Você sabe o que é seguro compreensivo? Leia este artigo e saiba mais sobre o assunto.

No passado, para você ter uma cobertura para cada tipo de problema era necessário fazer várias apólices para garantir que o seu veículo ou residência – por exemplo – estivessem seguros, mas com o seguro compreensivo é diferente.

Com ele, o segurado pode ter em uma mesma apólice de um seguro, por exemplo, a proteção contra incêndio, roubo, desmoronamento, alagamento, dentre outros.

Lembrando que o sinistro sempre está relacionado ao seu carro ou imóvel e o valor da indenização será feita em cima do mesmo. 

Nos dias de hoje, ter um seguro de carro ou imóvel, principalmente, para quem mora em uma cidade grande já não é mais luxo e, sim, necessidade de proteção.

Em maio deste ano, o indicador da empresa Neurotech, apontou um crescimento de 30% na demanda de seguros para automóveis.

O estado que apareceu em primeiro lugar foi o Paraná, seguido do Rio Grande do Sul.

Por isso, é importante saber as opções oferecidas pelas operadoras. Leia atentamente este artigo antes de contratar o seu seguro. 

Seguro compreensivo: saiba como funciona e tire suas dúvidas
Imagem: Getty Images

O que é seguro compreensivo?

Este seguro, chamado também como seguro completo, junta as coberturas mais necessárias para que o seu veículo ou imóvel fiquem bem protegidos.

Abaixo listamos as opções que mais oferecidas pelas seguradoras:

  • Assistência 24 horas com opção de socorro de um mecânico, guincho e outros;
  • Caso o veículo seja roubado e furtado;
  • Cobertura contra incêndio, explosão e queda de raio;
  • Fenômenos naturais como, por exemplo, furacão, chuva de granizo, terremoto e furacão;
  • Se o carro ficar em uma enchente e alagamento, também estará amparado com possibilidade de indenização em caso de perda total;
  • Acidentes como colisão ou capotamento;
  • Caso aconteça a queda de objetos sobre o veículo, terá oportunidade de indenização;
  • Cobertura para danos causados por terceiros na maioria das opções oferecidas pelas operadoras.

Outras opções de benefícios também podem ser acrescentadas na apólice de auto, por exemplo, como a proteção contra vidros, blindagem, carro extra (caso o seu carro precise ser guinchado), e mais.

É necessário ficar bem atento no momento da contratação do seguro para ter a certeza de que todas as coberturas foram adicionadas ao seu contrato para não ter problema no momento que mais precisar.

Se for preciso, faça muitas perguntas para o corretor da seguradora escolhida antes da assinatura de qualquer documento.

As principais vantagens de contratar um seguro compreensivo

Este tipo de modalidade tem muitos benefícios para quem contrata. São elas:

  • Ele tem taxas menores quando realizamos comparações com os seguros tradicionais;
  • Vários serviços em uma única apólice, desta forma, deixando mais claro o entendimento quando o assunto é cobertura de proteção e cláusulas de contrato;
  • A forma que ele é estruturado ajuda o segurado a escolher melhor sobre a cobertura do seguro, trazendo solução para todas as necessidades das pessoas que contratam o serviço.

Aproveitando, vamos mostrar a diferença entre cobertura e assistência.

Cobertura

É tudo o que a seguradora garante ao segurado no momento da contratação, caso aconteça algum evento.

Assistência

Como o nome já diz, a assistência é um auxílio que a seguradora oferece aos seus clientes e entre os mais comuns estão o guincho, oficinas parceiras e o mecânico.

Além de tudo isso que listamos, existem empresas que aumentam os benefícios dos segurados adicionando serviços para a residência como chaveiro e para o veículo auxílio no caso de pane seca (quando acaba o combustível).

Tipos de seguro compreensivo para o seu imóvel

Ter um seguro residencial ainda não é muito o costume dos brasileiros, mas também é importante.

O seguro compreensivo para esta modalidade é uma das melhores opções porque irá unir várias coberturas, como citamos acima.

Além das coberturas básicas, dependendo da sua apólice, você também pode a ter direito de um encanador ou até mesmo alguém que te dará uma assistência se a sua geladeira parar de funcionar.

Existem três tipos de seguro compreensivo para imóvel:

  • Residencial – opção voltada apenas para residências individuais, ou seja, para casas e apartamentos, em que o segurado mora ou usa como veraneio; 
  • Condomínio – indicado para edifícios ou conjunto de prédios dando a cobertura para todas as unidades e lugares comuns tanto para locais imóveis residenciais ou não residências;
  • Empresarial – ideal para imóveis com atividades comerciais, sendo locais de indústrias ou até mesmo empreendimentos de serviços. 

Gostou das dicas? Por conta disso, é importante fazer uma avaliação e pesquisa antes da contratação do seguro compreensivo e não-compreensivo, analisando valores e vantagens.

Avalie este post

Quer saber mais? Veja Também!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *