Como funciona o seguro de garantia estendida

O seguro de garantia estendida é uma proteção adicional a garantia do fabricante. Entenda agora mesmo quais são as regras, os benefícios que oferece e como contratar.

É bastante comum, quando se compra um carro, celular ou outro simples eletrodoméstico as lojas oferecerem o seguro de garantia estendida.

Basta fazer a compra que surge a pergunta: “gostaria de adquirir o seguro de garantia estendida?”.

Se você já ouviu esse questionamento, ficou sem entender do que se tratava e apenas recusou por ter um pequeno custo, ou por achar que não vale a pena, chegou a hora de entender sobre o que estavam falando.

Como funciona o seguro de garantia estendida

O que é o seguro de garantia estendida?

Quando se compra um bem ele possui uma garantia contra defeitos de fabricação, o que é chamado de garantia legal.

O período mínimo adotado costuma ser de 90 dias o máximo pode chegar a 12 meses conforme o item e fabricante.

Quem quiser prorrogar esse período pode contratar o seguro de garantia estendida, para continuar protegido contra possíveis danos.

Nesse caso, quando acaba a cobertura do fabricante é a seguradora contratada que assume o risco.

Quais as modalidades do seguro de garantia estendida?

Extensão de garantia original: começa logo após terminar o prazo de garantia do fornecedor e mantém as mesmas características em relação às proteções oferecidas.

Extensão de garantia original ampliada: possui as mesmas coberturas oferecidas pelo fornecedor e mais algumas extras.

Extensão de garantia reduzida: ela costuma ser utilizada em veículos automotores e contempla coberturas inferiores às oferecidas pelo fabricante.

Há também uma modalidade onde o seguro de Garantia Estendida pode oferecer a cobertura de Complementação de Garantia que funciona ao mesmo tempo que a garantia já oferecida pelo fornecedor.

A vantagem dessa modalidade é que pode haver uma cobertura que não está prevista na garantia do fornecedor, desde que não se enquadre em algum outro tipo específico de seguro.

Quais as coberturas oferecidas?

Isso dependerá do que foi contratado, mas o mais comum é:

  • Defeitos de fábrica;
  • Problemas eletrônicos;
  • Problemas de manutenção;
  • Necessidade de troca/substituição de peças.

Como pode ser contratado esse seguro?

Existem diferentes tipos de contratação.

Um deles é contratar diretamente com a empresa que oferece o serviço.

Contudo, apesar de poucos saberem, um corretor também está autorizado a vender esse tipo de serviço.

Para bens de menor valor como eletrodomésticos, é comum que ele seja vendido nas lojas de departamento, por exemplo, sendo comercializado no caixa.

Atenção, no momento da compra do aparelho e da contratação do seguro é preciso tomar cuidado com alguns pontos.

Um deles é que não é permitido a venda de um seguro de garantia estendida que incluam coberturas de outros tipos de seguro, como por exemplo garantia estendida + cobertura de acidentes pessoais.

Além disso, é proibida a venda casada, ou seja, dizer que o bem só pode ser comprado se o seguro for comprado junto, ou oferecer desconto no valor do produto caso o seguro seja contratado.

Qual a vigência do seguro?

Isso dependerá do que foi contratado, mas, os períodos de vigências mais comuns são de 12, 24 e 36 meses.

Durante esse tempo é possível contar com a proteção da seguradora.

Vale ressaltar que se a pessoa quiser desistir do seguro de garantia estendida até 7 dias após a adesão, poderá fazer isso e ser ressarcida dos valores já pagos.

Como é paga a indenização?

Esse é um tipo de seguro chamado de risco absoluto e em caso de sinistro se recebe uma indenização máxima igual ao valor da nota fiscal.

Dependendo das condições da apólice e acordo entre as partes é possível que o bem seja reparado ou substituído por outro idêntico.

Se não houver à disposição um produto igual poderá ser reposto por um similar ou ter o seu valor pago em dinheiro.

Qual o prazo para receber a indenização?

A indenização é paga em até 30 dias conforme acordo entre as partes. Esse prazo começa a ser contado na:

  • Entrega do bem a assistência ou ponto de coleta;
  • Quando o sinistro for comunicado à seguradora e houver necessidade da retirada do bem.

Além disso, será preciso entregar a documentação para que esse prazo comece a vigorar, sendo preciso normalmente apresentar CPF ou documento de identificação, nota fiscal do produto e apólice do seguro.

Qual o valor do seguro de garantia estendida?

Não há um valor ou percentual fixo para que seja estipulado o preço do seguro.

Isso dependerá o bem a ser protegido e da seguradora.

É possível contratar mais de um seguro de garantia estendida para o mesmo bem, com a mesma cobertura?

Apesar de não ser comum entre os clientes, à resposta é sim, pode haver mais de um seguro para o mesmo bem.

Essa conduta é interessante para quem quer reforçar a cobertura, já que assim pode ser possível ampliar o prazo de garantia ou aumentar o limite máximo de indenização.

No entanto, o ideal é que no momento de contratar um segundo seguro, o cliente procure por alguma cobertura que possua algum adicional, e assim, estar protegido para mais situações.

Nessa situação, de haver dois seguros para o mesmo produto, em caso de sinistro, primeiro calcula-se a indenização individualmente, como se o seguro fosse único.

Se o valor for menor ou igual ao prejuízo, cada apólice deverá pagar a sua indenização.

Mas se o valor exceder o valor dos prejuízos, as apólices deverão dividir proporcionalmente com as indenizações calculadas e a soma das indenizações.

Quais as vantagens de contratar o seguro de garantia estendida?

  • Possibilidade de proteger o bem por um período maior;
  • Não gastar com reparos;
  • Não precisar se preocupar com a mão de obra por ela ser especializada;
  • Facilidade para contratar.

Quais as desvantagens de contratar o seguro de garantia estendida?

  • Protege apenas contra defeitos de fabricação;
  • Não cobre acessórios;
  • Os valores variam de acordo com o produto e seguradora.

Situações que normalmente não estão cobertas pelo seguro de garantia estendida

  • Esse tipo de seguro não cobre situações de perda, furto ou roubo;
  • Amarelamento, perda de cor ou outros defeitos estéticos;
  • Aparelhos não cobertos pelo seguro e que tenham algum dano ou perda proveniente de algum evento coberto pelo seguro. Por exemplo: um aparelho de DVD está coberto pelo seguro e apresenta um defeito que acaba danificando o televisor ao qual está conectado. O seguro cobrirá apenas o dano do aparelho de DVD;
  • Perda de lucro, danos morais, danos materiais, responsabilidade civil ou quaisquer outras reclamações de eventos que estejam ligados ao mal funcionamento de aparelhos cobertos por seguro. Outro exemplo: se a jarra de uma cafeteira se quebra devido ao mau funcionamento do aparelho (não por mau uso), a jarra está incluída no seguro. No entanto, se alguém se cortar com os cacos de vidro, por conta da quebra, o ferimento não tem cobertura. Essa seria a responsabilidade civil a qual o seguro não cobre;
  • Danos causados por manutenção preventiva e revisão periódica.

O que analisar ao contratar o seguro de garantia estendida?

  • Conferir quais são as coberturas contratadas;
  • Analisar se os valores estão condizentes com o bem a ser protegido e se não são abusivos;
  • Pensar no custo-benefício;
  • Ter um profissional que possa sanar todas as dúvidas antes da contratação;
  • Saber qual o período de vigência do fabricante;
  • Saber como funciona em caso de sinistro;
  • Optar por uma das formas de pagamento;
  • Se certificar de receber a apólice com todas as informações.

O seguro de garantia estendida já pode ser contratado agora que sabe como ele funciona.

Por isso, quando for comprar algum bem, pense nessa possibilidade e em todos os benefícios que esse seguro pode trazer.

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