Seguro auto para carros elétricos

Os carros elétricos estão invadindo o mercado atual, mas você sabe como funciona um seguro auto para carros elétricos ou mesmo quanto ele pode custar? Descubra aqui!

As notícias sobre novos modelos de carros elétricos andam povoando a internet, todos os dias alguma nova informação sobre o assunto surge. Mas, você sabe realmente do que eles se tratam? Como eles funcionam? Ou mesmo como é o seguro para carros elétricos?

Se sua resposta foi não, ou talvez, para uma ou mais das perguntas acima. Vale a pena acompanhar esse artigo e entender melhor o assunto!

Seguro auto para carros elétricos

Entenda melhor o conceito de carros elétricos

Os carros elétricos são veículos que utilizam motores de propulsão elétrica para se locomoverem, onde o único combustível utilizado é a energia armazenada em baterias recarregáveis, também elétrica. Além de ser considerado um ‘veículo verde’, justamente por não utilizar combustíveis que emitem poluentes, ele também é muito mais silencioso que os motores a etanol ou gasolina.

No entanto, essa nomenclatura serve para designar tanto, carros movidos apenas por eletricidade como veículos híbridos, que são carros que funcionam com energia elétrica e motores a combustão.

Além de não poluírem o meio ambiente, nem com gases nem com ruídos, os carros elétricos ocupam um espaço três vezes menor que os comuns, contribuindo também para uma melhor utilização do espaço e na mobilidade das metrópoles.

Vale dizer também, que eles são quase 100% reutilizáveis e 85% recicláveis. Além da maioria contar com uma autonomia de até 100 km, e todos os modelos serem recarregáveis em tomadas comuns de 110V.

Infelizmente, eles ainda não são produzidos no Brasil, mas, seu emplacamento e tráfego sim, e além de contar com tanta economia, eles também possuem itens importantes de segurança como Airbags, cinto de segurança e freios a disco.

Carros elétricos no Brasil

Apesar de um pouco atrasado em relação a diversos outros países, por não possuir incentivos fiscais para a comercialização do veículo, o Brasil já possui alguns modelos elétricos (híbridos) circulando pelas ruas.

Desde 2016, seis modelos de veículos híbridos se tornaram conhecidos no país, e apesar de contarem com preços salgados, passaram a circular pelas ruas. Os carros elétricos têm ganhado mais visibilidade no Brasil. Há dois anos, os veículos híbridos mais conhecidos eram: Toyota Prius, Lexus CT200h, Ford Fusion Hybrid, BMW i3, Mitsubishi Outlander PHEV, BMW i8.

Hoje, em pleno 2018, existem mais alguns modelos disponíveis e muitos outros previstos para serem lançados no país.

Como funciona a manutenção dos carros elétricos no país?

Ao contrário do que muitas pessoas podem acreditar, não. A manutenção dos carros elétricos no Brasil, não é mais complicada do que a de veículos com motores a combustão. Apesar de os veículos serem mais caros para a compra, quando o assunto é manutenção, os valores são bem mais baixos que os comuns.

O motivo dessa economia é o fato dos veículos elétricos terem menos peças e acessórios, por isso, possuírem menor desgaste mecânico, o que torna a manutenção do veículo muito mais simples, além de menos frequente.

Entenda a importância de ter um seguro para carros elétricos

Depois de um alto investimento na compra do automóvel, e a constatação de que ele é muito mais barato quando o assunto é manutenção e abastecimento. Existe um fator que acaba se tornando prioridade, o seguro auto para carros elétricos.

Apesar dessa economia em relação à manutenção, o seguro para carros elétricos ainda se mantém mais caro que o convencional, atingindo em alguns casos margens de até 50% a mais. E esse maior valor se deve, exatamente, pelo motivo comentado antes, a manutenção. Encontrar empresas ou mesmo profissionais particulares que saibam promover os reparos necessários nesses veículos ainda é muito difícil.

Como funciona o seguro para carros elétricos?

Existem sim empresas que oferecem seguro auto para carros elétricos, e as coberturas oferecidas são iguais as comercializadas para veículos a combustão. Incluindo proteção contra roubo, furto, colisões e mais uma série de fatores. As maneiras de contratação do serviço também são as mesmas, podendo ser online ou presencial com o auxílio de um corretor. A única diferença entre o seguro auto para carros elétricos e os de motor a combustão realmente é o preço.

São poucos os locais prontos para realizar consertos nesses veículos, assim como os fornecedores de peças para reposição ainda são escassos. E esse é o principal fator que faz com que o preço do seguro seja muito mais elevado que o do carro comum.

No entanto, em futuro próximo, a tendência é que isso se altere, uma vez que existem muitos outros modelos de carros elétricos para ingressarem no mercado nacional, e que as sobretaxas sobre veículos importados foram encerradas. A prospecção aponta para uma maior importação de veículos, inclusive os elétricos, o que forçará os profissionais do setor a se especializar nesse tipo de mecânica, tornando assim, o valor do seguro auto para carros elétricos muito mais acessível.

Valores do seguro para carros elétricos

Veja a seguir uma simulação de valores para dois dos modelos mais comuns de carros elétricos no Brasil:

Modelo Ano Sexo Idade Valor do seguro
Toyota Prius Plug In Hybrid 1.8 16V Aut 4P 2013 Masculino 69 anos R$ 4.144,73
Ford Fusion Titanium Hybrid 2.0 145Cv 2015 ———- ———- R$ 6.071,32

Tabela: MeuSeguroNovo. Consulta em Abril/2018

Entre as empresas de seguro auto para carros elétricos a mais procurada, atualmente, é a Porto Seguro. Mas, de uma maneira geral, a maioria das seguradoras aceita carros elétricos em suas prestações de serviço, sempre com o diferencial do preço mais elevado.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *