Como funciona o seguro para Food Truck

Os Food Trucks estão cada vez mais na moda. Neste artigo você poderá saber mais sobre eles e sobre como funciona o seguro para Food Truck.

Os veículos utilizados para a comercialização de alimentos fazem parte da cultura brasileira.

Atualmente, esse comércio vem sofrendo alterações e sendo chamado de Food Truck, um conceito que oferece alimentos melhor elaborados, produzidos com matéria-prima de primeira qualidade.

Investir nessa área, pode parecer meio arriscado, visto que o mercado está um tanto saturado desse tipo de serviço, e a moda que fez com que milhares de pessoas frequentassem esses estabelecimentos, já passou.

Porém, isso ainda pode ser uma ideia lucrativa, contanto que você reinvente os serviços prestados e não seja apenas “mais um, no mercado”!

Para se ter uma ideia do sucesso dos food trucks no Brasil, estima-se que em torno de 2% dos brasileiros já se arriscaram nesse ramo e possuíram sucesso.

Esse dado demonstra como o público brasileiro recebeu bem esse tipo de empreendimento.

Afinal, as pessoas nunca deixarão de comer, no entanto, é preciso ter alguns cuidados em relação ao negócio.

E entre tais cuidados está incluso a contratação de um seguro auto para o Food Truck.

Neste artigo explicaremos melhor como funciona o seguro para Food Truck, desde a sua contratação até os casos de acionamento de sinistro.

Acompanhe e descubra como contratar uma proteção adequada e como proceder nesses casos.

Como funciona o seguro para Food Truck

Imagem: Getty Images

O que caracteriza um veículo como Food Truck?

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam os veículos comumente conhecidos que comercializam lanches ou outros tipos de alimentos e bebidas (as chamadas carrocinhas) não podem ser caracterizados como Food Truck.

O Food Truck é sim uma variação desse tipo de comércio, mas para que ele seja caracterizado assim, é preciso que siga algumas exigências.

Eles invariavelmente precisam ser veículos do tipo mini caminhões, peruas ou vans.

O veículo deve possuir uma cozinha própria, instalada de maneira segura, seguindo as exigências do Corpo de Bombeiros e as regras do Detran de seu estado.

Além claro de estarem dentro das normas regulamentadoras do Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

Normalmente os Food Truck são estilizados, sempre seguindo a lógica do tipo de comida que eles oferecem, ou marca da empresa.

Para que eles possam funcionar dentro da lei, é preciso que obedeçam às normas impostas pela Vigilância Sanitária, tenham um ponto fixo para estacionarem e possuam algumas permissões e documentações necessárias, como o alvará de funcionamento, que é emitido pela prefeitura.

O atendimento realizado pelos Food Trucks pode ser feito tanto em vias públicas como em locais próprios, estacionamentos, terrenos, espaços cedidos por parceiros, e mais.

Desde que sempre exista uma permissão para o tipo de funcionamento exercido.

Se você quiser saber mais sobre como iniciar um negócio com Food Truck, vale a pena visitar o site do Sebrae e obter mais informações sobre o assunto.

Como funciona o seguro para Food Truck?

Quando se tem um veículo, a preocupação com a segurança do seu bem é inevitável.

Mas quando falamos de um veículo desse porte, cuja aquisição e a adaptação com instalações e equipamentos custou alguns milhares de reais, se preocupar com a segurança é fundamental.

Afinal, ninguém quer investir todas as suas economias em um sonho e vê-lo se transformar em um pesadelo por causa de um roubo, um incêndio ou qualquer outro tipo de acidente que cause grandes perdas.

As seguradoras, a fim de se adaptar melhor ao mercado, estão oferecendo coberturas de seguro para Food Truck específicas.

No entanto, ainda não são todas que trabalham com esse tipo de produto.

Mas a maioria delas, oferecem produtos desenvolvidos para atender as necessidades desses empreendedores, protegendo seus negócios e produtos.

No geral, as seguradoras contam com uma cobertura de seguro para Food Truck, que atende em uma única apólice, situações como:

  • Avarias elétricas, provocadas por uma queda de raio ou um curto nos circuitos elétricos;
  • Avarias causadas por ventos com velocidade superior a 54 km/h;
  • Avarias causadas a equipamentos comerciais fixos, instalados de maneira segura para o funcionamento do Food Truck;
  • Avarias promovidas a anúncios e/ou letreiros luminosos do empreendimento;
  • Prejuízos causados por incêndios, provocados por queda de raio (com comprovação da causa) ou explosões;
  • Indenizações para situações de furto ou roubo de equipamentos;
  • Indenização para lucros cessantes, causados por prejuízos promovidos pela interrupção das atividades comerciais;
  • Cobertura de responsabilidade civil para o empregador em caso de funcionários acidentados durante o trabalho, que venham a falecer ou tenham algum tipo de invalidez permanente;
  • Cobertura de responsabilidade civil relacionada a operações alimentares. Ela atende situações onde terceiros sofram algum tipo de dano por causa de mau armazenamento ou manipulação de alimentos.

Todavia, desaparecimentos inexplicáveis ou perdas de equipamentos decorrentes de descuido do proprietário, assim como bens deixados abandonadas sem o devido cuidado não estão cobertos pelo seguro.

Equipamentos que não fazem parte da atividade do food truck também não possuem cobertura.

Vale lembrar que, o seguro para Food Truck atende especificamente o empreendimento, se você pretende proteger também o veículo, será preciso combinar a ele um seguro auto.

Fazendo isso, todo o seu negócio estará devidamente protegido.

O Food Truck funciona como um pequeno restaurante sobre rodas, e esse diferencial relacionado a locomoção do empreendimento pode trazer mais uma série de problemas.

Ao contratar um seguro para Food Truck, juntamente com um seguro auto, você poderá se prevenir de todos os prejuízos possíveis.

Não só aqueles relacionados ao restaurante como também aqueles referentes ao veículo, como problemas mecânicos, elétricos, instalações de equipamentos e mais.

Um ponto que os proprietário de food trucks devem prestar bastante atenção no momento da contratação do seguro é quanto a classificação do veículo.

Isso porque, os clientes acabam por classificar o veículo como um caminhão ou utilitário, e contratam uma cobertura estendida para a carroceria, que é classificada como baú ou transporte de carga.

Dar essa classificação é um erro, que pode ocasionar o não pagamento da indenização em caso de sinistro, já que quando for investigado, a seguradora notará que o evento não se enquadra na cobertura escolhida.

A classificação correta de um veículo food truck é de veículo adaptado, ou ainda como comércio.

Como proceder com um sinistro ao acionar o seguro para Food Truck?

Caso você sofra um sinistro e tenha a cobertura de um seguro para Food Truck, o primeiro passo a ser tomado é garantir que não existem feridos no local, se houver, primeiro chame um socorro médico e acione a polícia militar.

Feito isso, o segundo passo é entrar em contato com seu corretor de seguros ou diretamente com a seguradora, informar o ocorrido e seguir os passos que serão dados pelo profissional que está lhe atendendo.

A seguradora tem um período de 15 dias para analisar o sinistro e avaliar os danos causados, e as medidas necessárias a serem tomadas.

Vale dizer que, durante o período de validade do seu contrato, ou seja, a vigência da sua apólice, seu Food Truck estará protegido mesmo que não esteja em operação.

Isso significa que, se cair um raio no seu empreendimento, ou próximo a ele e você sofrer perdas, em um dia em que o restaurante não esteja funcionando, você está protegido.

Basta acionar a seguradora e informar o sinistro.

Como escolher um seguro para seu Food Truck?

Analisar apenas o preço não é o caminho mais assertivo para contratar um bom seguro para Food Truck.

É preciso que antes de contratar o produto de uma seguradora você pesquise o máximo possível.

Conheça as ofertas de diferentes empresas do setor, informe-se sobre preços, condições de pagamentos, coberturas, benefícios, prazos e tudo mais.

E, nunca fique com uma dúvida, sempre que uma pergunta surgir em sua mente a faça ao corretor, antes de assinar a apólice.

É importante que você pesquise a idoneidade das empresas, veja se elas estão devidamente cadastradas junto ao órgão regulamentador do setor, a SUSEP – Superintendência de Seguros Privados.

Procure descobrir também o nível de satisfação dos clientes dessas empresas, em relação aos produtos contratados e a prestação de serviços.

No momento da contratação do seguro também é muito importante analisar as condições da indenização total em caso de sinistros e em caso de recuperação dos veículos.

Além disso, o cliente deve ficar atento ao que está incluso nos serviços de assistência 24 horas.

Por que contratar um seguro para Food Truck?

Você certamente vai preferir contar com a cobertura de um seguro em caso de sinistros.

Afinal, algumas situações quando ocorrem com veículos comuns de passeio, já causam prejuízos e dores de cabeça imensas.

Imagina quando esses mesmos problemas acontecem com um empreendimento sobre rodas, ou outros tantos, ainda piores que podem ocorrer.

Os prejuízos podem ser catastróficos.

Contratar um seguro para Food Truck, significa proteger seu investimento e seu negócio, já naturalmente mais sujeito a adversidades.

Os seguros híbridos são excelentes saídas para manter-se seguro nos dias atuais.

Com eles, além de ter a garantia de proteção contra sinistros como incêndio e explosão, furto ou roubo, queda de raio, acidentes com funcionários ou terceiros e muitas outras situações.

Você ainda pode contar com uma assistência 24 horas, que garante a realização de pequenos socorros e serviços.

Assim como em qualquer outro tipo de negócio, o investimento em segurança é quase que obrigatório.

Por isso, o seguro para food trucks é tão importante, pois com ele, em caso de sinistro, a indenização pode garantir a sustentabilidade financeira, pelo menos por um tempo e controlar as dívidas.

E ainda, com o valor da indenização fica mais fácil de retomar a atividade o mais breve possível.

Agora que você já sabe como funciona o seguro para food truck e os pontos mais importantes desse tipo de negócio, fica ainda mais claro que esse seguro é indispensável.

Por isso, procure agora mesmo um corretor de seguros ou uma seguradora diretamente e projeta o seu empreendimento de qualquer imprevisto que possa vir a acontecer.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *