Veja como o seguro pode ajudar no seu planejamento financeiro

| Autor: Jeniffer Elaina

Talvez você não saiba, mas contratar um seguro pode ajudar no seu planejamento financeiro. Veja neste artigo como isso funciona e quais as vantagens em contar com este tipo de serviço.

Existem basicamente dois motivos que fazem as pessoas se enrolarem em dívidas atualmente, o primeiro é a ausência de planejamento financeiro em relação aos gastos mensais e o segundo são os gastos inesperados que podem surgir.

O primeiro motivo pode ser facilmente evitado com o uso de uma planilha simples de planejamento financeiro pessoal. Já o segundo, que na maior parte das vezes, trata-se de um gasto bem alto, pode ser prevenido com a contratação de um seguro.

Neste artigo, você entenderá melhor como o seguro pode ajudar no seu planejamento financeiro, e quais as principais vantagens de contar com esse tipo de serviço, seja um seguro auto, residencial, de vida ou saúde.

Veja como o seguro pode ajudar no seu planejamento financeiro

Como o seguro pode ajudar no seu planejamento financeiro?

Para que o seguro possa ajudar no seu planejamento financeiro é preciso que você o conheça bem e contrate uma, ou mais, coberturas indicadas as suas necessidades.

Ou seja, será preciso que você analise seus gastos com atenção por um período mínimo de seis meses a um ano. Fazendo isso, você poderá identificar quais as áreas da sua vida que concentram mais gastos extras e assim, contratar um seguro adequado.

Por exemplo, seu carro apresentou muitos gastos durante esse período de análise do seu planejamento? Então vale a pena contratar um seguro auto. Se você identificou que os maiores gastos foram relacionados à sua casa, então um seguro residencial pode ser mais interessante.

Vale lembrar que, o seguro não se trata de um investimento, mas sim da prevenção de um gasto extra. Ou seja, você parcela o valor da contratação do serviço e conta com a cobertura de gastos inesperados que podem, inclusive, ser muito mais altos que o valor pago pela contratação do seguro.

Isso não significa que não seja necessário ter uma reserva financeira afinal, gastos extras podem surgir em qualquer área da nossa vida.

Supondo que você identifique os gastos maiores com seu veículo, contrate um seguro auto e tenha um problema inesperado com sua casa. Nesta situação, se você tiver uma reserva financeira não terá seu orçamento financeiro comprometido.

Qual a principal vantagem em contar com um seguro?

Ao contratar um seguro, independentemente do tipo, você se protegerá de gastos excessivos que possam ser decorrentes de problemas com seu veículo, residência, ou até mesmo de saúde.

Por exemplo, se você tiver seu veículo furtado, e contar com um seguro auto, poderá receber uma indenização integral do valor do carro, conforme o estipulado em seu contrato. Agora, se você não contar com um esse serviço, nesta situação você simplesmente perderá o veículo.

Logo, a principal vantagem em contar com um seguro é saber que este serviço é responsável por proteger seu patrimônio ou, simplesmente, oferecer uma indenização financeira em momentos difíceis, como nos casos de seguro saúde e seguro de vida, por exemplo.

Como fazer um planejamento financeiro?

Se você deseja começar a se planejar financeiramente, mas não ter a menor ideia de como fazer, não se preocupe. Neste material disponibilizado pelo Sebrae, você poderá entender detalhadamente como um planejamento financeiro pessoal funciona, como ele deve ser feito e quais são suas vantagens.

Assim, além de poder contar com um seguro que lhe traga conforto emocional e controle de gastos, você também poderá criar seu próprio planejamento financeiro pessoal, com informações personalizadas de acordo com seus gastos e hábitos.

Independentemente do tipo de seguro que você contrate para ajudar no seu planejamento financeiro pessoal ou familiar, saiba que esta é uma decisão acertada, que lhe trará muitos benefícios. Tanto financeiros, uma vez que essa contratação lhe ajudará a controlar seu planejamento financeiro, como pessoais, visto que, ao saber que se conta com uma proteção extra, você se sentirá muito mais tranquilo.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *