Você sabe o que é seguro compreensivo? Leia este artigo e saiba mais sobre o assunto.
No passado, para você ter uma cobertura para cada tipo de problema era necessário fazer várias apólices para garantir que o seu veículo ou residência – por exemplo – estivessem seguros, mas com o seguro compreensivo é diferente.
Com ele, o segurado pode ter em uma mesma apólice de um seguro, por exemplo, a proteção contra incêndio, roubo, desmoronamento, alagamento, dentre outros.
Lembrando que o sinistro sempre está relacionado ao seu carro ou imóvel e o valor da indenização será feita em cima do mesmo.
Nos dias de hoje, ter um seguro de carro ou imóvel, principalmente, para quem mora em uma cidade grande já não é mais luxo e, sim, necessidade de proteção.
Em maio deste ano, o indicador da empresa Neurotech, apontou um crescimento de 30% na demanda de seguros para automóveis.
O estado que apareceu em primeiro lugar foi o Paraná, seguido do Rio Grande do Sul.
Por isso, é importante saber as opções oferecidas pelas operadoras. Leia atentamente este artigo antes de contratar o seu seguro.
O que é seguro compreensivo?
Este seguro, chamado também como seguro completo, junta as coberturas mais necessárias para que o seu veículo ou imóvel fiquem bem protegidos.
Abaixo listamos as opções que mais oferecidas pelas seguradoras:
- Assistência 24 horas com opção de socorro de um mecânico, guincho e outros;
- Caso o veículo seja roubado e furtado;
- Cobertura contra incêndio, explosão e queda de raio;
- Fenômenos naturais como, por exemplo, furacão, chuva de granizo, terremoto e furacão;
- Se o carro ficar em uma enchente e alagamento, também estará amparado com possibilidade de indenização em caso de perda total;
- Acidentes como colisão ou capotamento;
- Caso aconteça a queda de objetos sobre o veículo, terá oportunidade de indenização;
- Cobertura para danos causados por terceiros na maioria das opções oferecidas pelas operadoras.
Outras opções de benefícios também podem ser acrescentadas na apólice de auto, por exemplo, como a proteção contra vidros, blindagem, carro extra (caso o seu carro precise ser guinchado), e mais.
É necessário ficar bem atento no momento da contratação do seguro para ter a certeza de que todas as coberturas foram adicionadas ao seu contrato para não ter problema no momento que mais precisar.
Se for preciso, faça muitas perguntas para o corretor da seguradora escolhida antes da assinatura de qualquer documento.
As principais vantagens de contratar um seguro compreensivo
Este tipo de modalidade tem muitos benefícios para quem contrata. São elas:
- Ele tem taxas menores quando realizamos comparações com os seguros tradicionais;
- Vários serviços em uma única apólice, desta forma, deixando mais claro o entendimento quando o assunto é cobertura de proteção e cláusulas de contrato;
- A forma que ele é estruturado ajuda o segurado a escolher melhor sobre a cobertura do seguro, trazendo solução para todas as necessidades das pessoas que contratam o serviço.
Aproveitando, vamos mostrar a diferença entre cobertura e assistência.
Cobertura
É tudo o que a seguradora garante ao segurado no momento da contratação, caso aconteça algum evento.
Assistência
Como o nome já diz, a assistência é um auxílio que a seguradora oferece aos seus clientes e entre os mais comuns estão o guincho, oficinas parceiras e o mecânico.
Além de tudo isso que listamos, existem empresas que aumentam os benefícios dos segurados adicionando serviços para a residência como chaveiro e para o veículo auxílio no caso de pane seca (quando acaba o combustível).
Tipos de seguro compreensivo para o seu imóvel
Ter um seguro residencial ainda não é muito o costume dos brasileiros, mas também é importante.
O seguro compreensivo para esta modalidade é uma das melhores opções porque irá unir várias coberturas, como citamos acima.
Além das coberturas básicas, dependendo da sua apólice, você também pode a ter direito de um encanador ou até mesmo alguém que te dará uma assistência se a sua geladeira parar de funcionar.
Existem três tipos de seguro compreensivo para imóvel:
- Residencial – opção voltada apenas para residências individuais, ou seja, para casas e apartamentos, em que o segurado mora ou usa como veraneio;
- Condomínio – indicado para edifícios ou conjunto de prédios dando a cobertura para todas as unidades e lugares comuns tanto para locais imóveis residenciais ou não residências;
- Empresarial – ideal para imóveis com atividades comerciais, sendo locais de indústrias ou até mesmo empreendimentos de serviços.
Gostou das dicas? Por conta disso, é importante fazer uma avaliação e pesquisa antes da contratação do seguro compreensivo e não-compreensivo, analisando valores e vantagens.