Cote um seguro de vida online!

Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!

O que seria o seguro DIT? Sua sigla significa “Diária por Incapacidade Temporária” e é um tipo de seguro feito para pessoas que se enquadram nessa categoria. Veja mais sobre!

O seguro DIT foi criado para os profissionais liberais e autônomos que, por algum motivo, não podem trabalhar e garantir a sua renda diária.

É uma opção mais em conta para os trabalhadores que não podem garantir seu sustento por conta de um acidente, doença ou algum outro motivo que o impeça de trabalhar e esteja coberto no seguro.

Conheça mais!

Seguro DIT
Imagem: Getty Images

O que é o seguro DIT?

Como dito anteriormente o seguro DIT é o seguro diário por incapacidade temporária, destinado principalmente para profissionais liberais e autônomos.

Ele é ‘ativado’ nos momentos em que esses trabalhadores passam por alguma situação, acidente ou doença grave que o impeça de trabalhar e garantir seu sustento diário.

Como diz no nome, ele vai auxiliar esses tipos de trabalhadores através de pagamentos diários para que não percam a sua renda, já que a principal fonte estará paralisada.

Ele é muito indicado para esses trabalhadores principalmente porque eles não fazem uso dos direitos da CLT, então não possuem todos os benefícios que teriam em um trabalho regularizado.

Assim sendo, acaba sendo importante para que o trabalhador não viva com essa insegurança o tempo todo.

E, dessa forma, você vai garantir que não deixe as contas atrasadas ou tenha que gastar suas economias guardadas.

O que ele cobre?

É importante saber qual a cobertura do seguro DIT. Então, a principal cobertura é por invalidez permanente total ou parcial por acidente.

Portanto, em caso de acidente que resulte em perda total ou parcial de membros ou órgãos, você vai receber uma indenização.

Casos de Lesão por esforço repetitivo (LER), Lesão por trauma continuado, Distúrbio Osteomuscular relacionado ao trabalho (DORT) ou hérnias, são enquadrados dentro da DIT.

Então, enquanto você estiver impossibilitado de trabalhar, vai receber uma diária durante o tratamento, mas possui limites já que é de acordo com o limite de diárias contratado.

Também cobre algumas doenças graves como AVC, câncer, infarto e Alzheimer. O segurado terá suas despesas relacionadas ao tratamento pagas por seu seguro DIT.

E ainda na cobertura básica, temos a de morte acidental. Então se o segurado, ou seja, o proprietário do negócio, falecer por conta de algum acidente, quem estiver cadastrado como beneficiário vai receber a indenização acordada na apólice.

familia reunida na cozinha, pai, mãe e duas filhas
Sua paz de espírito é valiosa. Cote já o seu seguro de vida e invista em um futuro seguro.

Como uma forma de cobertura adicional no seguro DIT, existe a assistência funeral familiar (SAF), em que a seguradora vai cuidar da realização ou pagamento de tudo relacionado ao funeral, seja do segurado, cônjuge ou filho menor de 21 anos.

Principais dúvidas sobre o seguro DIT

Agora que você conhece o principal conceito e suas coberturas, vamos tirar as principais dúvidas sobre o seguro em si que podem surgir durante a sua contratação.

O que é incapacidade temporária?

Muito se questiona sobre o que é nichado como incapacidade temporária, e o que os seguros levam em conta. Essas são situações em que o trabalhador não tem nenhuma capacidade de trabalhar por certo período.

Qual o período máximo de indenização?

Como dito anteriormente, o segurado receberá sua diária de acordo com o que for apontado na apólice e na proposta de adesão. O período de indenização da diária para casos de LER, DORT e LTC não pode ser de mais de 90 dias.

Enquanto os outros eventos que ocorrerem podem resultar em indenização de 365 dias, mas isso depende de como estará sinalizado na sua apólice.

Outra coisa relevante de se saber, é que não há limites de indenização no ano, desde que não ocorra pelo mesmo motivo.

Qualquer um pode contratar o DIT?

Outra grande dúvida que ronda os interessados nesse tipo de seguro é a pergunta: Qualquer trabalhador por contratar o seguro DIT? A resposta é não.

Existem alguns tipos de profissões que não entram nos requisitos necessários para contratar o seguro.

Algumas por estarem muito expostas ao risco, mas você sempre pode se informar com o corretor de seguros quais são.

Agora que você, trabalhador autônomo ou liberal, conhece todas as características principais desse tipo de seguro, pode fazer a sua cotação para descobrir o melhor plano, entre as seguradoras que o oferecem.

O seguro DIT pode ser uma forma de não ficar sem a sua renda.

Avalie este post

Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878

Quer saber mais? Veja Também!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *