Cote um seguro de vida online!

Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!

Com o objetivo de proteger financeiramente o segurado e sua família, o seguro de vida invalidez por doença pode ser um aliado importante. Entenda como funciona!

Na vida real, poucas coisas são tão certas quanto o imprevisto. Mesmo para pessoas cuidadosas, é inevitável, vez ou outra, se ver diante de uma situação inesperada, por isso essa modalidade de seguro tem ganhado destaque nos últimos tempos.

Segundo dados, nos primeiros meses de 2022, o percentual de crescimento das adesões ao seguro invalidez por doença já era de 26,3%.

Muitas vezes, um acidente doméstico ou uma doença podem ter consequências graves. É exatamente nessas situações que o seguro invalidez por doenças entra – para amparar financeiramente a família em um momento de necessidade.

Diferente do seguro de vida, que beneficia apenas os dependentes em caso de morte do titular, no seguro invalidez por doença, o próprio segurado é o beneficiado.

Quando uma pessoa contrata um seguro de vida invalidez por doenças, ela poderá contar com uma indenização para pagar os gastos médicos e manter a sua família.

Como funciona o seguro de vida invalidez por doença
Imagem: Pexels

Entendendo o seguro de vida invalidez por doença

O seguro de vida invalidez por doenças graves proporciona ao segurado uma indenização que poderá servir como auxílio para cobrir as despesas de um tratamento médico, contratar cuidadores, fazer exames e também completar a renda, que de outra forma, estaria faltando.

Nessa modalidade, o segurado recebe a indenização em casos de doenças como AVC, infarto e câncer, entre outras. Esse seguro está sujeito ao prazo de carência, que em geral fica entre 60 e 90 dias, dependendo da seguradora.

Lembrando que algumas seguradoras podem cobrir algo que a outra não cobre, então é importante conferir esse ponto antes de assinar o contrato. Vamos conhecer algumas das doenças cobertas pela maioria dos seguros?

  • Insuficiência Renal (terminal): é a etapa final das doenças renais, fase em que é necessário um transplante ou diálise regular;
  • Transplantes de Órgãos;
  • Cirurgia da Aorta: cirurgia para tratamento de obstrução, aneurisma, estreitamento ou dissecção da aorta, incluindo os procedimentos minimamente invasivos;
  • Cirurgia das Valvas Cardíacas: realização de cirurgia cardíaca para substituição ou reparo de uma ou mais valvas cardíacas, incluindo os procedimentos à tórax aberto e endovasculares;
  • Esclerose múltipla: diagnóstico confirmado por neurologista;
  • Alzheimer.

Antes de assinar o contrato, o futuro segurado também deve prestar atenção a o que o seguro não cobrirá.  Em alguns casos, o seguro não será aplicável. Entre eles:

  • Câncer preexistente à vigência da apólice;
  • Neoplasia intra-epitelial cervical -”NIC” (em qualquer estágio);
  • Tumor e/ou lesão descrita histologicamente como pré-maligna;
  • Cânceres não invasivos (in situ), ou não metastáticos;
  • Câncer da próstata (dependendo do estágio);
  • Melanoma maligno (dependendo do grau);
  • Tumor maligno na presença de qualquer Vírus da Imunodeficiência Humana;
  • Câncer de pele que não seja melanoma maligno;
  • Angioplastia, entre outros.

Quanto custa um seguro de vida invalidez por doença?

Na hora de contratar um seguro invalidez por doenças, vários fatores são considerados para calcular o preço.

Entre eles, são levados em conta a idade, o gênero, o histórico médico, peso, altura e se a pessoa é ou foi fumante.

Conheça as principais coberturas

O seguro de vida invalidez por doença, diferentemente da aposentadoria por invalidez fornecida pelo INSS, é uma maneira de garantir o futuro caso uma doença ou acidente faça com que o segurado perca os sentidos, membros ou órgãos.

No caso da aposentadoria, do INSS, o contribuinte precisa apresentar uma invalidez funcional, que lhe deixe incapaz de trabalhar.

Na hora de contratar o seu seguro de vida por invalidez é importante atentar para o tipo de cobertura que oferece, e se a  cobertura é majorada ou não. Se não for, a indenização estará sujeita a um pagamento proporcional, de acordo com uma tabela.

Isso quer dizer que, para que ele receba 100% do valor da apólice, precisará perder ambos os membros, ou ter uma cobertura majorada.

familia reunida na cozinha, pai, mãe e duas filhas
Sua paz de espírito é valiosa. Cote já o seu seguro de vida e invista em um futuro seguro.

Entre as principais coberturas estão:

●    Invalidez total

Essa cobertura abrange a restrição ou perda total de um sentido, órgão ou membro.

Por exemplo, caso o segurado perca uma das mãos, ele receberá o valor total da indenização, se a sua cobertura for majorada. Caso contrário, a perda será considerada parcial.

●    Invalidez por doença

Essa cobertura, que não substitui o seguro por doenças graves, funciona em caso de sequelas adquiridas por doenças graves, como as decorrentes de um infarto, AVC ou outros.

●    Invalidez por acidente

Cobre a redução ou perda da capacidade de um membro ou órgão, consequências de um acidente.

●    Invalidez parcial

O segurado recebe parte do valor da cobertura de acordo com o nível de invalidez que possui.

A indenização será proporcional ao dano que ele sofreu, de acordo com um valor tabelado (que pode ser consultado durante a contratação do seguro).

●    Invalidez laboral

Nem sempre presente entre as coberturas mais populares, este seguro cobre acidentes ou doenças que aconteceram em decorrência do seu trabalho.

Por exemplo: desgaste por movimentos repetitivos, acidentes de trânsito e com maquinário, entre outros.

Contratar ou não contratar – eis a questão!

A decisão de contratar ou não esse seguro, cabe unicamente a pessoa, mas é evidente que ter um seguro de vida invalidez por doença é uma alternativa perfeita para quem quer se precaver e evitar que situações inesperadas abalem a família.

E você, já tem um e quer compartilhar sua experiência?

Avalie este post

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *