Seguro auto para carros tunados

Cada vez mais é possível encontrar carros tunados nas ruas, consequentemente, a procura por seguro auto para carros tunados também tem aumentado. Mas, será que existe esse serviço para esse tipo de veículo? Descubra nesse artigo.

A grande parte das pessoas que sonham com carros tunados, procuram essas modificações apenas por questões estéticas. Geralmente as alterações realizadas não influenciam no desempenho do veículo.

Muitas pessoas sonham em ter um carro tunado, mas, quando se pegam pensando nessa possibilidade se perguntam “será que existe um seguro auto para carros tunados?”. Se você também possui esse sonho e deseja entender melhor as condições para a contratação de um seguro, acompanhe esse artigo.

Seguro auto para carros tunados

Entenda o conceito de carro tunado

É dito que um carro é tunado quando ele sofre alguma modificação em sua fabricação, seja essa de ordem visual, mecânica ou os dois. Para ele ser considerado dessa forma, é preciso que instalações ou modificações sejam feitas no veículo, tanto na parte interna como na externa.

Essas modificações podem ser a mais diversas possíveis, desde alterações no motor e na parte elétrica, até mudança dos bancos, estilo de pintura e cores e alterações na carroceria.

O que não é permitido em carros tunados?

A maior parte das pessoas que deseja realizar modificações em seus veículos, desconhece o fato de que a CONTRAN, Conselho Nacional de Trânsito, proíbe algumas alterações em veículos no Brasil, essas proibições são:

  • Portas do carro que se abrem para cima;
  • Deixar o motor à mostra;
  • Modificações na suspensão hidráulica.

Ainda falando sobre permissões, é preciso dizer que as leis regulamentadoras sobre esse assunto, podem variar de um Estado para o outro. Por isso, esteja atento as regras no estado onde você mora.

É possível fazer um seguro auto para carros tunados?

Não existem mais leis que proíbam as modificações realizadas nos carros, mas, é preciso dizer que todas essas modificações podem sair muito mais caro do que se imagina. Atualmente existem sim empresas de seguro que fazem seguro auto para carros tunados. Porém, muitas vezes os valores dessas apólices são muito mais altos do que para um carro comum.

Além de considerar a dificuldade em conseguir peças e realizar consertos em caso de sinistro, as seguradoras também consideram o perfil de um motorista de carro tunado como de alto risco. Uma vez que, de acordo com as empresas, esses motoristas tendem a realizar uma direção muito mais perigosa.

Algumas empresas ainda acreditam que devido o número de modificações realizadas, além dos veículos ficarem mais chamativos para ladrões, podem acabar dando mais problemas em relação à parte mecânica e elétrica. E acabam usando esses argumentos para negar a contratação do serviço.

Aviso importante

Se você já conta com uma apólice de seguros, e, modificou seu carro depois dessa contratação. É importante que você avise a seguradora que modificações foram feitas, e quais foram elas.

Caso você não informe a empresa e sofra um sinistro, você corre o risco de perder o direito a cobertura e até mesmo a indenização, se porventura estivermos falando de um caso de perda total!

Mas, é importante que, se você tenha um carro tunado não se deixe abater fácil. Pesquise com cuidado, procure um corretor de seguros confiável e tenha paciência. Certamente você encontrará uma seguradora disposta a aceitar seu carro e prover-lhe toda a proteção que você merece.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *