Veja como funciona o seguro D&O. Entenda se vale a pena, como funciona e como contratar!

O seguro D&O, também conhecido como Seguro de Directors & Officers em inglês, é uma das milhares modalidades que podemos encontrar quando estamos fazendo pesquisas de cotação.

O que é e como funciona o seguro D&O
Imagem: Pixabay

O que é o seguro D&O?

Como já sabemos, o seguro D&O é voltado para diretores e administradores, e pessoas que possuem esses cargos têm grandes responsabilidades dentro de uma empresa.

E por tomarem grandes decisões, eles acabam sendo responsabilizados pelo que tenham decidido.

Então esse seguro é voltado para a proteção dos patrimônios de diretores e administradores perante a sociedade.

O seguro D&O foi autorizado no Brasil em 2016 pela SUSEP (Superintendência Geral de Seguros Privados), criado para preservar a integridade de quem seja acusado contra uma empresa.

Ou seja, se uma empresa ou pessoa causar dano a alguém, ela estará respaldada pelo seguro de responsabilidade civil. E quem está sendo acusado também precisa se proteger contra as acusações.

Quais são as coberturas do seguro D&O?

O seguro D&O possui algumas coberturas específicas para esses gestores e diretores.

Por exemplo, eles estarão seguros caso sugiram ou fechem um investimento que impacte negativamente as atividades da empresa para a qual trabalha.

Casos de declarações falsas ou erradas em nome da empresa, assim como o uso de informações dos proprietários para ações ilegais também são situações que oferecem cobertura deste seguro.

O sinistro mais comum que pode ocorrer é o de processos tributários, relacionado a falha no pagamento dos tributos.

Custos judiciais também serão cobertos se a situação virar um caso jurídico, assim como as despesas de investigações.

Como dito, esse seguro principalmente está ligado ao de responsabilidade civil, então caso o gestor ou diretor de uma empresa seja responsabilizado por danos morais e físicos.

Coberturas adicionais

Além disso, existem também as coberturas adicionais que vão envolver cônjuges, herdeiros, sucessores e outros representantes legais.

A cobertura envolve responsabilidade estatutária, indenizações pecuniárias, custos em defesas ambientais e outras. Assim como, processos de extradição do segurado, gerenciamento de crises, quebras de contratos e outros.

Em um caso judiciário, o representante legal pode acabar manchando sua imagem, portanto, custos com despesas publicitárias e de proteção de imagem também são cobertos caso seja necessário.

Por que contratar um seguro D&O?

Esse seguro é fundamental quando se está à frente de uma grande empresa tomando decisões importantes. Algumas vezes assuntos sérios podem vir a ocorrer causando problemas.

Mais do que fornecer a indenização imediata para proteger os patrimônios, esse seguro irá ensinar aos representantes como lidar com assuntos judiciais e falar com os clientes e acionistas.

Ele irá auxiliar a impedir que os acusados sejam impactados de forma judicial ou financeira. Além de permitir que se pague imediatamente a indenização em questão.

Inclusive, em caso de condenação os beneficiários também receberão uma indenização.

Essa é uma forma de minimizar riscos para a empresa e para o acusado, sejam eles morais, financeiros ou de imagem.

O bloqueio de bens também é algo que pode vir a acontecer, sendo assim, o seguro irá cobrir despesas mensais protegendo o patrimônio.

Quem deve contratar

Como já pontuamos, os principais interessados nesse seguro são representantes, diretores e administradores. Porém, esse seguro acaba sendo de interesse de toda a empresa.

Principalmente os seus proprietários, já que essa proteção irá garantir a segurança de pessoas no alto poder executivo, mas sem abranger os sócios da empresa.

Se tratando de empresas, os riscos patrimoniais podem ser sérios e acabar levando à falência. Portanto, independente do porte da empresa, esse seguro deve estar entre as prioridades dos diretores.

Existem inúmeras situações que podem ocorrer e levar a empresa e o representante ao tribunal, gerando diversos gastos e prejuízos financeiros.

Ao decidir fazer a contratação deste seguro, é preciso que pense nas suas necessidades principais e em tudo o que você quer estar protegido contra.

Isso para que seja possível identificar o que realmente é necessário para você e o que pode ser retirado da apólice. Converse com todos os administradores da empresa e os corretores de seguro.

Só assim poderão fazer um plano perfeito para a sua empresa e tudo o que mais eles precisam. E aí, qual cargo de importância você possui e como o seguro D&O poderá ajudar?

Avalie este post

Quer saber mais? Veja Também!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *