina tem diferentes vertentes que podem ser utilizadas pelo paciente, todas elas concentradas dentro da telessaúde.

Teleconsulta

As teleconsultas são realizadas pelos profissionais de saúde de forma ao vivo e interativa, para que eles possam ter mais comodidade e economia de tempo nos processos médicos.

Teleassistência

A teleassistência é uma forma de manter os pacientes mais idosos monitorados sempre que necessário.

Vem sendo utilizado cada vez mais nos Estados Unidos, de forma que eles possam ter mais autonomia no dia a dia.

Com esse sistema, o indivíduo pode ligar quando precisar para o sistema de saúde 24 horas, permitindo que eles tenham ajuda assim que precisar.

Essa modalidade é mais indicada para gestantes, pacientes pré-operados, crianças e idosos.

Telelaudos

Se as consultas podem ser feitas online, os laudos também podem. Eles são realizados sem a necessidade de locomoção das duas partes, tanto do profissional quanto do paciente.

Para que sejam comprovados devem ter a assinatura digital do médico e são benéficos por ter todas as informações de forma rápida e ágil.

Busque saber se o seu plano de saúde tem esse tipo de atendimento e comece a ser consultado da forma mais cômoda possível.

A telemedicina no plano de saúde vem sendo cada vez mais utilizada, e une diversos profissionais com pacientes de qualquer lugar do mundo.

Avalie este post

Quer saber mais? Veja Também!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *