Confira a seguir o que você precisa saber para simular financiamento imóvel!

Pensar em moradia com certeza é uma das grandes preocupações da vida de alguém. Mas, você sabe o que precisa para simular financiamento imóvel?

Ter onde morar é uma grande questão e, por isso, muitas pessoas recorrem ao financiamento de imóvel. Isso porque essa é uma das maneiras que podem te ajudar a alcançar o sonho da casa própria.

Além de se planejar financeiramente para financiar um imóvel, você precisa saber de alguns pontos muito importantes antes mesmo de fazer uma simulação.

Hoje vamos te ajudar um pouco mais sobre isso, com as informações necessárias sobre o que você precisa para simular financiamento imóvel. Confira a seguir e entenda.

O que você precisa para simular financiamento imóvel
Imagem: Getty Images

Qual a serventia de um simulador de financiamento de imóvel?

Antes de saber o que você precisa para simular financiamento imóvel, é importante entender um pouco mais sobre o simulador e para que ele serve. Essa é uma das ferramentas que as instituições financeiras oferecem para te ajudar a entender as taxas de juros que um banco oferece ao fazer um financiamento.

Antes, era necessário ir até um banco para fazer essa simulação, e hoje, você consegue simular financiamento imóvel sem precisar sair da sua casa. Assim você avalia todas as opções de crédito, os juros, taxas e prazos de cada banco.

O que você precisa para simular um financiamento imóvel

Existem alguns pontos que devem ser levados em consideração e que você precisa saber antes mesmo de simular um financiamento imóvel. Confira a seguir alguns deles:

Existe uma hora certa para simular financiamento imóvel

Sim, existe um momento certo para que você possa usar o simulador de financiamento. Primeiro, se você está querendo comprar um imóvel ou então fazer a portabilidade de outro financiamento, você deve usar o simulador.

Nesses momentos você consegue encontrar as melhores taxas e ainda assim não precisar lidar com a parte burocrática do processo de encontrar o melhor financiamento.

Segundo algumas pesquisas, quando você não faz a simulação do seu financiamento, você pode chegar a pagar até 60% a mais do valor só em juros. Com isso, o que você precisa para simular financiamento imóvel é recorrer às instituições financeiras que fazem esse papel por você.

Os bancos possuem critérios de avaliação

Mais um ponto que você precisa saber para simular financiamento imóvel é que os brancos possuem critérios de avaliação. Normalmente, os bancos avaliam de primeira os perfis que oferecem algum risco de inadimplência.

Caso não ofereçam riscos, as negociações acontecem da melhor maneira possível. Existem outros pontos que são avaliados, como por exemplo:

  • O número de pessoas envolvidas no financiamento do imóvel;
  • Qual o prazo da quitação;
  • Qual a renda das pessoas envolvidas no financiamento do imóvel;
  • Se a parcela do financiamento compromete a renda dos envolvidos;
  • O saldo do FGTS;
  • Qual a profissão do cliente;
  • Qual o valor de entrada.

É importante lembrar de mais um ponto que precisa saber antes de simular financiamento imóvel é que os bancos podem oferecer um crédito diferente do que aquele que foi solicitado, e com isso, o cliente pode avaliar se está dentro das suas opções ou não.

Dicas para quem deseja simular financiamento de casa ou apartamento

Uma das dicas essenciais para você que vai simular financiamento imóvel é reunir toda a documentação necessária com antecedência. Dessa forma, você garante que não está faltando nenhum documento, o que pode atrasar o seu processo.

Além disso, a parte da documentação geralmente gera muita dor de cabeça, e quando você reúne e separa cada um deles com antecedência, evita passar por diversos tipos de problemas.

Outra dica para quem vai fazer um financiamento é estar atento às taxas dos bancos. Geralmente, assim que você usa o simulador de financiamento de imóveis, você consegue ter acesso ao valor do financiamento em si, mas não das taxas.

Com isso, busque entender sobre o CET (Custo Efetivo Total) que informa todas as tarifas, juros, despesas e seguros de um financiamento de imóvel. Com ele, você consegue ter acesso ao valor total, e claro, quanto menor o CET, melhor.

O que você também precisa saber é que o valor da parcela do seu financiamento da casa não pode ultrapassar 30% do seu orçamento familiar. Até porque, alguns imprevistos podem acontecer, e dessa forma, seu orçamento não fica comprometido.

Esses foram alguns pontos que você precisa para simular financiamento imóvel. Leve eles em consideração e pesquise mais sobre o assunto. Se preferir, conte com a ajuda de profissionais da área para tirar todas as suas dúvidas.

Avalie este post

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *