Saiba tudo sobre o seguro para notebooks

Você trabalha com a internet e precisa estar sempre conectado, onde quer que vá? Então você precisa conhecer melhor o seguro para notebooks e garantir a proteção do seu equipamento!

A tecnologia faz parte do nosso dia a dia, tanto nos momentos de lazer como nas horas de trabalho ou estudo.

Obviamente, para se ter acesso a ela é preciso que sejam utilizados equipamentos eletrônicos.

Que por sua vez, estão ficando cada vez mais modernos e caros.

Se você é o tipo de pessoa que precisa estar conectado, mas não abre mão de poder se locomover, deve ter uma série de equipamentos eletrônicos portáteis, como smartphones, tablets e notebooks.

Mas, circular nas ruas com esse tipo de equipamento pode ser muito perigoso, especialmente quando pensamos nos índices de roubo e violência que o país vem apresentando.

No entanto, este é um problema com solução, acompanhe este artigo e conheça melhor o seguro para notebooks e outros eletrônicos portáteis e veja como se manter protegido desse e outros problemas que podem surgir.

Saiba tudo sobre o seguro para notebooks

Seguro para notebook ou eletrônicos portáteis é mais importante do que pensa!

A tecnologia tem feito com que os equipamentos eletrônicos portáteis sejam cada vez mais modernos, funcionais e caros.

Características que os tornam necessários para a maior parte das pessoas e, cada vez mais visado por ladrões exatamente pelos mesmos motivos.

Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa recente a cada hora no Brasil 63 smartphones são roubados nas principais capitais no país.

As cidades de São Paulo (26 celulares roubados por hora) e Rio de Janeiro (27 celulares roubados por hora), concentram o maior índice desse crime.

Agora, se o celular que é um equipamento fácil de ser carregado sem chamar a atenção possui esse índice de roubo, imagina o que acontece com os notebooks, que são muito maiores e pesados que um smartphone e podem ser facilmente percebidos e roubados pelos ladrões.

Para que você não seja mais uma vítima, e tenha prejuízos altos relacionados a furtos, roubos ou danos aos seus eletrônicos, vale a pena conhecer melhor o seguro para notebooks e outros equipamentos.

Ficou interessado? Então acompanhe e saiba mais sobre o assunto.

O que é o seguro para notebooks?

O seguro para notebooks e equipamentos eletrônicos portáteis, é um serviço de proteção para esses bens, cada vez mais necessários na rotina diária das pessoas, e consequentemente, cada vez mais modernos e caros.

Atualmente, inúmeras seguradoras oferecem proteção para esses tipos de equipamentos, que podem ser contratadas por empresas para uma série de equipamentos, ou por pessoas físicas que desejam proteger seus equipamentos de uso pessoal.

As coberturas do seguro de equipamentos de informática geralmente atendem danos causados por quedas, panes elétricas, queda de líquidos e outros tipos de acidentes até a subtração do bem, ou seja, roubo e furto do equipamento.

Como o seguro para notebooks funciona?

Existe no mercado, dois tipos de cobertura do seguro para notebooks e equipamentos eletrônicos, a cobertura básica e as adicionais.

De modo geral, a cobertura simples, também chamada de básica, atende situações como furto ou roubo do equipamento e avarias causadas por quedas, raios, incêndios, explosões e acidentes de trânsito ou aeronaves.

As coberturas adicionais atendem situações relacionadas a avarias elétricas causadas por quedas de energia, problemas causados por líquidos ou água, pagamento de aluguel de outro equipamento durante o período de reparo do segurado e proteção internacional para viagens ao exterior.

Algumas empresas oferecem ainda coberturas adicionais como serviços de assistência técnica, armazenamento gratuito, recuperação de dados importantes do equipamento e auxílio no descarte correto dos equipamentos.

Assim como a maioria dos seguros comercializados, o seguro para notebooks também possui vigência de um ano e pode ser contratado pela internet ou pessoalmente.

Outra coisa comum nesse tipo de seguro é a existência da franquia.

A franquia do seguro para notebook ou eletrônicos portáteis, é cobrada em caso de sinistro que não envolvam subtração do bem e, o valor geralmente fica em torno de 15% do valor da apólice.

Vale dizer que a franquia pode ser deduzida no custo da indenização para a realização dos reparos.

Como contratar o seguro para notebooks?

Para adquirir o seguro para notebooks existem dois caminhos, contatar um corretor de seguros ou procurar diretamente uma seguradora que oferte o serviço.

No entanto, antes de assinar a apólice de contratação do serviço, é interessante que você faça o maior número possível de simulações de seguro notebook.

Além disso, é preciso que você se certifique de que as empresas ou profissionais envolvidos são realmente confiáveis e seguros.

Para isso, basta fazer uma pesquisa rápida no site da SUSEP – Superintendência de Seguros Privados, que a responsável por gerenciar todo o setor de seguros do país.

Procure também avaliar com cuidado todos as coberturas, serviços, valores e prazos oferecidos, antes de finalizar a contratação.

E esteja sempre atento às condições e dados dispostos na apólice.

Isso inclui as exclusões do seguro, que são as situações que o seguro não atende.

Elas devem estar todas discriminadas na apólice de maneira clara.

É importante também que todos os seus dados pessoais e as informações relacionadas ao notebook estejam corretas na apólice.

Antes de contratar o serviço é indicado que você verifique se ainda possui a nota fiscal do produto, se não a tiver em mãos procure providenciar uma segunda via.

Esse documento, juntamente ao manual original do produto, poderá ser necessário em caso de sinistro.

Para realizar a contratação de um seguro para notebooks, além dos seus documentos pessoais e comprovante de endereço, você precisará da nota fiscal do equipamento e das informações referentes às características do equipamento, como fabricante, modelo do notebook e número de série.

Como o preço do seguro para notebooks é calculado?

Para que seja feito o cálculo do preço do seguro para notebooks são avaliadas  características do bem como, marca, modelo e data de aquisição, ou seja, o quanto o equipamento é novo.

Além disso, na simulação de seguro notebook também são considerados os riscos prováveis, como CEP de residência do segurado, lugares por onde ele circula com o equipamento e frequência.

As seguradoras se baseiam também em dados referentes a sinistros envolvendo o equipamento.

Quanto maiores forem as chances do seu notebook sofrer um sinistro, maior será o valor da apólice do seguro para ele.

Alguns equipamentos eletrônicos possuem naturalmente seguros mais caros que outros, devido às chances de sinistros como é o caso dos smartphones.

Que possuem índices muito maiores de roubos e furtos do que os notebooks.

Mas, se você deseja ter uma ideia aproximada de custo de um seguro para notebooks, vale a pena dizer que os valores costumam oscilar entre 7% e 20% do preço de compra de um equipamento idêntico novo.

Como proceder em caso de sinistro?

Comunique de imediato o corretor ou a seguradora que lhe vendeu o serviço de seguro, informando a natureza do sinistro e os demais dados que serão solicitados.

Caso o sinistro envolva subtração do bem, será preciso que você formalize a ocorrência junto à polícia ou as autoridades responsáveis.

Neste caso procure preservar todos os indícios do crime intactos, tanto no local, como nos bens protegidos.

Caso o sinistro seja de outra natureza é importante que você tome todas as medidas possíveis para evitar que os danos sejam ainda maiores, e principalmente, que você não inicie os reparos por conta própria, sem o aval da seguradora.

Como funciona o pagamento das indenizações do seguro para notebook?

O pagamento das indenizações é feito de acordo com o custo dos prejuízos causados ao bem protegido, neste caso, ao notebook.

No entanto, esse pagamento considera descontos referentes a depreciação do bem e a franquia, caso haja.

É preciso dizer que as indenizações possuem um limite, que deve ser estipulado no momento de contratação do serviço e precisará constar na apólice.

Existem três tipos de indenizações com as quais a maior parte das seguradoras trabalham, e o segurado deve escolher uma que esteja de acordo com a empresa, elas são:

  1. Reposição do equipamento por outro, ou caso isso não seja possível, pagamento do valor em dinheiro;
  2. Reparo do equipamento, pagando ao segurado o valor correspondente ao conserto;
  3. Indenização em dinheiro.

Para a indenização em dinheiro de notebooks ou equipamentos eletrônicos com menos de um ano, é usado o preço de mercado do equipamento, vigente no dia e local onde o sinistro ocorreu.

Para equipamentos com mais de um ano, além desse comparativo com o preço de mercado, é deduzido um valor referente a depreciação do notebook.

Ou seja, o valor será menor que o de mercado, devido o tempo de uso e obsolescência do equipamento.

Quais são os demais serviços de seguros oferecidos?

Além do seguro para notebooks, as empresas do setor oferecem mais uma gama de possibilidades de proteção para equipamentos eletrônicos, como seguros para:

  • Câmeras fotográficas;
  • Filmadoras;
  • Smartphones;
  • Equipamentos de informática;
  • Tablets.

Ter um bem subtraído ou danificado, normalmente já gera um dissabor imenso e muitas dores de cabeça.

Se estamos falando de um equipamento eletrônico de alto valor de aquisição e fundamental para o seu dia a dia.

Como o notebook que você usa para trabalhar, mantê-lo protegido é fundamental.

Afinal, não é nada inteligente deixar uma ferramenta profissional, ou um equipamento altamente tecnológico e que seja muito visado por bandidos, desprotegido.

Ao contratar um seguro para notebooks, você poderá respirar e se locomover de maneira mais tranquila, sabendo que caso um sinistro aconteça, você não ficará no prejuízo.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *