Saiba como funciona o seguro invalidez e tire suas dúvidas de uma vez por todas. Aproveite para descobrir como pode contratar o seu!

Os seguros de vida possuem diversas coberturas que são apontadas no momento da contratação, e uma delas é o seguro invalidez, ou no caso da cobertura de invalidez.

Bota de couro prestes a pisar numa banana. Piso branco.
Imagem: Pixabay

O que é invalidez?

A invalidez pode ser permanente ou temporária, parcial ou total. E ela pode ser qualquer tipo de acidente, como um escorregão, um corte com algo afiado ou uma batida de carro.

Esses acidentes podem acabar impactando o financeiro de alguém e causar imprevistos que não eram esperados, além de causar prejuízos à saúde.

Sobre o seguro invalidez

E o seguro invalidez vai servir justamente para te proteger desses gastos inesperados e também para lidar com os prejuízos.

Ele é uma forma de proteção para casos que possam comprometer, anular totalmente ou auxiliar em casos de perda de algum membro.

Além disso, a invalidez coberta pode ser de três tipos diferentes, sendo por acidente, laboral ou de doença.

Você precisa conferir a cobertura ao contratar esse tipo de serviço, já que alguns tipos de acidentes podem não ser cobertos, então ao contratar sempre leia o contrato e a sua apólice.

O que é cobertura majorada?

Antes de fazer a contratação deste produto, você deve conferir se a cobertura é majorada ou não.

Caso não seja o titular, só receberá 100% da indenização combinada se perder um ou dois membros importantes, como as mãos ou os pés.

Caso contrário, ele será pago apenas um percentual estabelecido na tabela da seguradora. Mas se for majorada o pagamento de 100% se estende para mais situações, não para todas, então sempre leia a apólice.

Quais tipos de invalidez são abrangidos?

A invalidez pode ser causada por diversos motivos, como por exemplo, doença, laboral ou acidente.

Se você tiver um acidente que cause a perda de um órgão, membro ou acabe sofrendo algum tipo de lesão.

Pode ocorrer também de ter invalidez por algum tipo de doença que pode ser tuberculose, cegueira, esclerose múltipla, neoplasia maligna, hanseníase, nefropatías e muitas outras doenças, mas isso vai depender do seguro que você possui.

A invalidez laboral é permanente e o que acontece nesse tipo de situação é que o indivíduo não consegue mais trabalhar em decorrência da invalidez que tem.

Nesse caso não existe nenhum tipo de reabilitação que funcione. Existem alguns casos em que a própria empresa pode fornecer a indenização já que alguns acidentes podem acontecer quando estiver trabalhando.

Diferença do seguro por invalidez e aposentadoria por invalidez

Muitas pessoas não sabem a diferença entre o seguro por invalidez e a aposentadoria por invalidez, ou então acham que apenas existe a aposentadoria.

Portanto, o que é necessário entender a princípio é que esse tipo de aposentadoria só é concedida para quem contribui com a previdência privada.

Então, geralmente, quem é CLT já faz a contribuição e tem uma certa idade na qual pode se aposentar, mas dependendo da invalidez que possui decorrente do trabalho pode se aposentar mais cedo e receber os benefícios.

Já o seguro é um tipo de serviço contratado, e o titular irá estar coberto nas condições que forem conversadas com o representante da seguradora.

Como a invalidez é confirmada?

Para receber o seu seguro invalidez, são necessárias algumas comprovações, ou seja, você vai precisar comprovar que existe uma necessidade de receber o dinheiro por conta da invalidez.

Para isso, você precisará de um laudo médico, e se a causa for um acidente consiga também um laudo do acidente.

Depois disso, leve todos os documentos que a seguradora pedir para você e então a papelada será analisada.

O que o seguro não irá cobrir?

Por mais que o seguro de invalidez seja muito completo, existem algumas situações que não são cobertas, como por exemplo, doenças pré existentes que não foram declaradas.

Assim como tentativas de suicídio, doenças causadas por uso de material nuclear, de atos de terrorismo ou guerra.

Desastres naturais que causem acidentes também não serão cobertos, uso de drogas ou produtos químicos são outros tipos de situações que o seguro não se responsabiliza.

Agora que você sabe como funciona, pode buscar esse tipo de serviço para contratação, não esqueça de fazer cotações e sempre ler a apólice do seu seguro!

Avalie este post

Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878

Quer saber mais? Veja Também!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *