Como funciona o seguro prestamista

Está pensando em fazer um financiamento e ouviu falar sobre o seguro prestamista, mas não sabe ao certo do que se trata? Não se preocupe, neste artigo explicaremos melhor o que ele é, como funciona e quem pode contratar.

Se você está pensando em contratar um empréstimo ou financiamento, pode ter ouvido falar do seguro prestamista, e ter ficado em dúvida sobre o que é esse serviço.

É possível até que, se já contratou uma dessas modalidades de crédito tenha contratado juntamente esse seguro sem perceber.

O serviço garante o pagamento do financiamento ou empréstimo em caso de falecimento, invalidez permanente, ou até mesmo demissão involuntária do titular.

O crescimento dessa modalidade de seguro foi muito grande nos últimos anos, se compararmos junho de 2018 com o final de 2003 ele teve um crescimento de 689%.

Apenas no primeiro trimestre de 2019 a procura pela contratação do seguro prestamista cresceu cerca de 25,5%, especialmente no mercado varejista.

Economistas acreditam que essa demanda tenha crescido devido aos altos índices de desemprego que o país vem presenciando.

Esse crescimento mostra que esse seguro está sendo mais procurado na seguradora prestamista, apesar de ainda possuir uma baixa adesão entre os brasileiros.

Mas, o que é seguro prestamista? Ficou curioso? Então veja o nosso artigo que explica sobre ele.

Como funciona o seguro prestamista

O que é o seguro prestamista?

É comum ter dúvidas sobre o que é seguro prestamista. Ele é uma espécie de seguro de vida que se contrata quando se faz um empréstimo ou financiamento, com o objetivo de quitar a sua dívida em caso de falecimento, invalidez ou desemprego.

O valor limite corresponde ao valor que foi emprestado e dessa forma caso alguma coisa aconteça com a pessoa, ela e seus beneficiários ficam livres da dívida e ficam livres de perder algum bem.

O seguro prestamista é muito útil para garantir às empresas que oferecem o crédito que a dívida será paga caso algo pior aconteça, assim como garante ao contratante que nem ele nem seus familiares terão problemas para quitar a dívida do financiamento em situações ruins.

Essa modalidade de seguro possui diferentes tipos de coberturas e pode ser usada em diferentes linhas de crédito também.

No entanto, é importante que, assim como em qualquer outro tipo de seguro contratado, todas as informações estejam claras na apólice.

Como funciona o seguro prestamista?

Ele é um seguro no qual a pessoa terá que fazer um pagamento mensal para garantir as coberturas que cobrem a dívida financiada, caso ocorra algumas das situações presentes na apólice, que impeçam o segurado de continuar pagando o financiamento.

As coberturas podem variar de acordo com o que foi contratado e todos os detalhes devem constar na apólice.

De modo geral, as coberturas incluem morte, invalidez e podem também contemplar desemprego.

É possível também que o seguro prestamista cubra apenas parte do valor do saldo devedor.

É importante dizer que esse tipo de seguro não é obrigatório, mas se você não quer ter dívidas futuras com as quais não seja capaz de arcar, pode contratar e seu valor não costuma ser mais de que 10% da parcela a ser paga.

A contratação é realizada quando se adquire o crédito e a pessoa deve ser informada sobre a adesão e receber todas as orientações.

Geralmente o seguro prestamista é disponibilizado quando existe qualquer operação financeira que envolva crédito.

As situações mais comuns são:

  • Empréstimos realizados em financeiras e bancos;
  • Financiamentos de bens, imóveis, carros, motos etc.;
  • Empréstimo consignado;
  • Consórcios;
  • Cartão de crédito;
  • Cheque especial;
  • Linhas de crédito rural;
  • Financiamento para construções.

Vale dizer também que, o seguro prestamista não é contratado pelo segurado diretamente com uma seguradora prestamista.

Como mencionado ele deve ser contratado no momento do financiamento ou empréstimo, diretamente pela empresa que está oferecendo o crédito.

Ou seja, é importante que você escolha uma empresa de crédito que tenha parceria com uma seguradora se quiser contar com esse tipo de serviço e garantir uma maior tranquilidade no futuro.

Isso vale para o financiamento de bens.

Quais são as coberturas oferecidas?

Existem diferentes tipos de coberturas que podem ser contratadas no seguro, elas podem ser contratadas individualmente e de acordo com a necessidade do segurado, as mais comuns são:

  • Seguro de vida: caso quem contratou o crédito venha a falecer durante o pagamento das parcelas essa serão quitadas pelo seguro. Podem ser pagas todas elas ou apenas parte do débito conforme o que estiver estabelecido na apólice.
  • Seguro Deficiência/Acidente/Saúde: essa situação ocorre quando o segurado não sofre algum acidente que o impossibilite de trabalhar e ter sua renda para continuar pagando as parcelas. Pode haver um número limitado máximo de parcelas a serem pagas pelo seguro.
  • Seguro Desemprego/Seguro de Renda: ele cobre um número limitado de parcelas caso a pessoa perca o seu emprego. O valor será disponibilizado apenas se o desligamento do trabalhador não for por justa causa.
  • Seguro de Propriedade: garante a quitação das parcelas caso a propriedade que é utilizada para pagar o empréstimo sofra algum roubo ou acidente durante a vigência do seguro.

Perguntas frequentes sobre o seguro prestamista

Veja a seguir quais são as perguntas mais frequentes sobre o seguro entre os clientes:

  1. Qualquer pessoa pode contratar esse seguro?

Teoricamente qualquer pessoa pode contratar o seguro prestamista, no entanto, é comum que algumas instituições definam um limite de idade para o contratante, uma vez que, quanto maior é a idade da pessoa, maiores são os riscos envolvidos.

  1. Se eu contratar um seguro com uma cobertura maior que o valor da dívida, como fica essa diferença?

Se por acaso ocorrer de a cobertura ter um valor maior do que a dívida, a seguradora pagará a instituição financeira o débito restante.

A diferença do valor será paga ao beneficiário ou ao próprio contratante conforme o tipo de sinistro ocorrido.

  1. Tenho um financiamento, como saber se tenho o seguro prestamista?

Essa informação sobre a possibilidade de adesão ao seguro deveria ser passada no momento da contratação do seu financiamento e não pode ser incluída sem que você autorizasse ou tivesse conhecimento.

Se estiver na dúvida se possui esse seguro o mais indicado é verificar na apólice ou entrar em contato com a instituição financeira para obter mais informações.

  1. Como é calculado o valor do seguro prestamista?

Assim como nos demais seguros, o valor do seguro prestamista considera algumas informações para ser calculado.

Geralmente estas são, o valor do financiamento, produto ou empréstimo realizado, o prazo de pagamento desse crédito e a idade do segurado.

Vale mencionar que, quanto mais jovem for o segurado, menor será o valor do seguro prestamista.

No entanto, de uma maneira geral essa contratação não sai cara, já que este tipo de seguro normalmente é feito em grupo

  1. Quem são os beneficiários do segurado nessa modalidade de seguro?

O primeiro beneficiário na contratação desse tipo de seguro é a instituição financeira que promoveu o crédito ao segurado.

Na sequência o segundo benefício é o contratante, ou seja, o próprio segurado e, caso ele morra os beneficiários seguintes serão aqueles indicados na apólice.

  1. Vale a pena contratar um seguro prestamista?

Esse seguro consegue garantir um pouco mais de tranquilidade caso ocorra um sinistro e evita que a pessoa ou seus familiares fiquem com uma dívida que pode ser difícil de pagar.

Ele acaba compensando por quitar as dívidas nos momentos mais difíceis, porém, é preciso avaliar bem o seu custo para que não tenha valor abusivo e realmente possa oferecer um bom custo-benefício.

Depois de conhecer o seguro prestamista, se for fazer um empréstimo ou obter crédito vale a pena levá-lo em consideração.

Para sanar dúvidas, como pedir reembolso do seguro, entre em contato com uma empresa responsável.

Como funciona o seguro prestamista

Imagem: Pixabay/Free-Photos

Qual é a melhor empresa que oferta o seguro prestamista? 

Para descobrir qual a melhor empresa para contratar o seguro prestamista, é importante fazer uma pesquisa, afinal, todos querem fazer um empréstimo seguro, bem como outros tipos de contratações. Indicamos tanto perguntar para pessoas conhecidas, quanto fazer uma busca na internet. 

Visite os sites oficiais de cada empresa, analise o que os clientes estão falando nas redes sociais e em sites como o Reclame Aqui e Procon. 

Assim você vai conseguir fazer uma lista com as melhores empresas que oferecem o seguro, como a Icatu Seguros, seguro prestamista Caixa, seguro prestamista Bradesco, seguro prestamista Santander e até o seguro prestamista Sicredi. 

Após fazer a lista com as melhores, cote com cada uma e veja qual oferece o melhor plano, conforme as suas necessidades. 

Como contratar o seguro prestamista? 

Como já informado antes, esse tipo de seguro só pode ser contratado no ato da aquisição do serviço. Ou seja, assim que se for contratado o empréstimo ou consórcio. 

Ao contratar diretamente com a mesma empresa, esse valor pode ser acrescido na prestação. Então, acaba sendo viável essa regra. Assim sendo, não é possível contratar com uma seguradora prestamista. 

Portanto, o valor pago pelo cliente é repassado diretamente da administradora para a seguradora responsável.  

Entre elas, existe o seguro prestamista Caixa, seguro prestamista Santander, seguro prestamista Sicredi, seguro prestamista Bradesco, Icatu Seguros, seguro prestamista BMG, seguradora Cardif e outras. 

Agora você já sabe o que é seguro prestamista, como obter a proteção, entre outros pontos. Aproveite!

Mas, se ainda estiver com dúvidas, fale com o seu corretor e saiba mais sobre seguro prestamista, como resgatar, entre outras.

*Publicado em 21/08/2019, atualizado em 11/01/2022.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

34 Comentários

  • Valeria Cristina Borges says:

    Pedi um empréstimo pela Caixa Econômica e fiz o seguro prestasmista..só que aparece o valor do seguro,mais até agora não recebi o valor do empréstimo…só aparece lá em.processamento…gostaria de saber,se existe o seguro eu consegui o empréstimo? O que devo fazer?Tenho que pagar primeiro pra ser liberado?

    • Augusta Miranda says:

      Olá, Valéria!
      Obrigada pelo contato.
      Você precisa entrar em contato direto com a sua seguradora para ser atendido.
      A Smartia é um site de cotação, que tem parcerias com seguradoras. Nós somos responsáveis somente pelo formulário de cotação.
      Atenciosamente,
      Equipe Smartia

  • Marli says:

    Se para varias perguntas vcs mandam falar com a Corretora do Seguro e tão pq deixam esse campo em aberto se vcs não podem responder?

    • Augusta Miranda says:

      Oi, Marli!

      Aqui em nossa página solucionamos dúvidas referentes ao nosso site, como fazer cotação de seguro, entre outras pertinentes. As que são relacionadas ao serviço ofertado por uma seguradora apenas ela tem autorização para resolver. Portanto, solicitamos que o leitor entre em contato diretamente com a mesma.
      Se precisar temos conteúdo com contatos das seguradoras, basta filtrar pela lupa.
      O Smartia é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros que trabalham com diferentes seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente,
      Equipe Smartia

  • Alexandre Aparecido da Silva says:

    Fui aprovado em um empréstimo de 100 mil, mas a financeira pediu para que eu pague o seguro prestamista no valor de R1.289,14 o problema que a forma de pagamento seria por Pix, Ted ou depósito bancário. Como saber se isso não é um golpe?

  • Maria Janete Barbosa says:

    Como posso ter certeza de que realmente a financeira que eu pedi um empréstimo e fui aprovada e uma empresa verdadeira e que não e um golpe.

    • Augusta Miranda says:

      Olá, Maria!
      Uma dica é você consultar o cadastro e a autorização da empresa no site da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados).
      Atenciosamente,
      Equipe Smartia

  • Pamela Cerqueira Souza says:

    Boa noite , quitei meu veículo , posso resgatar o seguro prestamista .

    • Augusta Miranda says:

      Olá, Pamela!
      Obrigada por comentar na Smartia.com.br!
      Por favor, entre em contato com a sua seguradora ou o seu corretor de seguros para tirar suas dúvidas
      Atenciosamente,
      Equipe Smartia

  • Regina says:

    O que deveria acontecer quando a pessoa faz um empréstimo e paga o seguro prestamista Ex: seguro para 10 anos ,pago no ato do emprestimo, passado um ano ocorre a renovação do emprestimo e o Banco cobra um novo seguro prestamista pago no ato da contratação. Está correto esse procedimento

    • Augusta Miranda says:

      Olá, Regina!
      Obrigada por comentar na Smartia!
      É melhor você entrar em contato com o seu corretor de seguros para tirar suas dúvidas.
      Atenciosamente,
      Equipe Smartia

  • Manuele de Oliveira Barbosa santos says:

    Bom dia! Fiz um financiamento de um carro pelo BV e foi adicionado o seguro prestamista com minha autorização, mas fique desempregada. Posso acioná-lo? Pago o financiamento há 5 meses.

    • Andreia Silveira says:

      Olá, Manuele!

      Obrigada por comentar na Smartia.com.br!

      Por favor, entre em contato com a sua seguradora ou o seu corretor de seguros para tirar suas dúvidas.

      A Smartia é um site de cotação, que tem parcerias com seguradoras. Nós somos responsáveis somente pelo formulário de cotação.

      Atenciosamente!

  • Igor Tosta Cajango says:

    Olá. Foi aprovado um empréstimo na empresa bpcfinanceira. Quero saber se essa empresa e confiável. Ele pediu um valor de 5 mil de prestamista com um empréstimo de 70 mil. Ai não sei se pago os 5 mil. Tenho medo de perde meu dinheiro. Já e difícil ganhar. Fico aguardando resposta.

    • Andreia Silveira says:

      Olá, Igor!

      Obrigada por comentar na Smartia.com.br!

      Você pode fazer uma busca na internet em sites especializados, como o Procon, Reclame Aqui, fóruns e outros. Além disso, verifique o que as pessoas estão comentando nas redes sociais e fale com conhecidos que já adquiriram os serviços dessa empresa. Outra dica é verificar no site oficial.

      A Smartia é um site de cotação, que tem parcerias com seguradoras. Nós somos responsáveis somente pelo formulário de cotação.

      Atenciosamente!

  • Eliane says:

    Tenho um empréstimo no banco, mas estou sem poder pagar há 7 meses. Tenho como sacar o seguro, ou seja já podem descontar nas parcelas? Sei que pago, está no contrato, só vi agora.

    • Andreia Silveira says:

      Olá, Eliane!

      Obrigada por comentar na Smartia.com.br!

      Por favor, entre em contato com a empresa responsável para tirar suas dúvidas. É preciso analisar as regras, conforme o seu contrato.

      A Smartia atualmente é um site de cotação, que tem parcerias com seguradoras. Nós somos responsáveis somente pelo formulário de cotação.

      Atenciosamente!

  • Maria de Lourdes Lima Duarte says:

    Quero receber meu seguro prestamista, dos empréstimos conseguindo do BMG. Para quitar o cartão de crédito consignado que estão me cobrando da Caixa.

    • Andreia Silveira says:

      Olá, Maria!

      Obrigada pelo contato!

      Por favor, entre em contato com a empresa responsável.

      A Smartia é um site de cotação, que tem parcerias com seguradoras. Nós somos responsáveis somente pelo formulário de cotação.

      Atenciosamente,

      Equipe Smartia

  • Marcos Ribeiro says:

    Que valor é cobrado mensalmente, em média, de seguro prestamista, em um financiamento de 18 mil de um veículo?

    • Andreia Silveira says:

      Olá, Marcos!

      Obrigada pelo contato!

      Por favor, entre em contato com a empresa responsável para realizar a cotação do seguro prestamista.

      Atenciosamente,

      Equipe Smartia

  • Uiara Medeiros says:

    Meu esposo comprou um carro e contratou o seguro prestamista, ele trabalhava em uma empresa a quase 2 anos, mas cinco meses depois de comprar o veículo ele pediu para sair da empresa, pois ia entrar em outra, mas a outra empresa demitiu ele 3 meses depois. Ele tem direito a cobertura do seguro, tendo em vista que no contrato fala que só após 12 meses de carteira assinada e na última ele só ficou 3 meses?

    • Andreia Silveira says:

      Olá, Uiara!

      Obrigada pelo contato!

      Entre em contato com a empresa responsável para tirar as suas dúvidas. Ela já tem acesso ao seu contrato.

      Atenciosamente,

      Equipe Smartia

  • Fabiano says:

    Minha mãe fez um empréstimo consignado, e tb contratou o seguro prestamista.
    Estive olhando vi que tem carência de 6 meses, pergunto. Se acontecer alguma coisa com ela (falecer) antes desses 6 meses, o que acontece?

    • Andreia Silveira says:

      Olá, Fabiano!

      Obrigada pelo contato.

      Caso ocorra, você poderá entrar em contato com a empresa responsável e enviar toda a documentação que comprove o falecimento para que a empresa libere os valores. Porém, provavelmente terá um prazo para que aconteça a liberação.

      Mas, recomendamos que você entre em contato direto com a sua seguradora para saber como realmente funciona, pelas regras dela.

      A Smartia é um site de cotação, que tem parcerias com seguradoras. Nós somos responsáveis somente pelo formulário de cotação.

      Atenciosamente,

      Equipe Smartia

  • Fellipe says:

    Bom dia! Fiz um financiamento de uma moto e só posteriormente notei que eles cobraram R$ 566,97 de seguro prestamista metlife, não me foi informado em momento algum sobre esse seguro, e ele esta incluso no valor do financiamento que fiz que era de R$ 10.632,00 gostaria de saber se posso pedir a exclusão desse valor do financiamento e caso não esses 566,97 será cobrado apenas 1 vez diluído no financiamento?

    • Andreia Silveira says:

      Olá, Fellipe!

      Obrigada pelo contato.

      Você precisa entrar em contato direto com a sua seguradora ou empresa que fez o financiamento para tirar as suas dúvidas e realizar o cancelamento.

      A Smartia é um site de cotação, que tem parcerias com seguradoras. Nós somos responsáveis somente pelo formulário de cotação.

      Atenciosamente,

      Equipe Smartia

  • Sônia says:

    Minha conta no banco é apenas para receber meu pagamento, nunca peguei cheques ou empréstimos. Mesmo assim me cobram 28 reais todos os meses. Acho injusto este pagamento, pois só uso o cartão para sacar meu pagamento. Que fazer?

    • Andreia Silveira says:

      Olá, Sônia!

      Obrigada pelo contato.

      Você precisa entrar em contato direto com o banco e negociar a redução ou isenção dessa taxa.

      A Smartia é um site de cotação, que tem parcerias com seguradoras. Nós somos responsáveis somente pelo formulário de cotação.

      Atenciosamente,

      Equipe Smartia

  • Jorge e Souza says:

    Bom dia! Os SRS trabalham com seguro prestamista? Obrigado!

    • Andreia Silveira says:

      Olá, Jorge!

      Obrigada por comentar na Smartia!

      A Smartia Seguros possui parceria com corretores de seguros que oferecem proteção para o carro, vida, residência, viagem, plano odontológico e plano de saúde.

      Atenciosamente!

  • Tainá Raiane Silva says:

    Oi,

    Sou da empresa Cooservcred, estou procurando seguro prestamista que cubra inadimplência.

    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.