Seu seguro foi recusado pela seguradora? Entenda por quê

| Autor: Jeniffer Elaina

Seu seguro foi recusado pela seguradora pode causar preocupação, mas há como reverter a situação. Conheça as motivos que levam a recusa e o que fazer quando ela acontecer.

Teve seu seguro recusado pela seguradora e não sabe o que fazer? Calma, isso é comum.

Mas a situação causa estranheza, não é mesmo? Muita gente nem sabe que pode ter o seguro recusado!

Pensando em proteger seu veículo, é bastante comum que as pessoas façam a cotação de um seguro auto.

Antes da sua recusa, você já sabia que o seguro pode recusado pela seguradora?

São vários os motivos que levam a essa recusa.

De qualquer forma, as seguradoras não utilizam os mesmos quesitos para avaliar seus consumidores e nem os veículos, especialmente no caso de um carro de leilão.

Isso significa que, se recusado em uma empresa, o seu carro pode ser segurado por outra. Ou seja, a HDI Seguros, Porto Seguro auto, seguro auto Caixa, Youse Seguros, seguradora Azul, Tokio Marine e a Ituran seguros para carros, por exemplo, não possuem as mesmas regras e exigências.

Logo, é fundamental fazer cotações em diferentes companhias.

As variadas cotações também valem a pena porque os custos entre empresas variam muito.

Ou seja, a pesquisa poderá garantir uma melhor oferta para a proteção do seu carro.

Também é importante conhecer os motivos que normalmente levam às recusas.

Até porque, muitos deles podem ser ajustados pelo usuário.

Então, a contratação do seguro poderá ser tentada novamente.

Acompanhe o texto e descubra tudo o que você precisa!

Seu seguro foi recusado pela seguradora? Entenda por quê

Como funciona a recusa do seguro pela seguradora?

As seguradoras podem se recusar a fazer algum tipo de seguro, desde que essa condição esteja previamente especificada na própria proposta de seguro.

A proposta de seguro é aquela que o consumidor recebe logo que solicita a cotação do seguro auto.

Descrevendo as situações da negativa, a empresa poderá se valer delas para não segurar o seu carro.

Também é necessário que as seguradoras realizem essa recusa dentro do prazo para a aceitação do consumidor.

Uma empresa de seguros tem prazo de 15 dias para aceitar ou não o seu seguro automotivo, contando a partir da data de recebimento da proposta.

Quando recusa o consumidor, a seguradora também precisa detalhar todas as razões associadas.

O detalhamento deve ser feito por escrito, em um documento oficial.

Ao analisar o segurado e seu carro, a empresa ainda pode solicitar mais documentos para analisar melhor a proposta de seguro.

Assim, ela poderá fazer uma análise de risco mais completa, especialmente em caso de carro de leilão.

Nesses casos, o período de quinze dias é suspenso.

Ele volta a ser contado  a partir da data da entrega da documentação pedida.

Porém, não é o objetivo da seguradora deixar o indivíduo desassistido.

Por isso, enquanto avalia a sua proposta, a empresa pode oferecer uma espécie de seguro temporário ao motorista.

O consumidor deverá pagar os valores correspondentes, proporcionais, e terá seu veículo cuidado.

Como funciona o seguro temporário?

O seguro temporário, disponibilizado durante a análise da proposta, funciona como um seguro comum.

Ou seja, cobre os sinistros listados pela apólice, ressarcindo o usuário após uma ocorrência.

Sua única diferença está no seu tempo de vigência, limitado.

Após a vistoria, a seguradora poderá negar o pedido de seguro.

Isso dentro do prazo de 15 dias, como citado, seja para a Azul Seguros, Bradesco Seguros auto, seguradora Porto Seguro, Youse Seguro auto e outras.

Passado esse período, a seguradora não pode mais se recusar a assegurar o veículo, conforme as normas da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Em muitos casos, após a recusa, a seguradora devolve o que já foi pago pelo seguro temporário.

Se for esse o modo de trabalho da empresa, ela terá um prazo de 10 dias para ressarcir o usuário.

De qualquer forma, cabe à seguradora determinar se haverá dedução do valor pago pelo segurado, dedução esta correspondente ao período em que houve a cobertura do seguro.

A medida deve fazer parte da apólice, com regras apresentadas ao consumidor desde o primeiro contato.

Se a seguradora não restituir o valor ao segurado em 10 dias, o ressarcimento deverá ter o seu valor atualizado conforme as normas em voga, incluindo a aplicação de juros de mora.

Ou seja, o indivíduo deverá receber valor maior do que o pago.

Quando a seguradora recusa o seguro? Veja os motivos mais comuns do seguro recusado

Seu seguro foi recusado pela seguradora? Entenda por quê

Imagem de Jackson David por Pixabay

Embora não haja normas que regulamentem a recusa do seguro automotivo, existem situações em que ela é mais comum.

Os motivos variam conforme a seguradora. Vale ressaltar que a HDI Seguros, Porto Seguro seguradoraYouse Seguros, Tokio Marine, Liberty Seguros, seguradora Azul e o seguro auto Caixa, além de outras, possuem regras diferentes.

Se o veículo é novo, por exemplo, um modelo 2021, nunca passou por uma avaria e está com a documentação em ordem, é difícil que a recusa ocorra.

Mas, se o caso não é esse, ou seja, um New Civic 2010, por exemplo, então há chances de o motorista ter a proteção do seu veículo negada.

Veja, a seguir, os motivos mais comuns para que isso ocorra em uma seguradora veículos.

Perfil do condutor

Um dos motivos que podem levar a seguradora a recusar o seguro é o perfil do motorista.

Isso porque a empresa avalia os mais diferentes riscos relacionados ao condutor.

Para uma seguradora veículos, não é interessante proteger indivíduos com grandes chances de sinistro.

Afinal, nestes casos é preciso fazer o pagamento de indenizações, e isso gera “prejuízo” à companhia.

Os casos mais comuns de recusa acontecem para motoristas com habilitação suspensa, histórico de inadimplência e até mesmo um alto índice de sinistro.

Quem tem, ou já teve, processos administrativos e/ou judiciais por dirigir embriagado, também costuma ser recusado.

Além disso, muitas seguradoras não seguram motoristas jovens.

Esses são considerados indivíduos inexperientes, e por isso mais sujeitos a sinistros.

Os homens entre 18 e 24 anos são os que mais possuem proteção negada.

Tipo de veículo

Veículos de valor muito elevado são também pouco interessantes para as seguradoras.

Assim como os modificados e os que já saíram de linha.

Isso porque, é difícil obter peças para a reposição, e as que existem podem custar caro à empresa de seguros.

Sem contar que um veículo caro vai requerer alta indenização no caso de perda total.

Condições do carro

Carros que não foram aprovados pela vistoria também entram no grupo de automóveis normalmente não aceitos.

Especialmente quando os veículos já foram sinistrados ou recuperados. Além disso, um carro de leilão pode estar na lista, mas não é regra.

Peças substituídas sem motivo aparente, ou por peças de má qualidade, também podem ser um problema

Irregularidades de documentação ou emplacamento, e alteração do chassi, são outras razões comuns para a recusa.

Informações incorretas

As empresas de seguro ainda costumam negar a cobertura quando o consumidor entrega dados incorretos.

Os dados podem ser corrigidos com a atualização da documentação.

Porém, se o usuário tiver mentido de propósito, ele será facilmente recusado.

Nessa situação, a seguradora vê o risco de fraude, e não considera o segurado um bom negócio.

Contratar seguro auto

Problemas na apólice seguinte

Se o seu carro já teve seguro e você deseja trocá-lo, ou renovar o atual, a seguradora avaliará sua experiência.

Quando problemas foram registrados na apólice anterior, há chance maior de que o seguro seja rejeitado.

As situações de problemas na apólice do seguro automotivo podem ser as mais variadas.

Como mudanças que não foram informadas à seguradora e endossadas na apólice.

Afinal de contas, qualquer modificação no carro ou com o motorista deve ser informada à empresa.

Isso inclui desde a instalação de um rádio, à mudança de endereço residencial.

Entregar o carro a pessoas que não foram especificadas na apólice anterior também pode gerar problemas.

Assim como a inadimplência do seguro anterior.

As seguradoras avaliam tudo sobre o segurado e seu carro antes de segurar o auto.

Na dúvida, fale com a central de atendimento da seguradora. Por exemplo, o canal da Porto Seguro corretor ou pelo chat do site.

Nesse exemplo, a empresa possui o canal Porto Seguro portal do cliente. Mas outras seguradoras podem não ter um canal específico. 

Acesse o site de cada uma para sanar suas dúvidas.

Idade do veículo

Várias seguradoras não protegem carros com mais de 10 anos.

Esse tipo de veículo tem mais chances de sinistro e, muitas vezes, encontrar peças para manutenção pode ser complicado.

Por isso, pode ser necessário buscar empresas que oferecem exatamente seguros para carros mais velhos.

Independentemente do motivo, seja por contar de se tratar de um veículo adquirido em um leilão de carros ou outros, você deve exigir que a seguradora explique o por que da recusa.

Quantas tentativas de seguro posso fazer?

Não há um limite de tentativas para conseguir o seu seguro.

É possível fazer simulações e receber cotações inúmeras vezes, mesmo se o seu seguro foi recusado, seja por se tratar da compra em leilões de carro, veículo antigo ou outros.

Porém, enquanto o motivo da recusa não sofrer alterações, dificilmente o cenário será alterado.

Ou seja, se a empresa disse que seu carro está com a documentação errada, você pode tentar regularizá-la.

Se seus dados foram informados de modo incorreto, vale corrigi-los, e assim por diante.

Agora, se não for possível corrigir o problema, pode valer mais a pena busca por outra seguradora.

Como as empresas consideram aspectos diferentes para cotação, alguma delas deve aceitar segurar seu carro.

seguradora pode recusar a proposta para um segurado

Se a seguradora pode recusar a proposta para um segurado, terei de ficar sem seguro?

Está com dúvidas se o seu seguro foi recusado, seu veículo ficará sem proteção?

Quem teve a proposta recusada não precisa ficar sem seguro.

Primeiro, é importante verificar qual foi o motivo da recusa.

Dependendo do caso, basta fazer as regularizações apontadas e tentar novamente  fazer o seguro com a mesma empresa.

Se isso não for possível, faça cotações em outras seguradoras credenciadas pela  Susep .

As empresas cadastradas na Superintendência são as autorizadas a comercializar seguros no Brasil.

Vale lembrar, também, que cada empresa pode utilizar critérios diferentes para fazer a avaliação.

Isso facilita a obtenção de proteções pelos carros, pois o veículo recusado na seguradora A pode ser aceito na B.

Na hora de contratar seu seguro, vale a pena avaliar bem as coberturas necessárias.

O ideal é sempre proteger o carro o máximo possível.

Assim, seu prejuízo será ressarcido nos mais variados serviços.

Geralmente, um seguro básico protege o carro contra roubo, furto, colisão, incêndio e queda de raio.

Além dessas coberturas, é possível contratar outras adicionais, como a proteção para vidros, assistência 24 horas, kit gás e mais.

O que fazer se todos os meus seguros forem negados?

Pesquisar entre várias empresas é a melhor estratégia para encontrar um seguro.

Se, ainda assim você não obtiver sucesso, opte por um seguro sem análise de perfil.

A opção também é interessante para quando os motivos de recusa de seguro forem vinculados ao segurado.

Os produtos sem análise de perfil costumam ser mais simples e, normalmente, protegem apenas contra roubo e furto.

O mais importante é que você saiba porque a seguradora recusou o seguro.

Assim, o processo de achar uma nova empresa, que aceite o seu veículo, será mais simples.

Por exemplo, se for por ter comprado em um dos leilões de carro, você já sabe que deverá encontrar uma empresa que não tem essa exigência.

Vale salientar que, se o carro possuir alguma característica especial, o valor do seguro poderá ser mais caro.

Pensando neste aspecto, tenha o cuidado de obter apenas as coberturas mais interessantes ao seu veículo.

Seja qual for o seguro — mesmo que seja importante protegê-lo bem.

Quanto maior o número de coberturas da proteção, mais cara ela costuma ser.

Por isso, apenas as necessárias ao seu carro devem ser obtidas.

De nada adianta, por exemplo, pagar pela cobertura de equipamento de som, se o seu carro não possui um.

Outros aspectos, como o perfil do usuário e o tipo de carro, também são avaliados para definir o preço do seguro.

Por isso, é importante fazer diversas cotações, mesmo antes da recusa pela seguradora.

Assim, você poderá encontrar empresas com preços e condições mais atrativas.

Pronto! Agora você já sabe tudo o que precisa sobre a recusa do seguro de automóvel pela seguradora!

Lembre-se: após uma recusa, você pode tentar corrigir a falha apontada e solicitar uma nova cotação, a menos que você tenha comprado o carro em um leilão de veículos, ou mesmo a moto em um leilão de motos.

Assim, seu carro será protegido com a melhor cobertura.

melhores seguradoras

Existe alguma forma de a seguradora ser obrigada a aceitar proteger meu veículo? 

Como mencionado acima, se o motivo da recusa for especificado na proposta do seguro e estiver dentro do prazo, então ela não é obrigada. Mas, é importante analisar o motivo da recusa. Ou seja, se estiver dentro das regras, então não tem o que fazer. 

Além disso, as empresas buscam por clientes e não é interessante para as mesmas não aceitar determinado veículo. Porém, como também já mencionamos, existem casos que não compensam. 

Isso significa que o sinistro do veículo pode sair mais caro do que é cobrado para protegê-lo. Portanto, é importante sempre analisar os motivos e, na dúvida, entrar em contato com o seu corretor de seguros. 

Essa recusa é mais comum para o caso de veículos que saem de um leilão de carros. Também pode ser comum entre diferentes empresas, como a Porto Seguro, Tokio Marine, Liberty Seguros, Azul Seguros, Youse Seguro, Bradesco Seguros auto e outras. 

Fale com o seu corretor para entender por que o seguro foi recusado.

Quais as melhores seguradoras para eu cotar? 

Se o seguro para seu carro foi negado, ou mesmo que você ainda não tenha cotado, faça a simulação do seguro de automóvel com outras seguradoras renomadas. Existem muitas empresas que oferecem o seguro de automóvel e que são regulamentadas na SUSEP. 

Entre elas: HDI Seguros, Liberty Seguros, Ituran seguros para carros, Porto Seguro auto, Youse Seguros, seguradora Azul e o seguro auto Caixa. 

Aqui no site nós listamos as melhores seguradoras de seguro auto, considerando um ranking pela nota do cliente. Mas, ainda assim, verifique as regras de cada uma delas, lembrando que existem algumas que se diferenciam, como o fato de determinadas seguradoras não aceitarem carros de leilões de veículos.

Com a lista das melhores, você deve cotar em cada uma delas e contratar a que aceitar segurar seu veículo e oferecer o melhor plano. Entenda como “melhor plano” aquele que contém coberturas e preços que compensem a você. 

Então, agora que você entendeu os motivos pelos quais o seu seguro foi recusado, resolva esses problemas para conseguir a apólice.

*Publicado em 26/02/2014 e atualizado em 15/09/2021.

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20 Comentários

  • Jorge Pires says:

    Comprei um carro no Leilão da Porto Seguro administrado pela empresa COPART ATE AI OK .O Carro em 10 dias estava pronto um carro pequena monta foi trocado tampa traseira painel traseiro e para-choque traseiro detalhe as peças foi comprada no desmanche da Porto seguro no RENOVA ECOPEÇAS. Aí começou minha dor de cabeça, a Porto seguro não quer por no seguro e nenhuma outra seguradora blz vou fazer reclamação no SAC na Ouvidoria e entrar no pequenas causas ou eles devolvem meu dinheiro ou coloca seguro no carro vamos ver se eles resolvem.

  • Claudevan Andrade says:

    Mandei a proposta de seguro, paguei um valor de 344 Reais de entrada, porém passaram-se uma semana e fui informado que o seguro não foi aprovado. E o valor que dei de entrada 344 reais, tenho direito de receber de volta?

    • Andreia Silveira says:

      Olá, Claudevan!

      Obrigada pelo contato!

      Você precisa solicitar esse reembolso diretamente com a seguradora, afinal, não chegou a contratar os serviços.

      Atenciosamente,

      Equipe Smartia

  • Sinval Junior says:

    Atrasei meu seguro devido a pandemia e falta de recursos. O seguro foi cancelado, agora deu uma melhorada e fui tentar refazer o seguro e estão me cobrando o dobro e em outra seguradora não aceitaram. Não entendi o por que.

    • Andreia Silveira says:

      Olá, Sinval!

      Obrigada por comentar na Smartia.com.br!

      A seguradora que negou proteger o seu veículo justificou? Perante a lei, ela deve justificar o motivo da recusa, caso contrário, você deve informar a SUSEP.

      Sobre o valor da seguradora que já estava protegendo o seu bem, tente uma negociação.

      O melhor é você realizar outras cotações, com empresas diferentes.

      Se desejar, faça uma cotação aqui que um corretor de seguros entrará em contato. Para isso, basta preencher o formulário: https://bit.ly/3p5doDZ

      Atenciosamente!

  • Juliano says:

    Acabei de transferir um seminovo para meu nome, fiz a cotação, paguei, ocorreu a vistoria, tudo Ok, e veio a recusa: Pendente um recall de airbag de cortina DESDE 2012. Sendo que a mesma seguradora (Mitsui) já havia segurado o mesmo veículo no mesmo ano com o antigo proprietário. Isso é uma sacanagem sem tamanho.

    • Andreia Silveira says:

      Olá, Juliano!

      Obrigada por comentar na Smartia.com.br!

      Verifique com a seguradora a justificativa sobre a recusa ocorrer agora.

      Atenciosamente!

  • Anderson Azevedo De Melo says:

    Passei pelo mesmo problema na Youse seguros. Meu carro deu PT depois de uma colisão. Descontaram a apólice total. Ainda não aceitam nova cotação. Deveriam indenizar pelo menos o valor justo.

  • Danilo Frota Soares says:

    Fiz uma cotação na Youse e fui aprovado. Recebi a apólice, o contrato e ok da vistoria, isso tudo na última sexta-feira. Mas, no sábado passado a tarde recebi um e-mail dizendo que foi tudo cancelado meu contrato. Fiquei sem entender o por que, então entrei em contato com a empresa pelo chat do app que já tinha baixado em meu celular e a empresa disse que minha vistoria on-line foi reprovada, mas não me falaram e nem me falam o motivo para que eu possa melhorar ou corrigir, está está sendo minha maior frustração.

    • Andreia Silveira says:

      Olá, Danilo!

      Obrigada por comentar na Smartia!

      Sentimos muito pelo aborrecimento. Mas, aproveite para fazer uma cotação com a Smartia. Temos parceria com vários corretores de seguros, que estão sempre prontos a atender aos clientes.

      Visite nosso site e faça sua cotação já! Preencha o formulário em nossa página clicando no link http://vemm.go2cloud.org/SHEv e aguarde um corretor parceiro entrar em contato com você para tirar suas dúvidas.

      Atenciosamente!

  • Francilene Morais says:

    Sou cliente da Porto Seguro. No ano passado houve um sinistro causado por terceiros, apenas danos materiais. Fui renovar agora e foi recusado. O corretor disse que não sabe o motivo. A seguradora tem obrigação de informar o motivo?

    • Jeniffer Elaina says:

      Olá Francilene,

      Conforme pode ver no link https://www2.susep.gov.br/textos/circ251.htm (Fls. 2 da CIRCULAR SUSEP No 251, de 15 de abril de 2004.): “§ 4o Ficará a critério da sociedade seguradora a decisão de informar ou não, por escrito, ao proponente, ao seu representante legal ou corretor de seguros, sobre a aceitação da proposta, devendo, no entanto, obrigatoriamente, proceder à comunicação formal, no caso de sua não aceitação, justificando a recusa.”

      Abraço!

  • Alexandre says:

    Bom dia,

    Não consigo seguro para meu Fiat 500, automático, 1.4, com menos de 20000km. E se acho são bem restritivos. Porquê?

    Obrigado

  • Iracema says:

    Boa noite, procuro uma seguradora para meu veículo.

    Obrigada

  • Lecir says:

    Bom dia,

    Paguei durante quase 15 anos a seguradora Porto Seguros e nunca precisei usar o seguro. Recentemente sofri acidente de carro motivado por terceiros, onde tive perda total do veiculo. Quando procurei a seguradora para fazer o seguro para o meu novo carro zero, ela recusou, porque eu tive um sinistro. Total falta de compreensão e de respeito com o cliente. Isso pra mim é preconceito passível de danos morais.

    Att.

  • Paulo says:

    e se a seguradora, corretora simplesmente esquece de mencionar que o veículo não passou na vistoria? meu carro ficou mais de um mês sem seguro efetivado, e as parcelas foram pagas…

  • Jose Julio Ribeiro Rosais says:

    Existem muitos outros motivos para as seguradoras não aceitarem solicitação de seguro. As seguradoras, assim com as empresas de telefonia no Brasil, fazem o que bem entendem. E não estão nem aí para o consumidor!

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