Seguro doenças graves: saiba como funciona e tire suas dúvidas!

Existem muitos tipos de seguros, sendo um deles o seguro doenças graves. Mas muitas pessoas não sabem como ele funciona, tempo de carência e qual sua cobertura. Vamos descobrir!

Segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) existem algumas doenças que devem ter cobertura obrigatória, podendo algumas delas serem doenças graves.

Assim sendo, dependendo da cobertura, o seguro doenças graves pode salvar a vida de pessoas que não teriam condições de arcar com os custos totais de um tratamento. Saiba mais!

Seguro doenças graves: saiba como funciona e tire suas dúvidas!

Imagem: Getty Images

O que é o seguro doenças graves?

Esse seguro na verdade é um adicional de muitos seguros de vida. Nele você vai receber a indenização caso você ou algum beneficiário seja diagnosticado com uma das doenças consideradas graves, elas estarão sinalizadas na sua apólice.

Ele pode ser um reembolso parcial ou até total das despesas médicas depois de diagnosticado.

Porém esse seguro geralmente apresenta um requisito, a doença tem que ter sido diagnosticada após o período de carência e depois da contratação dele.

É um adicional de seguro voltado principalmente para pessoas que trabalham de forma autônoma ou liberal, já que essa ajuda pode servir como fonte de renda para essas pessoas que por conta de uma doença precisam ser afastadas do trabalho.

Esse seguro é feito para que você possa ter um tratamento de qualidade sem ter impactos ou consequências negativas na sua qualidade de vida e sair mais prejudicado.

O que são consideradas doenças graves?

Segundo a legislação brasileira, existem 15 doenças que são consideradas graves e devem ser comprovadas com relatórios médicos e diferentes exames, tudo de acordo com cada tipo de doença.

Mas cada seguradora pode personalizar o plano e cobertura de formas diferentes para atender as necessidades do seu cliente.

Qual a cobertura do seguro doenças graves?

No adicional de seguro doenças graves, existem algumas enfermidades comuns que são cobertas obrigatoriamente.

Sendo elas os diferentes tipos de câncer, como leucemia e os inerentes aos gêneros também, por exemplo, câncer de mama e óvulos no caso de mulheres e de próstata no caso de homens.

A doença de Alzheimer e Parkinson que afetam o estilo de vida das pessoas de forma direta também são cobertas pelo seguro. Uma traz alterações cognitivas e a outra motoras, respectivamente.

Doenças renais, como insuficiência renal terminal, também é considerado um caso grave e passível da cobertura deste seguro adicional.

O AVC (acidente vascular cerebral) e infarto agudo do miocárdio são doenças que também se enquadram e são comumente cobertas pela sua seguradora.

As despesas com transplante de órgãos também são indenizadas pelo seu seguro.

Mas é claro que essas são as mais comuns, existem seguros de que podem conter outros tipos de doenças graves, já que como citamos anteriormente existem 15.

Toda a sua cobertura vai depender do que for acordado com o seu corretor de seguros, mas para isso você não pode deixar de passar todas as informações que ele vai precisar saber.

Para quem esse seguro é indicado?

Como dissemos anteriormente, esse seguro é indicado principalmente para trabalhadores autônomos e liberais que possuem a renda comprometida caso precisem ser afastados do trabalho, causando um impacto negativo em suas vidas.

Também é voltado para quem tem histórico de doenças crônicas na família, mas elas têm que ser hereditárias. São exemplos o AVC, câncer, problemas renais e cardiovasculares também.

Dependendo do seu estilo de vida e rotina esse seguro pode ser uma ótima opção para o caso de uma proteção a mais.

Então, se você se enquadra em um tipo de rotina com tabagismo, sedentarismo ou má alimentação, tenha uma proteção adicional a sua vida.

Sabendo de todos esses detalhes, você acha que vai precisar desse seguro? Sua principal vantagem está na tranquilidade que passa ao segurado de permitir que viva a sua vida sem o medo constante.

Conheça mais sobre a cobertura adicional de seguro doenças graves da sua corretora e viva a sua vida mais plenamente.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *